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“O período dos Pensadores Sociais também
chamado por alguns autores de período pré-científico, corresponde historicamente ao
período que se estende das lutas pela
Independência das nações latino-americanas
até o início do século XX. Durante esse período
a elaboração de teoria social tendeu a ser
desenvolvida por pensadores e mesmo
homens de ação (políticos), sob a influência de
ideias filosófico-sociais europeias ou norte-americanas como, por exemplo, o iluminismo
francês, o ecletismo de Cousin, o positivismo
de Comte, o evolucionismo de Spencer e
Haeckel, o social-darwinismo americano de
Sumner e Ward e o determinismo biológico de
Lombroso”. Sobre isso, analise as afirmativas
abaixo:
I. Sob as influências desses autores buscava-se equacionar duas problemáticas centrais – a formação do Estado nacional brasileiro, opondo liberais e autoritários, e a questão da identidade nacional, tendo como núcleo a questão racial opondo os que sustentavam uma visão racista e os inspirados pelo relativismo étnico-cultural.
II. A reconstrução da evolução da Sociologia no Brasil e na América Latina apresentada aqui sucintamente, foi desenvolvida, em detalhe em Liedke Filho (1990). Sobre o pensamento autoritário na Primeira República.
III. Paralelamente ao florescimento dos estudos sobre as tribos indígenas sob a influência destes, iniciaram-se os estudos de Antropologia Física e Cultural tendo por temática principal os negros e as culturas africanas no Brasil, destacando-se autores tais como Batista Lacerda, Nina Rodrigues e Roquette Pinto.
IV. Os estudos sobre as tribos indígenas e os negros no Brasil, ao prepararem o caminho para a posterior institucionalização do ensino e da pesquisa, constituíram o ponto de partida para a evolução da Sociologia propriamente dita.
Assinale a alternativa correta.
I. Sob as influências desses autores buscava-se equacionar duas problemáticas centrais – a formação do Estado nacional brasileiro, opondo liberais e autoritários, e a questão da identidade nacional, tendo como núcleo a questão racial opondo os que sustentavam uma visão racista e os inspirados pelo relativismo étnico-cultural.
II. A reconstrução da evolução da Sociologia no Brasil e na América Latina apresentada aqui sucintamente, foi desenvolvida, em detalhe em Liedke Filho (1990). Sobre o pensamento autoritário na Primeira República.
III. Paralelamente ao florescimento dos estudos sobre as tribos indígenas sob a influência destes, iniciaram-se os estudos de Antropologia Física e Cultural tendo por temática principal os negros e as culturas africanas no Brasil, destacando-se autores tais como Batista Lacerda, Nina Rodrigues e Roquette Pinto.
IV. Os estudos sobre as tribos indígenas e os negros no Brasil, ao prepararem o caminho para a posterior institucionalização do ensino e da pesquisa, constituíram o ponto de partida para a evolução da Sociologia propriamente dita.
Assinale a alternativa correta.
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“Sobre o sentido social das ciências sociais neste
período dos pensadores sociais, é interessante
deixar também registrado aqui que, analisando as
razões pelo interesse nos conhecimentos
sociológicos, então indica que podem ser
identificados dois períodos: um primeiro período
de autodidatismo, que inicia-se já no terceiro
quartel do século XIX, correspondendo à fase de
desagregação da ordem social escravocrata, e é
caracterizado pela exploração de conhecimentos
sociológicos como recurso parcial de
interpretação”. Analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A intenção principal não é fazer investigação sociológica propriamente dita, mas considerar fatores sociais na análise de certas relações como, por exemplo, as conexões entre o Direito e a Sociologia, a literatura e o contexto social, o Estado e a organização social.
( ) Um segundo período tem início em princípios do século, quando a Sociologia frutifica “tanto sob a forma de análise histórico-geográfica como sociológica do presente, quanto sob a inspiração de um modelo mais complexo de análise histórico-pragmática, em que a interpretação do presente se associa a disposições de intervenção racional no processo social”.
( ) O período da Sociologia de Cátedra iniciou-se nos países latino-americanos em fins do século passado, quando cátedras de Sociologia foram introduzidas nas Faculdades de Filosofia, Direito e Economia.
( ) No Brasil, esse período teve início em meados da década de vinte, quando foram criadas as primeiras cátedras de Sociologia em Escolas Normais (1924- 25), enquanto disciplina auxiliar da pedagogia, dentro do esforço democratizante do movimento reformista pedagógico que tem sua expressão maior no movimento da Escola Nova. Neste momento, ocorreu a proliferação de publicações como os manuais e coletâneas para o ensino de Sociologia, os quais procuravam divulgar as ideias de cientistas sociais europeus e norte-americanos renomados, tais como Durkheim e Dewey.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A intenção principal não é fazer investigação sociológica propriamente dita, mas considerar fatores sociais na análise de certas relações como, por exemplo, as conexões entre o Direito e a Sociologia, a literatura e o contexto social, o Estado e a organização social.
( ) Um segundo período tem início em princípios do século, quando a Sociologia frutifica “tanto sob a forma de análise histórico-geográfica como sociológica do presente, quanto sob a inspiração de um modelo mais complexo de análise histórico-pragmática, em que a interpretação do presente se associa a disposições de intervenção racional no processo social”.
( ) O período da Sociologia de Cátedra iniciou-se nos países latino-americanos em fins do século passado, quando cátedras de Sociologia foram introduzidas nas Faculdades de Filosofia, Direito e Economia.
( ) No Brasil, esse período teve início em meados da década de vinte, quando foram criadas as primeiras cátedras de Sociologia em Escolas Normais (1924- 25), enquanto disciplina auxiliar da pedagogia, dentro do esforço democratizante do movimento reformista pedagógico que tem sua expressão maior no movimento da Escola Nova. Neste momento, ocorreu a proliferação de publicações como os manuais e coletâneas para o ensino de Sociologia, os quais procuravam divulgar as ideias de cientistas sociais europeus e norte-americanos renomados, tais como Durkheim e Dewey.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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“A concepção pragmática de ação se torna mais
concreta na medida em que a operação de
definir uma situação é considerada com maior
precisão. Normas de aceitas são vistas como o
resultado de definições de situações previamente
bem-sucedidas. O indivíduo desenvolve gerais
de situações; a organização de sua vida é um
conjunto de regras para situações definidas.”
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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A discussão acerca do método comparativo e de seu
papel na construção do conhecimento está presente
na Sociologia desde os estudos clássicos do século
XIX. Marx, ao longo de sua obra, trabalhou
sistematicamente com o confronto entre diferentes
casos históricos singulares. Seu estudo acerca das
“formações econômicas pré-capitalistas” constitui-se em um bom exemplo nesse sentido. Comte,
Durkheim e Weber, por sua vez, a indague de modo
diferenciado, utilizaram-se da comparação com o
instrumento de explicação e generalização. Sobre
isto, analise as afirmativas abaixo:
I. Para esses autores, a análise comparativa encontra-se estreitamente relacionada à própria constituição da sociologia enquanto campo específico do conhecimento, permitindo que esta se distancie das outras ciências sociais, demarcando seu terreno próprio de atuação.
II. Na obra desses autores é possível encontrar um tratamento mais aprofundado das questões epistemológicas e metodológicas associadas ao uso da comparação na construção do conhecimento em ciências sociais.
III. Os fundamentos da Física Social Atribui-se a Comte, com justiça, a origem da Sociologia ou Física Social, como ele mesmo preferiu chamar a ciência incumbida de estudar os fenômenos sociais.
IV. Vivendo na época de efervescência política e social que marcou os primórdios da industrialização europeia, Comte (1798-1857) impôs-se a tarefa de fundar uma ciência social positiva, que desfrutaria de prestígio e rigor semelhantes às demais ciências experimentais.
Assinale a alternativa correta.
I. Para esses autores, a análise comparativa encontra-se estreitamente relacionada à própria constituição da sociologia enquanto campo específico do conhecimento, permitindo que esta se distancie das outras ciências sociais, demarcando seu terreno próprio de atuação.
II. Na obra desses autores é possível encontrar um tratamento mais aprofundado das questões epistemológicas e metodológicas associadas ao uso da comparação na construção do conhecimento em ciências sociais.
III. Os fundamentos da Física Social Atribui-se a Comte, com justiça, a origem da Sociologia ou Física Social, como ele mesmo preferiu chamar a ciência incumbida de estudar os fenômenos sociais.
IV. Vivendo na época de efervescência política e social que marcou os primórdios da industrialização europeia, Comte (1798-1857) impôs-se a tarefa de fundar uma ciência social positiva, que desfrutaria de prestígio e rigor semelhantes às demais ciências experimentais.
Assinale a alternativa correta.
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O interesse da antropologia pela política existe
desde os primórdios da disciplina, uma vez que
o estudo de sociedades e relações sociais é
estreitamente ligado à temática das relações de
poder. No contexto da tradição evolucionista,
que marcou a fase inicial da antropologia, o
foco recaía sobre as formas e os sistemas de
poder em sociedades "primitivas", cujas
características deveriam ser comparadas e
classificadas em relação ao sistema político
das sociedades modernas, consideradas mais
"evoluídas". Propunha-se, então, uma linha
evolutiva das formas de organização política,
que começava com a "horda primitiva" e
chegava ao Estado moderno. Analise as
afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) Nessa época, entre o final do século XIX e o início da década de 1920, a grande maioria dos estudos antropológicos não tinha a política como tema central de interesse, nem a antropologia política era pensada ou formalizada como uma subárea de estudos.
( ) Com o avanço da tradição estrutural-funcionalista britânica, no entanto, a política ganhou espaço, sobretudo nas etnografias realizadas no contexto colonial anglo-africano. Muitos desses estudos buscavam entender a organização social de grupos e etnias sem a presença de um sistema político formal, isto é, sem Estado.
( ) É nessa direção que surgem as reflexões sobre a importância dos sistemas de parentesco para a hierarquia e a coesão sociais. Tendo como referência inicial Radcliffe-Brown, sucederam-se autores como Evans-Pritchard, Meyer Fortes, Max Gluckman, Edmund Leach e Victor Turner, entre outros. Alguns dos textos fundamentais da então recém-nomeada "antropologia política" foram produzidos nesse contexto.
( ) A definição de poder teria se tornado tão ampla que poderia ser encontrada em qualquer situação social, englobando literalmente todos os temas da disciplina. Mas é nessa fase que se consolidou institucionalmente o campo de uma antropologia política (Easton, 1959). É fundamental ressalvar que, embora dialogando entre si com mais ou menos frequência, esses antropólogos não produziram em absoluto abordagens homogêneas da política.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nessa época, entre o final do século XIX e o início da década de 1920, a grande maioria dos estudos antropológicos não tinha a política como tema central de interesse, nem a antropologia política era pensada ou formalizada como uma subárea de estudos.
( ) Com o avanço da tradição estrutural-funcionalista britânica, no entanto, a política ganhou espaço, sobretudo nas etnografias realizadas no contexto colonial anglo-africano. Muitos desses estudos buscavam entender a organização social de grupos e etnias sem a presença de um sistema político formal, isto é, sem Estado.
( ) É nessa direção que surgem as reflexões sobre a importância dos sistemas de parentesco para a hierarquia e a coesão sociais. Tendo como referência inicial Radcliffe-Brown, sucederam-se autores como Evans-Pritchard, Meyer Fortes, Max Gluckman, Edmund Leach e Victor Turner, entre outros. Alguns dos textos fundamentais da então recém-nomeada "antropologia política" foram produzidos nesse contexto.
( ) A definição de poder teria se tornado tão ampla que poderia ser encontrada em qualquer situação social, englobando literalmente todos os temas da disciplina. Mas é nessa fase que se consolidou institucionalmente o campo de uma antropologia política (Easton, 1959). É fundamental ressalvar que, embora dialogando entre si com mais ou menos frequência, esses antropólogos não produziram em absoluto abordagens homogêneas da política.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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O processo de industrialização dos Meios de
Comunicação de Massa tem provocado
profundas mudanças sociais, visto que seus
veículos - em especial, a televisão - foram
transformados em poderosas armas de
manipulação intelectual e política. Sobre a
ideologia e os meios de comunicação, analise
as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).
( ) A industrialização da comunicação implanta uma nova cultura, ou seja, “um corpo complexo de normas, símbolos, mitos e imagens que penetram o indivíduo em sua intimidade, estruturam os instintos, orientam as emoções... concernentes à vida prática e à vida imaginária”.
( ) Os Meios de Comunicação de Massa, em seu papel de atores e agentes na sociedade tecnológica, são considerados como fatores que imprimem sua dinâmica na sociedade, pois são tidos como possuidores de uma liberdade de ação real.
( ) O fato de o telespectador receber “gratuitamente” o programa e não poder mais “exigir seu dinheiro de volta”, como ocorria no cinema, leva a emissora a buscar somente o aumento numérico de público, rebaixando a qualidade dos programas aos níveis “da massa”, vulgarizando-os, padronizando-os, impondo o que se chama valor mercadológico.
( ) A função do telejornal, em geral, não é de noticiar nem divulgar fatos que interessem à sociedade, mas a de moldá-los, reproduzindo assim a vida política e social conforme os critérios ideológicos e particulares de jornalistas, proprietários ou patrocinadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
( ) A industrialização da comunicação implanta uma nova cultura, ou seja, “um corpo complexo de normas, símbolos, mitos e imagens que penetram o indivíduo em sua intimidade, estruturam os instintos, orientam as emoções... concernentes à vida prática e à vida imaginária”.
( ) Os Meios de Comunicação de Massa, em seu papel de atores e agentes na sociedade tecnológica, são considerados como fatores que imprimem sua dinâmica na sociedade, pois são tidos como possuidores de uma liberdade de ação real.
( ) O fato de o telespectador receber “gratuitamente” o programa e não poder mais “exigir seu dinheiro de volta”, como ocorria no cinema, leva a emissora a buscar somente o aumento numérico de público, rebaixando a qualidade dos programas aos níveis “da massa”, vulgarizando-os, padronizando-os, impondo o que se chama valor mercadológico.
( ) A função do telejornal, em geral, não é de noticiar nem divulgar fatos que interessem à sociedade, mas a de moldá-los, reproduzindo assim a vida política e social conforme os critérios ideológicos e particulares de jornalistas, proprietários ou patrocinadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
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Questão presente nas seguintes provas
Os problemas sociais decorrentes da
industrialização e da do início do século XX
constituíram o contexto que serviu como uma das
fontes de estímulo aos estudiosos da Psicologia
social da época para desenvolver uma
perspectiva teórica distinta, voltada para o estudo do comportamento social humano. Essa
perspectiva, posteriormente denominada simbólico, segue fundamentando o referido
campo de conhecimento.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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Questão presente nas seguintes provas
Ética é definida como o "estudo dos juízos de
apreciação referentes à conduta humana
suscetível de qualificação do ponto de vista do
bem e do mal, seja relativamente a determinada
sociedade, seja de modo absoluto". A
distinção entre as dimensões moral e ética, que
considera a primeira como um ato individual e
a segunda como um princípio organizacional.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A literatura sobre o tema sugere tratamento distinto para os problemas morais individuais e éticos, pertinentes às organizações, distinção essa central para o presente estudo.
II. Mesmo que a questão do relativismo ético pudesse ser resolvida a partir de um padrão cultural comum, caberia perguntar como as organizações podem ser incentivadas a adotar padrões éticos.
III. Se o comportamento aético adiciona custos às transações, por nem sempre ser alcançada a cooperação voluntária, quais são as prescrições que podem ser feitas para mitigar o problema, seja na esfera privada, seja na pública? Como as sociedades, e dentro delas as organizações, podem ser induzidas a incorporar princípios éticos?
IV. Alguns escritores criticam os cursos de Administração por negligenciarem o tema e apontam a tendência de retomada da sua importância nas escolas de negócios, afirmam que, crescentemente, as escolas de negócios estão incluindo aspectos de ética e métodos analíticos correlatos nos currículos de Administração.
Assinale a alternativa correta.
I. A literatura sobre o tema sugere tratamento distinto para os problemas morais individuais e éticos, pertinentes às organizações, distinção essa central para o presente estudo.
II. Mesmo que a questão do relativismo ético pudesse ser resolvida a partir de um padrão cultural comum, caberia perguntar como as organizações podem ser incentivadas a adotar padrões éticos.
III. Se o comportamento aético adiciona custos às transações, por nem sempre ser alcançada a cooperação voluntária, quais são as prescrições que podem ser feitas para mitigar o problema, seja na esfera privada, seja na pública? Como as sociedades, e dentro delas as organizações, podem ser induzidas a incorporar princípios éticos?
IV. Alguns escritores criticam os cursos de Administração por negligenciarem o tema e apontam a tendência de retomada da sua importância nas escolas de negócios, afirmam que, crescentemente, as escolas de negócios estão incluindo aspectos de ética e métodos analíticos correlatos nos currículos de Administração.
Assinale a alternativa correta.
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Questão presente nas seguintes provas
Uma Sociologia da experiência incita a que se
considere cada indivíduo como um intelectual,
como um ator capaz de dominar,
conscientemente, pelo menos em certa
medida, sua relação com o mundo. O ator não
é redutível aos seus papéis, nem aos seus
interesses. O indivíduo não adere totalmente a
nenhum de seus papéis, que têm como tarefa
articular lógicas de ação, que o ligam a cada
uma das dimensões de um sistema. O ator é
obrigado a combinar lógicas de ação diferentes
e é a dinâmica gerada por essa atividade que
constitui a subjetividade do ator e sua
reflexividade. A esse respeito, assinale a
alternativa correta.
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Questão presente nas seguintes provas
Até a década de 1960, a Sociologia refletiu
sobre as instâncias família e escola, sobretudo,
como duas instituições separadas. Não
antagônicas, é claro, mas cada uma delas com
sua função e com seus papéis complementares
na formação e na socialização dos indivíduos.
De um lado, a família, como espaço de afeto,
espaço privado responsável por um patrimônio
e uma herança cultural. A esse respeito,
analise as afirmativas abaixo:
I. É importante considerar que essas afirmações levam a outras contribuições, como quando define o processo de desinstitucionalização como um modo de produção dos indivíduos nas sociedades contemporâneas.
II. A particularidade do processo de socialização contemporâneo, de outro, a escola, como espaço público de formação, de educação moral, social e profissional dos indivíduos, instituições de socialização, coerentes e em perfeita sintonia com seu público, ambas investem em um projeto integrado, voltado para o desenvolvimento da ordem do sistema social.
III. No entanto, a partir de meados do século passado nos países desenvolvidos ocidentais e capitalistas, e notadamente a partir da década de 1970 no Brasil, com o crescimento de um mercado de bens simbólicos, podemos visualizar outra configuração sociocultural.
IV. Em poucos anos, a sociedade brasileira viu-se imersa em uma realidade cultural desconhecida até então. Surge timidamente, mas aos poucos se consolida, um mercado difusor de informações e de entretenimento com um forte caráter socializador.
Assinale a alternativa correta.
I. É importante considerar que essas afirmações levam a outras contribuições, como quando define o processo de desinstitucionalização como um modo de produção dos indivíduos nas sociedades contemporâneas.
II. A particularidade do processo de socialização contemporâneo, de outro, a escola, como espaço público de formação, de educação moral, social e profissional dos indivíduos, instituições de socialização, coerentes e em perfeita sintonia com seu público, ambas investem em um projeto integrado, voltado para o desenvolvimento da ordem do sistema social.
III. No entanto, a partir de meados do século passado nos países desenvolvidos ocidentais e capitalistas, e notadamente a partir da década de 1970 no Brasil, com o crescimento de um mercado de bens simbólicos, podemos visualizar outra configuração sociocultural.
IV. Em poucos anos, a sociedade brasileira viu-se imersa em uma realidade cultural desconhecida até então. Surge timidamente, mas aos poucos se consolida, um mercado difusor de informações e de entretenimento com um forte caráter socializador.
Assinale a alternativa correta.
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