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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: Fênix
Orgão: Pref. Abelardo Luz-SC
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: Fênix
Orgão: Pref. Abelardo Luz-SC
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: Fênix
Orgão: Pref. Abelardo Luz-SC
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: LJ Assessoria
Orgão: Pref. Turilândia-MA
Nos trechos abaixo, observe o conteúdo e a forma das três estrofes;
I
“Os teus olhos espalham luz divina,
A quem a luz do Sol em vão se atreve:
Papoula, ou rosa delicada, e fina,
Te cobre as faces, que são cor de neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
Teu lindo corpo bálsamos vapora.
Ah! Não, não fez o Céu, gentil Pastora,
Para glória de Amor igual tesouro.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
II
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
III
- Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite na mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vaivém a nau flutua.
Analisando-se os trechos, marque a alternativa correta quanto ao estilo literário.
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Texto para questões 29 e 30
Cantiga
Ai! A manhã primorosa
do pensamento…
Minha vida é uma pobre rosa
ao vento.
Passam arroios de cores
sobre a paisagem.
Mas tu eras a flor das flores,
imagem!
Vinde ver asas e ramos,
na luz sonora!
Ninguém sabe para onde vamos
agora.
Os jardins têm vida e morte,
noite e dia…
Quem conhecesse a sua sorte,
morria.
E é nisso que se resume
o sofrimento:
cai a flor, – e deixa o perfume
no vento!
(Cecília Meireles)
Sobre a autora Cecília Meireles e sua obra é possível afirmar:
1- A literatura de Cecília Meireles é composta por um hibridismo de formas, estilos e conteúdo.
2- Na obra de Cecília Meireles é possível encontrar características das poesias romântica, parnasiana e simbolista com o uso de formas fixas, de esquemas de rimas e de linguagem elevada.
3- Temas como o amor, a solidão, a melancolia, a brevidade do tempo e a contemplação da vida compõem a sua obra em uma escrita delicada e repleta de afetividade.
4- Cecília também desenvolveu uma linguagem sensorial e intuitiva para descrever os sentimentos humanos.
São verdadeiras:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Texto para questões 29 e 30
Cantiga
Ai! A manhã primorosa
do pensamento…
Minha vida é uma pobre rosa
ao vento.
Passam arroios de cores
sobre a paisagem.
Mas tu eras a flor das flores,
imagem!
Vinde ver asas e ramos,
na luz sonora!
Ninguém sabe para onde vamos
agora.
Os jardins têm vida e morte,
noite e dia…
Quem conhecesse a sua sorte,
morria.
E é nisso que se resume
o sofrimento:
cai a flor, – e deixa o perfume
no vento!
(Cecília Meireles)
Considerando o poema “Cantiga” de Cecilia Meireles, analise as proposições a seguir:
1- A vida é apresentada metaforicamente como uma rosa.
2- O eu lírico cria a analogias a partir da ideia de que os seres humanos se apegam às aparências, que estão destinadas a desaparecer com a passagem do tempo.
3- A regularidade dos ciclos da natureza comprova a transitoriedade da vida.
4- Na última estrofe, revela-se a razão do sofrimento humano: as lembranças do passado continuam a existir, mesmo depois da destruição da forma que as gerou.
São verdadeiras:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
São características da obra de Clarice Lispector:
1- a descrição psicológica das personagens;
2- a discussão de temas subjetivos, abstratos;
3- o retrato de vidas cotidianas sob uma ótica pessoal;
4- a presença de narradores em primeira pessoa;
5- a existência da epifania.
São verdadeiras
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Assinale a alternativa que apresenta somente características do Barroco brasileiro:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Leia o poema abaixo de João Cabral de Melo Neto para responder a questão 26.
A educação pela pedra
Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, frequentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
João Cabral de Melo Neto
Analise as proposições abaixo colocando ( V ) para o que for verdadeiro e ( F ) para o que for falso.
( ) João Cabral de Melo Neto faz parte da chamada geração de 45 do modernismo brasileiro.
( ) João Cabral de Melo Neto rejeitava a forma modernista de escrever, sendo contra as estrofes e versos livres, parodia, poema-piada, entre outros aspectos. Os poemas de João Cabral são milimetricamente pensados.
( ) O poema que dá nome ao livro “A educação pela pedra”, logo na primeira estrofe relaciona a escrita com a pedra que é a ausência da condensação, ênfase e concretude da pedra.
( ) Na segunda estrofe a pedra é movida para o sertão, para a alma do sertanejo, e se mantém pétrea, mostrando que seus versos não irão expor seus sentimentos mais íntimos, apenas a objetividade.
( ) A pedra nos remete à aridez humana e geográfica do Nordeste e é símbolo constante na obra do autor, fazendo confluir a temática social (linguagem-objeto) com a reflexão sobre o fazer poético no próprio texto artístico (metalinguagem).
A sequência correta de cima para baixo é:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Leia o texto abaixo para responder as questões 24 e 25.
Como Dois Animais
Alceu Valença
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Mas uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Se amando na praça como os animais
Uh, no carnaval
No carnaval
Comparando a canção “ Como dois animais” com o livro “ O Cortiço “ de Aluísio de Azevedo, é possível afirmar:
I- Há semelhanças entre os pares: Jerônimo e Rita baiana, o cão vagabundo e a onça pintada. Rita e a onça personificam a fêmea, que não se deixa prender, que seduz e usa enquanto há interesse. Jerônimo e o cão vagabundo são enfeitiçados pelo sensualismo e a força de suas fêmeas, são fortes, mas sucumbem aos seus encantos.
II- Jerônimo chega a ficar doente de desejo de possuir Rita, o cão vagabundo fica com os nervos de aço no chão. Jerônimo olha cheio de desejo para Rita dançando, enquanto o cão vagabundo olha a pintada no cio.
III- O romance retrata claramente o romance de Jerônimo e Rita como algo ilegal, adúltero, já o amor do cachorro vadio e da onça pintada, pode ser justificado pelo carnaval, uma festa profana em que excessos são permitidos.
É ou são verdadeira(s) a(s) proposição(ões):
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