Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2903802 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

“Palavras como "indústria", "industrial", "fábrica", "classe média", "classe trabalhadora", "capitalismo" e "socialismo" [...] Imaginar o mundo moderno sem estas palavras (isto é, sem as coisas e conceitos a que dão nomes) é não medir a profundidade da revolução que eclodiu entre 1789 e 1848, e que constitui a maior transformação da história humana desde os tempos remotos quando o homem inventou a agricultura e a metalurgia, a escrita, a cidade e o Estado. Esta revolução transformou, e continua a transformar, o mundo inteiro” (HOBSBAWM, 1996).

A respeito da Revolução industrial, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903801 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

A ascensão do presidente Jânio Quadros ao poder, em sua curta e tumultuada presidência (de janeiro a agosto de 1961), marcou uma importante ruptura na formulação da política externa brasileira. Embora eleito por uma coligação partidária conservadora encabeçada pela UDN, operou mudanças de grande amplitude na política brasileira de forma externa e interna (REIS, 2014).

A respeito deste período, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. Quadros assumiu a presidência do Brasil no momento de virada socialista da Revolução Cubana, com as expropriações de propriedades americanas e a expansão da reforma agrária castrista.

II. Foi reformulada, portanto, a chamada Política Externa Independente, a PEI, que não foi mantida após a renúncia de Quadros.

III. Neste período os acontecimentos mundiais abriam uma janela de oportunidades única para as necessidades do desenvolvimento brasileiro, em especial mais mercados, o que fazia com que a política externa, rigidamente guiada pelos princípios da Guerra Fria, fosse abandonada.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903800 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Para administrar e fiscalizar os negócios coloniais foi criado em 1643, pela Coroa portuguesa, o Conselho Ultramarino. Ele deveria buscar formas de incrementar o comércio colonial e nomear os funcionários reais na colônia. Com exceção das questões religiosas, o conselho estava presente em praticamente todas as esferas da administração colonial (CATELLI, 2006).

A respeito do sistema colonial, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A produção e o comércio colonial eram realizados em larga escala e especializado (monocultura), em grandes propriedades (latifúndios), preferencialmente de produtos agrícolas tropicais escassos na Europa.

( ) A mão-de-obra era escrava, optando-se pela escravidão africana, muito mais rentável para as nações que organizavam o tráfico negreiro.

( ) O sistema produtivo, baseado no latifúndio, na produção para o mercado externo, na escravidão e na monocultura, foi denominado, na língua inglesa, plantation.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903555 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Nenhuma revolução poderia ter sido mais bem projetada para atrair a esquerda do hemisfério ocidental e dos países desenvolvidos, no fim de uma década de conservadorismo global; ou para dar à estratégia da guerrilha melhor publicidade. A revolução cubana era tudo: romance, heroísmo nas montanhas, ex-líderes estudantis com a desprendida generosidade de sua juventude — os mais velhos mal tinham passado dos trinta —, um povo exultante, num paraíso turístico tropical pulsando com os ritmos da rumba. E o que era mais: podia ser saudada por toda a esquerda revolucionária.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) O exemplo de Fidel inspirou os intelectuais militantes em toda parte da América Latina, um continente de gente ligeira no gatilho e com gosto pela bravura desprendida, sobretudo em posturas heroicas. Após algum tempo, Cuba passou a estimular a insurreição continental, exortada por Che Guevara, o defensor da revolução latino-americana e da criação de “dois, três, muitos Vietnãs”.

( ) Che Guevara, o médico argentino altamente talentoso como líder guerrilheiro, partiu para conquistar o resto de Cuba com 148 homens, que se elevaram a trezentos quando já praticamente o conseguira.

( ) Fidel venceu porque o regime de Batista era frágil, não tinha apoio real, a não ser o motivado pela conveniência e o interesse próprio, e era liderado por um homem tornado indolente por longa corrupção. Desmoronou assim que as oposições de todas as classes políticas, da burguesia democrática aos comunistas, se uniram contra ele, e os próprios agentes, soldados, policiais e torturadores do ditador concluíram que o tempo dele se esgotara.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903554 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

“O general Caiado de Castro, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, correu para os aposentos presidenciais, ao ouvir o disparo, e ainda encontrou o Presidente Vargas agonizante. Chamou às pressas a assistência pública, que dentro de cinco minutos já se encontrava no Palácio do Catete. Mas o grande Presidente Vargas já estava morto […]” (Última Hora, ed. Extra, 24 de agosto de 1954).

O texto acima se refere à morte de Getúlio Vargas. No que se diz respeito a este agente histórico, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903553 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Enunciado 3187153-1

https://www.infoescola.com/biografias/domingos-jorge-velho/

O embaixador Álvaro Teixeira Soares (1975) declara: “[...] caberá aos bandeirantes de São Paulo a função histórica de triplicar a área do Brasil estabelecida pelo tratado de Tordesilhas” (CARVALHO, 2005).

Com o aumento do comércio e da produção, os paulistas começaram a escravizar os indígenas, e quando os nativos das proximidades escassearam, os paulistas passaram a organizar expedições em busca de indígenas sertão adentro. A respeito destas expedições, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903552 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

“O processo de interiorização da colonização sofreu bastante resistência dos povos indígenas. As Guerras do Recôncavo, por sua vez, foram uma série de conflitos ocorridos entre 1651 e 1679 na região do Recôncavo Baiano, caracterizada pela resistência ao trabalho e a chamada “Guerra Justa”.”

Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O empenho em legitimar as expedições para melhorar o relacionamento com os indígenas, durante a segunda metade do século XVII, leva ao fim do uso da guerra justa.

II. Em 10 de setembro de 1611, uma nova lei que recolocava a legalidade do cativeiro em caso de guerra justa ou de resgates. A partir de então, a guerra justa poderia ser declarada por uma junta composta pelo governador-geral, o bispo, os membros da Relação da Bahia, assim como representantes dos missionários, ao rei cabendo o direito de avaliar a decisão.

III. A lei de 1570 proclamava a liberdade dos índios, permitindo, no entanto, o seu cativeiro em caso de guerra justa, determinada pelo governador-geral, ou ainda o seu resgate em determinadas situações. Capturados deveriam ser postos em liberdade e todos os recibos e contratos relativos a sua venda, anulados.

A respeito da Resistência dos povos Indígenas, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903551 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e o chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores aos maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter “homens” remunerando-os (BLOCH, 1987).

A respeito do Feudalismo na Idade Média, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903550 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

“A democracia política tinha conteúdo apenas formal: a soberania popular significava a ratificação das decisões palacianas e a possibilidade de representação de correntes democratizantes era anulada pelo voto descoberto, a falsificação eleitoral, o voto por distrito e o chamado terceiro escrutínio, pelo qual os deputados e senadores cujos mandatos fossem contestados, submetiam-se ao reconhecimento de poderes por parte da Respectiva Casa do Congresso (FAUSTO, 1995, p. 233).”

Em 1889 o Brasil tornou-se uma República. Na visão de alguns defensores do regime republicano, esta seria uma possibilidade de eliminar muitas desigualdades. A respeito deste período, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os eleitores seriam todos os brasileiros do sexo masculino alfabetizados, maiores de 21 anos. Somente 2,5%, aproximadamente, participava das eleições.

( ) Como era imperioso e obrigatório votar, o coronel usava dois estratagemas: oferecia dinheiro, roupas, chapéus e presentes para que os eleitores fossem as urnas, verificando, como eram preenchidas as cédulas para assegurar o voto.

( ) A subordinação dos interesses da região a interesses pessoais era um problema que se renovava, junto com a transformação das velhas oligarquias em grupos de poder econômico e político, que controlam as opções de aplicação de capital e o acesso ao crédito.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2903548 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. São Gonçalo Amarante-RN
Provas:

Analise o poema a seguir:

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou céu.

(Fernando Pessoa)

O poema se refere às expedições portuguesas e o desafio de vencer o Cabo Bojador, limite do mundo “conhecido” até então. Entre 1424 e 1433, foram realizadas 15 tentativas de ultrapassar o cabo. Somente o navegador português Gil Eanes conseguiu fazê-lo. A respeito das Grandes Navegações, assinale a alternativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas