Foram encontradas 3.761 questões.
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Leia o texto abaixo para responder as questões 24 e 25.
Como Dois Animais
Alceu Valença
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Mas uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Se amando na praça como os animais
Uh, no carnaval
No carnaval
Analise as proposições a seguir:
I – A canção de Alceu Valença, “Como dois animais”, apesar de ser contemporânea, apresenta características do movimento literário chamado de Realismo.
II – N a análise do título da canção há traços do Determinismo em que, arrastado pela necessidade do sexo, embriagado pela altivez da fêmea, o homem se transforma em animal, caracterizando assim a zoomorfização.
III- No primeiro verso da música o autor compara o olhar da moça com o olhar agateado de um felino, dessa metáfora abstrai-se o comportamento noturno dos gatos.
IV - Ao comparar a moça à onça, o autor quer mostrar a força da sedução, a beleza deslumbrante do felino que pode ser fatal, pois deixa os seus nervos de aço no chão.
V-A palavra cio reflete o universo naturalista que não se deixa intimidar nas descrições da vida real.
Analisando as proposições acima é possível afirmar:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Em 2022 comemorou-se o centenário da Semana de Arte Moderna. A Semana de Arte Moderna foi o evento que deu visibilidade para uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira, O Modernismo. Sobre a Semana de Arte Moderna analise as proposições abaixo:
1- Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna contou com a participação de vários artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
2- O evento provocou grandes e profundas transformações nas artes de nosso país – que, a partir daquele momento, romperiam definitivamente com a cultura europeizante ao propor o abrasileiramento nas artes plásticas, na música e na literatura.
3- Entre os organizadores da Semana, estavam Mário e Oswald de Andrade, que, posteriormente, ao lado de Manuel Bandeira (que não participou do evento), formaram a célebre tríade modernista.
4- Os artistas da Semana de Arte Moderna eram, em sua maioria, descendentes de famílias cafeeiras de São Paulo, em uma época que predominava a política do “Café com Leite” e por isso tinham grande influência nos assuntos sociais da sociedade.
São verdadeiras:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Texto para questões 01 a 05
Poema de Sete Faces
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu
coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode,
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
Carlos Drummond de Andrade
Glossário:
Gauche: A palavra "gauche" vem da língua francesa e significa "esquerdo
Analise as proposições abaixo como VERDADEIRAS ( V ) ou FALSAS ( F ).
( ) A segunda estrofe do poema começa com uma personificação: as casas, como se fossem pessoas, observam o movimento das ruas. Como se estivesse distanciado, apenas numa posição de observador, o sujeito descreve aquilo que está vendo.
( ) Na terceira estrofe, quando fala que vê um monte de pernas, o eu-lírico está fazendo uso da metonímia.
( ) O crescendo de tristeza, solidão e desespero do sujeito atinge o seu pico na quinta estrofe do poema. Aqui, há uma espécie de grito de socorro, de súplica a Deus.
( ) A quinta estrofe reforça a ideia de humanidade do eu-lírico: não é Deus, é apenas um homem, por isso é "fraco", vulnerável, falível.
( ) Refletindo sobre a imensidão do mundo, na sexta estrofe, é notório que o sujeito se sente pequeno, insignificante perante todo o resto. Nesta estrofe, é possível encontrar uma reflexão sobre o próprio fazer poético.
A sequência correta de cima para baixo é:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: UNIASE
Orgão: Pref. Luzerna-SC
Nascido em 24 de novembro de 1861 em Florianópolis, João da Cruz e Sousa, mais conhecido como Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro. Entre suas principais obras estão “Broquéis” e “Faróis”. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos principais representantes de qual movimento literário no Brasil.
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: UNIASE
Orgão: Pref. Luzerna-SC
Seu Libório, cantador de emboladas, o cego preto Firmino e mestre Gaudêncio curandeiro, que rezava contra mordeduras de cobras. Das Dores, benzedeira de quebranto e afilhada do casal, agachava-se na esteira cochichando com Cesária. As personagens acima pertencem a qual obra de Graciliano Ramos:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: UNIASE
Orgão: Pref. Luzerna-SC
“As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr Simão Bacamarte, filho da nobreza da Terra e o maior dos médicos do Brasil de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua”. O trecho acima pertence a qual obra de Machado de Assis?
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São José Bonfim-PB
Leia o texto e responda às questões de 1 a 10.
Famup defende ações de combate à violência política de gênero e reforça participação feminina nos espaços de poder
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) defendeu, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, ações de combate à violência política de gênero e alertou sobre os impactos desse tipo de conduta na democracia e na participação feminina nos espaços de poder.
Hoje a Paraíba conta com 40 mulheres no comando de prefeituras localizadas nas mais variadas regiões do estado. “A Famup se coloca à disposição das nossas prefeitas para apoiá-las no que for necessário para que tenhamos mais mulheres disputando cargos eletivos e ocupando espaços de poder. Temos que unir forças contra a violência política de gênero na nossa Paraíba”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
A violência política de gênero pode ser caracterizada como todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. As mulheres podem sofrer violência quando concorrem, já eleitas e durante o mandato.
Conforme o presidente da Famup, essa violência é considerada uma das causas da sub-representação das mulheres no Parlamento e nos espaços de poder e decisão e prejudica a democracia no país.
Crime – A violência política contra a mulher passou a ser tipificada como crime em agosto de 2021, quando foi sancionada a Lei n. 14.192. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão e multa, podendo chegar a cinco anos e quatro meses se for praticado contra mulher de mais de 60 anos, gestante ou com deficiência.
Tipos de violência – A violência pode ocorrer por meio virtual (com ataques em suas páginas, fake news e deepfakes) e também nas ruas, quando as mulheres que atuam na política são atacadas por eleitores. Elas podem ser vítimas tanto em seus partidos como dentro de casa. As ações se dão de forma gradativa e podem chegar até ao assassinato.
https://wscom.com.br, 08/03/2023
Sobre esse texto é CORRETO afirmar que:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: FAFIPA
Orgão: Pref. Paraíso Norte-PR
Sobre a vida e as obras de Lygia Fagundes Telles, analise as afirmações:
I.Lygia Fagundes Telles é uma escritora brasileira que ficou conhecida por suas obras que retratam a condição humana e a sociedade brasileira. Ela foi a primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 1985.
II.Lygia Fagundes Telles é uma escritora brasileira conhecida por seus romances históricos sobre a época do Brasil colônia.
III.A obra de Lygia Fagundes Telles se concentra em histórias contemporâneas que exploram as relações humanas e questões sociais e psicológicas. Sua obra é caracterizada por uma escrita introspectiva.
IV.São obras de Lygia Fagundes Telles: Ciranda de Pedra; Verão no Aquário; As Meninas; Venha Ver o Pôr do Sol; entre outros.
Estão corretas:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: AGIRH
Orgão: Pref. Areias-SP
Leia atentamente O poema VI, integrante da parte inicial de O livro das ignorãças (publicado em 1993), chamado ´Uma didática da invenção´, parte em que o poeta define como é o seu fazer poético. E responda as questões 1, 2, 3, 4 e 5.
“No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá, Onde a criança diz:
eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
Funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
De fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.”
Estabeleça uma relação entre o poema e a seguinte frase, também de autoria de Manoel de Barros: "Não gosto de palavra acostumada".
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: AGIRH
Orgão: Pref. Areias-SP
Leia atentamente o poema Com licença poética, de Adélia Prado, escritora brasileira, para responder às questões de 1 a 5.
Com licença poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo remos
– dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – No verso “não sou tão feia que não possa casar”, o eu-lírico trata sobre dois grandes estereótipos femininos: os atributos da beleza para que uma mulher consiga se casar e a exigência do casamento como forma de legitimação da mulher.
II – O eu-lírico afirma a capacidade da mulher de se adaptar.
III–É possível afirmar que o poema em análise obedece a métrica e rimas rígidas, que trazem sonoridade para o texto.
É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
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