Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2132347 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
“O espetáculo é herdeiro de toda a fraqueza do projeto filosófico , que foi um modo de compreender a atividade dominado pelas categorias do ver; da mesma forma, ele se baseia na incessante exibição da técnica específica que decorreu desse pensamento. Ele não realiza a Filosofia, Filosofa a . A vida concreta de todos se degradou em universo .” (Guy Debord, 1997, p.19)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2132346 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
Segundo Luigi Pareyson, os processos artísticos têm rês momentos imprescindíveis e decisivos, que podem acontecer simultaneamente: o fazer, o conhecer e o exprimir. Em ambiente escolar, podemos fundamentar essa afirmação em eixos estruturantes, vetores que perpassam o objeto de conhecimento e organizam o ensino do objeto de estudo. São eles: contextualização, apreciação e produção. Esses eixos se aproximam de aspectos tratados pela Proposta Triangular, desenvolvida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Sempre que nos detemos em cada uma destas dimensões, presentes e vivas em todas as obras de arte, descobrimos que já foram objeto de uma longa tradição teórica e crítica, cujas formulações iniciais se encontram, com muita clareza, no pensamento grego. II. A Arte solicita um sujeito objetivo, mas ativo, não importa compreender os códigos culturais para interagir com os produtos da arte, a apreciação eleva o espectador a uma fruição do objeto artístico, proporcionando uma interpretação que dependa da mensagem e propósito, ao qual, o artista deseja como forma de expressão. As dimensões “conhecer” e “contextualizar” passam a ser pouco relevante nesse caso. III. A reflexão sobre os contextos que envolvem a produção artística precisa também possibilitar que estudemos como as representações simbólicas não se alteram em função de determinadas formas de se fazer Arte. As ideologias no fazer Arte reafirmam paradigmas e relações de poder. IV. Tendo por base as manifestações artísticas como complexas e históricas, a proposição do ensino de Arte não deve centrar unicamente o masculino, europeu, branco e burguês, mas um ensino que dialogue com as diferenças e possa revelar múltiplas possibilidades da dimensão humana. Priorizar o ensino e a aprendizagem por meio de uma história da Arte que transponha os limites geográficos e reflita sobre os contextos, que rompa separação entre o popular e o erudito, entre o artesanato e as belas-artes, termos que atualmente exigem novas reflexões.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2125250 Ano: 2021
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
“Para pintar bem uma paisagem, tenho, em primeiro lugar, de descobrir as massas geológicas. Penso que a história do mundo data do dia em que dois átomos se combinaram. Estes grandes arco-íris, estes prismas cósmicos, este alvorecer de nós próprios acima do nada, eu os vejo subir, saturo-me deles lendo Lucrécio. Um sentido agudo dos matrizes me atormenta. Sinto-me colorido de todos os matizes do infinito. Nesse momento, eu e o meu quadro somos um só. Somos um caos irisado. Vou ao encontro do meu motivo, perco-me nele.” (Em Joachim Gasquet, Cèzanne. Paris, Bernheim Jeune, 1926.)
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2125243 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
Usando seus conhecimentos sobre a história da Arte e de seus movimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Arte esteve muito presente na religião e no cotidiano do Antigo Egito, aparecendo em monumentos e esculturas. As pinturas não tinham a figuração de sombras e eram feitas em ângulos frontais. II. A Segunda Revolução Industrial proporcionou um ambiente oportuno para o surgimento do Realismo, pois houve uma tendência para romper com o passado e expressar uma forte individualização da burguesia industrial. III. De um modo geral, os princípios do Renascimento pregavam uma perspectiva científica com a elaboração de teorias matemáticas e de proporção, que eram ignoradas na prática da pintura. Essa, junto com a escultura, era vista como Arte mecânica, e não existia a aspiração a um ideal, sendo a Arte vista como estudo da natureza. IV. A presença holandesa proporcionou um período rico para a arte e a cultura no Brasil. O “período Nassau” teve intensa atividade de pintores, que foram os primeiros no país a ousarem pintar temas de caráter não religioso, representando paisagens locais, natureza morta com flores e frutos tropicais, indígenas e animais que para eles eram exóticos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2125242 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
A aprendizagem da Arte está muito ligada ao conhecimento dos códigos e das características específicas das linguagens, como, também, à possibilidade de alterar o existente e inventar o inexistente, isso porque os objetos artísticos são simbólicos e sua constituição se vale de elementos culturais. Em relação ao conceito de cultura, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2124574 Ano: 2021
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Um dos mecanismos para quebrar criptografias simples de substituição de caracteres é verificar a frequência das letras e a coerência de palavras em determinado idioma. O diagrama abaixo apresenta a frequência aproximada das letras nas palavras da língua portuguesa.

Enunciado 3187112-1

Com base neste diagrama e nas palavras do vocabulário da língua portuguesa é possível decifrar a frase criptografada.

Z NVMGV JFV HV ZYIV Z FNZ MLEZ RWVRZ

QZNZRH ELOGZIZ ZL HVF GZNZMSL

LIRTRMZO

A frequência de cada caracter dessa frase está indicada na seguinte tabela.

letra

frequência

letra

frequência

letra

frequência

Z

14

F

3

J

1

V

7

G

3

Q

1

L

5

H

3

S

1

R

5

I

3

T

1

M

4

E

2

W

1

N

4

O

2

Y

1

Com base nestas informações e sabendo que todas as palavras são da Língua Portuguesa, os espaços não foram substituídos e que acentos e maiúsculas foram ignorados, analise as afirmativas abaixo:

I. A letra “Z” no texto criptografado é a mais frequente e corresponde a letra “A” na frase original, compatível com a frequência na Língua Portuguesa.

II. A letra “V” no texto criptografado corresponde a letra “E” texto original.

III. A palavra criptografada “ZYIV” correspondem a palavras “AZUL”.

Estão corretas as afirmativas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2108724 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
Ana Mae Barbosa afirmava, já em 1997, que “o ensino de Arte pode ser um instrumento de aquisição de conceitos, teorias e técnicas que pertencem ao saber arte, podendo também fomentar discussões e dar motivo para reflexões importantes na contemporaneidade [...]” Partindo dessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2108163 Ano: 2021
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Observemos a obra Fonte, de Marcel Duchamp, figura 1


Enunciado 2108163-1


O objeto não foi criado pelo artista; é um simples urinol de louça branca. Um objeto que, no cotidiano, não ocupa espaço de destaque ou solicita qualquer interação artística do sujeito, mas que passa a ter outro status quando deslocado de seu lugar original e levado para uma galeria de Arte.


Considerando esse texto, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2108144 Ano: 2021
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
A respeito do Abstracionismo e do Abstracionismo Geométrico, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No Abstracionismo informal predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. ( ) Abstracionismo é um estilo artístico em que os objetos ou pessoas são representados de forma figurativa e realista. ( ) No Abstracionismo Geométrico predominam as formas geométricas, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica. ( ) Há dois tipos de Abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem ideias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2108139 Ano: 2021
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:
“O jogo é psicologicamente diferente em grau, mas não em categoria, da atuação dramática. A capacidade de criar uma situação imaginativamente e de fazer um papel é uma experiência maravilhosa, é como uma espécie de descanso do cotidiano que damos ao nosso eu, ou as férias da rotina de todo o dia. Observamos que essa liberdade psicológica cria uma condição na qual tensão e conflito são dissolvidos, e as potencialidades são liberadas no esforço espontâneo de satisfazer as demandas da situação”.
(apud Spolin, 2015, p. 5).
O texto relata aspectos da espontaneidade dos jogos teatrais (exercícios de atuação). Leia-o atentamente e assinale a alternativa incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas