Foram encontradas 30 questões.
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Texto para questões 29 e 30
Cantiga
Ai! A manhã primorosa
do pensamento…
Minha vida é uma pobre rosa
ao vento.
Passam arroios de cores
sobre a paisagem.
Mas tu eras a flor das flores,
imagem!
Vinde ver asas e ramos,
na luz sonora!
Ninguém sabe para onde vamos
agora.
Os jardins têm vida e morte,
noite e dia…
Quem conhecesse a sua sorte,
morria.
E é nisso que se resume
o sofrimento:
cai a flor, – e deixa o perfume
no vento!
(Cecília Meireles)
Sobre a autora Cecília Meireles e sua obra é possível afirmar:
1- A literatura de Cecília Meireles é composta por um hibridismo de formas, estilos e conteúdo.
2- Na obra de Cecília Meireles é possível encontrar características das poesias romântica, parnasiana e simbolista com o uso de formas fixas, de esquemas de rimas e de linguagem elevada.
3- Temas como o amor, a solidão, a melancolia, a brevidade do tempo e a contemplação da vida compõem a sua obra em uma escrita delicada e repleta de afetividade.
4- Cecília também desenvolveu uma linguagem sensorial e intuitiva para descrever os sentimentos humanos.
São verdadeiras:
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Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Texto para questões 29 e 30
Cantiga
Ai! A manhã primorosa
do pensamento…
Minha vida é uma pobre rosa
ao vento.
Passam arroios de cores
sobre a paisagem.
Mas tu eras a flor das flores,
imagem!
Vinde ver asas e ramos,
na luz sonora!
Ninguém sabe para onde vamos
agora.
Os jardins têm vida e morte,
noite e dia…
Quem conhecesse a sua sorte,
morria.
E é nisso que se resume
o sofrimento:
cai a flor, – e deixa o perfume
no vento!
(Cecília Meireles)
Considerando o poema “Cantiga” de Cecilia Meireles, analise as proposições a seguir:
1- A vida é apresentada metaforicamente como uma rosa.
2- O eu lírico cria a analogias a partir da ideia de que os seres humanos se apegam às aparências, que estão destinadas a desaparecer com a passagem do tempo.
3- A regularidade dos ciclos da natureza comprova a transitoriedade da vida.
4- Na última estrofe, revela-se a razão do sofrimento humano: as lembranças do passado continuam a existir, mesmo depois da destruição da forma que as gerou.
São verdadeiras:
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São características da obra de Clarice Lispector:
1- a descrição psicológica das personagens;
2- a discussão de temas subjetivos, abstratos;
3- o retrato de vidas cotidianas sob uma ótica pessoal;
4- a presença de narradores em primeira pessoa;
5- a existência da epifania.
São verdadeiras
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Assinale a alternativa que apresenta somente características do Barroco brasileiro:
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Leia o poema abaixo de João Cabral de Melo Neto para responder a questão 26.
A educação pela pedra
Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, frequentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
João Cabral de Melo Neto
Analise as proposições abaixo colocando ( V ) para o que for verdadeiro e ( F ) para o que for falso.
( ) João Cabral de Melo Neto faz parte da chamada geração de 45 do modernismo brasileiro.
( ) João Cabral de Melo Neto rejeitava a forma modernista de escrever, sendo contra as estrofes e versos livres, parodia, poema-piada, entre outros aspectos. Os poemas de João Cabral são milimetricamente pensados.
( ) O poema que dá nome ao livro “A educação pela pedra”, logo na primeira estrofe relaciona a escrita com a pedra que é a ausência da condensação, ênfase e concretude da pedra.
( ) Na segunda estrofe a pedra é movida para o sertão, para a alma do sertanejo, e se mantém pétrea, mostrando que seus versos não irão expor seus sentimentos mais íntimos, apenas a objetividade.
( ) A pedra nos remete à aridez humana e geográfica do Nordeste e é símbolo constante na obra do autor, fazendo confluir a temática social (linguagem-objeto) com a reflexão sobre o fazer poético no próprio texto artístico (metalinguagem).
A sequência correta de cima para baixo é:
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Leia o texto abaixo para responder as questões 24 e 25.
Como Dois Animais
Alceu Valença
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Mas uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Se amando na praça como os animais
Uh, no carnaval
No carnaval
Comparando a canção “ Como dois animais” com o livro “ O Cortiço “ de Aluísio de Azevedo, é possível afirmar:
I- Há semelhanças entre os pares: Jerônimo e Rita baiana, o cão vagabundo e a onça pintada. Rita e a onça personificam a fêmea, que não se deixa prender, que seduz e usa enquanto há interesse. Jerônimo e o cão vagabundo são enfeitiçados pelo sensualismo e a força de suas fêmeas, são fortes, mas sucumbem aos seus encantos.
II- Jerônimo chega a ficar doente de desejo de possuir Rita, o cão vagabundo fica com os nervos de aço no chão. Jerônimo olha cheio de desejo para Rita dançando, enquanto o cão vagabundo olha a pintada no cio.
III- O romance retrata claramente o romance de Jerônimo e Rita como algo ilegal, adúltero, já o amor do cachorro vadio e da onça pintada, pode ser justificado pelo carnaval, uma festa profana em que excessos são permitidos.
É ou são verdadeira(s) a(s) proposição(ões):
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Leia o texto abaixo para responder as questões 24 e 25.
Como Dois Animais
Alceu Valença
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Mas uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Uma moça bonita, de olhar agateado
Deixou em pedaços o meu coração
Uma onça pintada e seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos de aço no chão
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Foi mistério e segredo e muito mais
Foi divino brinquedo e muito mais
Se amar como dois animais
Meu olhar vagabundo de cachorro vadio
Olhava a pintada, e ela estava no cio
E era um cão vagabundo e uma onça-pintada
Se amando na praça como os animais
Se amando na praça como os animais
Uh, no carnaval
No carnaval
Analise as proposições a seguir:
I – A canção de Alceu Valença, “Como dois animais”, apesar de ser contemporânea, apresenta características do movimento literário chamado de Realismo.
II – N a análise do título da canção há traços do Determinismo em que, arrastado pela necessidade do sexo, embriagado pela altivez da fêmea, o homem se transforma em animal, caracterizando assim a zoomorfização.
III- No primeiro verso da música o autor compara o olhar da moça com o olhar agateado de um felino, dessa metáfora abstrai-se o comportamento noturno dos gatos.
IV - Ao comparar a moça à onça, o autor quer mostrar a força da sedução, a beleza deslumbrante do felino que pode ser fatal, pois deixa os seus nervos de aço no chão.
V-A palavra cio reflete o universo naturalista que não se deixa intimidar nas descrições da vida real.
Analisando as proposições acima é possível afirmar:
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Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA
Em 2022 comemorou-se o centenário da Semana de Arte Moderna. A Semana de Arte Moderna foi o evento que deu visibilidade para uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira, O Modernismo. Sobre a Semana de Arte Moderna analise as proposições abaixo:
1- Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna contou com a participação de vários artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
2- O evento provocou grandes e profundas transformações nas artes de nosso país – que, a partir daquele momento, romperiam definitivamente com a cultura europeizante ao propor o abrasileiramento nas artes plásticas, na música e na literatura.
3- Entre os organizadores da Semana, estavam Mário e Oswald de Andrade, que, posteriormente, ao lado de Manuel Bandeira (que não participou do evento), formaram a célebre tríade modernista.
4- Os artistas da Semana de Arte Moderna eram, em sua maioria, descendentes de famílias cafeeiras de São Paulo, em uma época que predominava a política do “Café com Leite” e por isso tinham grande influência nos assuntos sociais da sociedade.
São verdadeiras:
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Menegassi assevera que as estratégias de leitura não amadurecem sozinhas. Tampouco se desenvolvem, emergem, ou aparecem no aluno porque o professor deseja. O autor postula que o processo de leitura passa por quatro estratégias fundamentais, considerando o exposto associe cada estratégia de leitura a sua característica, descrição e significado:
( 1 ) Seleção
( 2 ) Antecipação
( 3 ) Inferência
( 4 ) Verificação
( ) São ações que unem o conhecimento que não está explícito no texto, porém possível de ser captado com o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto.
( ) São predições que o leitor constrói sobre o texto que está lendo, possibilitando-lhe a antecipação do conteúdo, mantendo a atenção no objetivo determinado inicialmente.
( ) São ações que possibilitam ao leitor ater-se somente ao que lhe é útil, desprezando itens considerados irrelevantes.
( ) A confirmação ou não das antecipações e das inferências realizadas, que se constrói no processamento da leitura do texto.
A sequência correta é:
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A partir das concepções de linguagem, língua, fala e escrita analise as proposições a seguir, colocando ( V ) para o que for verdadeiro e ( F ) para o que for falso:
( ) As pessoas falam para serem “ouvidas”, às vezes para serem respeitadas e também para exercerem uma influência no ambiente em que realizam os atos linguísticos.
( ) As regras que governam a produção apropriada dos atos de linguagem levam em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte.
( ) A língua padrão é um sistema comunicativo ao alcance de uma parte reduzida dos integrantes de uma comunidade; é um sistema associado a um patrimônio cultural apresentado como um “corpus” definido de valores, fixados na tradição escrita.
( ) Escrever nunca foi e nunca vai ser a mesma coisa que falar: é uma operação que influi necessariamente nas formas escolhidas e nos conteúdos referenciais.
( ) A separação entre variedade “culta” ou “padrão” e as outras é tão profunda devido à vários motivos: a variedade culta é associada à escrita e é associada à tradição gramatical; é inventariada nos dicionários e é a portadora legitima de uma tradição cultural e de uma identidade nacional.
( ) As relações entre linguagem e classe social são particularmente importantes para o ensino da língua materna, sobretudo nas escolas que servem às camadas populares.
A sequência correta de cima para baixo é:
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Caderno Container