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2106414
Ano: 2021
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
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A figura abaixo representa o diagrama de Venn
para os conjuntos A, B, C e D.
Assinale a alternativa que representa a região acinzentada.
Assinale a alternativa que representa a região acinzentada.
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2106413
Ano: 2021
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
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O estudo formal de proposições em termos da
lógica proposicional é realizado em termos de
tabelas-verdade.
“As tabelas-verdade derivam do trabalho de
Gottlob Frege, Charles Peirce e outros nomes da
década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922
através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig
Wittgenstein. A publicação do Tractatus LogicoPhilosophicus, de Wittgenstein, utilizava as mesmas
para classificar funções veritativas em uma série. A
vasta influência de seu trabalho levou, então, à difusão
do uso de tabelas-verdade.” Fonte: wikipedia, “Tabela-verdade”.
Em uma tabela-verdade cada proposição
simples individual é organizada em uma coluna
e recebe valor verdadeiro (V) ou falso (F) a cada
linha. Em uma última coluna se elenca o
resultado lógico vindo da regra lógica definida
pelos conectivos, para cada uma das linhas.
Considere uma proposição composta por
proposições simples:
“Se João mora aqui, então ele é rico, e, se ele
é rico, então tem mais de um carro, e, se ele tem mais
de um carro, então ele tem carros com placas
diferentes, e não depende da regra de rodízios de carro
do município.”
Assinale a alternativa que indica o número de
linhas de uma tabela-verdade que contenha a
avaliação desta proposição composta.
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2106412
Ano: 2021
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
Sejam duas proposições lógicas simples: A e
B, e a representação simbólica para a negação
e os conectivos lógicos abaixo listadas:
Considere as proposições enumeradas:
I. A ∧ ~A II. (A ∧ B) ∨ ~ (A ∧ B) III. (A → B) ↔ (~ B → ~A)
Uma tautologia é uma proposição lógica que pode apenas assumir valores-verdade verdadeiros (V), uma antinomia é a negação de uma tautologia, e, portanto, é uma proposição composta em que resulta apenas em valores lógicos falsos (F). Assinale a alternativa que corretamente classifica as proposições completas enumeradas nesses termos.
Considere as proposições enumeradas:
I. A ∧ ~A II. (A ∧ B) ∨ ~ (A ∧ B) III. (A → B) ↔ (~ B → ~A)
Uma tautologia é uma proposição lógica que pode apenas assumir valores-verdade verdadeiros (V), uma antinomia é a negação de uma tautologia, e, portanto, é uma proposição composta em que resulta apenas em valores lógicos falsos (F). Assinale a alternativa que corretamente classifica as proposições completas enumeradas nesses termos.
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O número 1/3 (um terço) em representação
decimal assume a forma: 0,33333… com uma
infinidade de casas decimais seguintes
(repetitivas) com o algarismo 3. Considere o
seguinte procedimento para descobrir o par de
números que forma uma dízima periódica
baseado em uma sequência de operações
aritméticas rudimentares e no encadeamento
lógico sequencial:
N = 0,33333... ⇒ 10N = 3,333333 ⇒ 10N - N = 3 ⇒ 9N = 3 ⇒ N = 3/9 ⇒ N = 1/3 Baseado neste procedimento, analise as
afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F). ( ) 0,999999… = 1
( ) 0,1 + 0,01 + 0,001 + … = 1/9
( ) Um número que não exibe repetição como:
0,123456789101112131415… (onde se
encadeiam os inteiros crescentes ao longo de
suas casas decimais) pode ter a fração
determinada da mesma maneira.
Assinale a alternativa que avalia corretamente as afirmações acima em termos da mesma lógica apresentada no procedimento.
Assinale a alternativa que avalia corretamente as afirmações acima em termos da mesma lógica apresentada no procedimento.
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Em uma rede social dois amigos, Fernando e
Roberto, analisam sua rede de amigos.
Fernando tem 2120 amigos, enquanto Roberto
tem 580 amigos. A rede completa de amigos de
um, de outro ou ambos tem 2550 pessoas.
Considere dois cenários: C1: dado que a pessoa é amiga de Roberto, qual
a chance dela ser amiga também de Fernando?
C2: dado que a pessoa é amiga de Fernando, qual
a chance dela ser amiga também de Roberto?
Assinale a alternativa que melhor aproxima o
valor da resposta de cada pergunta elencada
nos cenários acima.
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Leia o texto abaixo para responder à questão.
Guerra de narrativas (adaptado)
Quando o sol parte e ficamos entretidos ao
redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a
uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real
e o imaginário, o território dos mitos, as sutis
engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual
repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da
natureza do que é fundamental, histórias são simples.
Todas têm começo, meio e fim; personagens e
protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda
trama possui um narrador, alguém que escolhe que
causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o
que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é
visível, não há como apontar o autor de um mito ou do
que entendemos como senso comum.
Repetimos a balela do descobrimento da
América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes
da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica
a capacidade de colaboração, histórias determinam e
influenciam o comportamento social. Se repetimos a
narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
A habilidade narrativa determina quem tem voz.
A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão
velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre
espalharam suas falas e disputaram a atenção.
Identificar essas narrativas e a quem servem é o
caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos
isola ou ajuda a colaborar.
Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso
que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é
perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm
com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha
mensagem específica, o contador de histórias sempre
parte de sua visão de mundo.
https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
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- SintaxeTermos Essenciais da Oração
- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração SubordinadaSubordinada Adjetiva
- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração SubordinadaSubordinadas Adverbial
Leia o texto abaixo para responder à questão.
Guerra de narrativas (adaptado)
Quando o sol parte e ficamos entretidos ao
redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a
uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real
e o imaginário, o território dos mitos, as sutis
engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual
repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da
natureza do que é fundamental, histórias são simples.
Todas têm começo, meio e fim; personagens e
protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda
trama possui um narrador, alguém que escolhe que
causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o
que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é
visível, não há como apontar o autor de um mito ou do
que entendemos como senso comum.
Repetimos a balela do descobrimento da
América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes
da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica
a capacidade de colaboração, histórias determinam e
influenciam o comportamento social. Se repetimos a
narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
A habilidade narrativa determina quem tem voz.
A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão
velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre
espalharam suas falas e disputaram a atenção.
Identificar essas narrativas e a quem servem é o
caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos
isola ou ajuda a colaborar.
Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso
que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é
perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm
com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha
mensagem específica, o contador de histórias sempre
parte de sua visão de mundo.
https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
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Assinale a alternativa que apresenta o uso
correto do acento grave, indicador de crase.
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2080380
Ano: 2021
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
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Ao afirmar que “o Museu é o mundo”, o artista
brasileiro Hélio Oiticica revela-se
conceitualmente na contramão da sociedade.
Partindo dessa definição, analise as
afirmativas abaixo e assinale a correta.
I. O museu para Oiticica é apropriação das coisas do mundo, e o maior exemplo dessa apropriação e sua obra Parangolé, em que a veste ganha caráter artístico ao ser ativada no corpo, ou seja, a arte transforma-se através do movimento. II. Ao afirmar de que “o Museu é o mundo”, Oiticica considera o museu como sendo um lugar específico, isolado da realidade e da sociedade e voltado para a elite. III. As preposições de Oiticica convertem o universo da arte em algo sagrado, ao considerar que para ser arte o objeto tem que estar inserido na instituição musicológica e no mercado de Arte. IV. Ao aproximar-se da realidade periférica das favelas, Oiticica aproxima-se da diversidade de público, tirando a arte do museu e descendo-a de seu pedestal para encontrá-la em outras realidades.
I. O museu para Oiticica é apropriação das coisas do mundo, e o maior exemplo dessa apropriação e sua obra Parangolé, em que a veste ganha caráter artístico ao ser ativada no corpo, ou seja, a arte transforma-se através do movimento. II. Ao afirmar de que “o Museu é o mundo”, Oiticica considera o museu como sendo um lugar específico, isolado da realidade e da sociedade e voltado para a elite. III. As preposições de Oiticica convertem o universo da arte em algo sagrado, ao considerar que para ser arte o objeto tem que estar inserido na instituição musicológica e no mercado de Arte. IV. Ao aproximar-se da realidade periférica das favelas, Oiticica aproxima-se da diversidade de público, tirando a arte do museu e descendo-a de seu pedestal para encontrá-la em outras realidades.
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2080349
Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
Dada a maior necessidade de abstração
exigida pela pintura, o homem foi primeiro
escultor e depois pintor. Ao desenhar nas
paredes das cavernas, os homens pré-históricos representavam aquilo que era
característico de seu cotidiano, e observando
imagens rupestres, podemos inferir sobre a
vida daquelas pessoas. Considerando essa
afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê
valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética. ( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral. ( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza. ( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética. ( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral. ( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza. ( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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