Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

3198764 Ano: 2023
Disciplina: Português
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Texto para questões de 06 a 09.

Por que nunca chegaremos à verdade?

Eu não acredito na transparência do olhar sobre mim ou sobre os outros. O olhar puro e transparente _______________(pressupor) uma essência e uma capacidade que eu acredito que não _____________ (ser) portadores. Eu não poderia olhar para mim, porque não tenho uma essência e nem sou permanentemente algo. Eu sou uma soma de muitas coisas e ______________(poder) ter, sobre mim, opiniões muito variadas e distintas.

Uma fábula indiana de que gosto muitíssimo narra que quatro cegos se ________________(aproximar) de um elefante. O primeiro cego, que nunca tinha visto um elefante diz, ao apalpar seu abdômen, que ele se parece com uma parede. Outro cego diz que ele se parece com uma corda, ao apalpar sua cauda. O terceiro diz que ele se parece com quatro colunas, ao apalpar suas pernas, e o último cego diz que o elefante se parece com uma espada, ao apalpar o marfim. Todos os quatro _____________(ter) razão e todos eles deram uma visão parcial do elefante. A verdade não é a soma dos quatro, porque o elefante não é uma parede, corda, colunas e espada: é algo ainda além disso.

Eu não acredito na transparência. Porém, não acredito também que estamos condenados ao olhar opaco. Ao defender que não existe o olhar opaco, quero dizer que não estamos condenados ao narciso permanente de nós mesmos num espelho, como uma velha que pergunta ao espelho se _______________(haver) alguém mais bela do que ela, e que só aceita uma resposta ou ameaça quebrar o espelho, caso a resposta não seja aquela.

Eu não acredito na transparência e nem na opacidade do olhar. Eu acredito que o exercício crítico, a filosofia, a psicanálise, a história, a antropologia, a sabedoria, a idade, a experiência, a dor – todas essas coisas podem tornar o meu olhar cada vez mais translúcido.

Cada vez mais eu olho para os outros, mas nunca os verei. Cada vez mais eu olho para mim, mas nunca ________________(captar), pois sempre me falta a experiência totalizadora, a última, a absoluta - que é morrer. Logo, nunca terei domínio de tudo, por que não sei ainda como é morrer.

Como diz Woody Allen: “Não tenho nada contra a morte. Só não gostaria de estar presente.”

Há a ideia de que a morte é a dor, mas, na verdade, é o último grande aprendizado. Padre Vieira diz que a morte é o espaço entre duas portas de diamante e que eu não posso retroceder diante delas, só avançar. Logo, o medo é natural.

Todos falam de uma angústia em quem está morrendo, em uma vontade de estar acompanhado, mas, ninguém vai conosco. Mesmo que seja um avião caindo, mesmo que seja a pessoa que está do meu lado caindo, ela não vai comigo para o mesmo lugar. Eu não sei para onde ela vai e não sei para onde ninguém vai. O resultado é que este aprendizado é o mais doloroso, mas, é mais uma etapa de tornar o opaco translúcido.

Desejar a utopia como transparência, rejeitar como autismo ontológico a opacidade, e aceitar como realidade subjetiva o translúcido são, hoje, as minhas crenças aos 50 anos. É um pouco complexo traduzir assim, mas, é a ideia de que, sim, é possível ver.

Digo isso por que há pessoas que eu conheço que se veem mais do que outras. E há pessoas que têm uma ideia de si inteiramente equivocada, entendendo como equívoco uma ideia única da pessoa sobre si, não compartilhada por mais ninguém ao redor dela. Convivi a vida inteira com alunos, professores e colegas que têm de si uma ideia inteiramente diferente do que os outros pensam dessa pessoa, mas, isso não quer dizer que a pessoa esteja errada, porque ela sozinha pode estar correta e o mundo pode estar errado.

Volto à velha ideia do homem que, andando na contramão numa estrada, vê todos buzinando para ele e ouve no rádio que há um louco andando na contramão, e ele diz: um não, milhares de loucos andando na contramão. Provavelmente, este homem, além de sua falta de senso de direção, é uma pessoa autocentrada e feliz.

Leandro Karnal.

Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que último, alguém, crítico, angústia e avião, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198673 Ano: 2023
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um esportista brasileiro, considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol. Pelé faleceu no último dia 29 de dezembro de 2022. Pelé é natural de qual cidade brasileira?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198671 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

A avaliação da aprendizagem constitui uma importante ferramenta pedagógica para o cotidiano das escolas de Ensino Fundamental. Avaliar o processo de ensino e aprendizagem é um importante processo contínuo no cotidiano escolar e deve propiciar aos estudantes avanços progressivos e qualitativos e aos professores a satisfação dos bons resultados de sua prática docente. Tendo como base os estudos sobre a avaliação da aprendizagem, coloque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental não deve seguir modelos ou haver mecanismos seletivos nem classificatórios. A escola deve oportunizar ao aluno uma educação básica de qualidade para que todos os cidadãos tenham acesso aos conhecimentos necessários.

( ) A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.

( ) A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. É necessário medir para dar nota e verificar o índice da aprendizagem.

( ) A avaliação desenvolvida de forma quantitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos.

( ) A avaliação formativa é uma forma que busca identificar as insuficiências principais na aprendizagem inicial, necessária à realização de momento privilegiado de aprendizagens. Além de providenciar elementos para de maneira oportuna, orientar a organização do ensino-aprendizagem em etapas posteriores favorecendo a aquisição de novos conhecimentos.

Da análise das proposições temos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198669 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Para entender Vygotsky e a psicologia histórico – social é preciso levar em conta o fato de que ele enxergava o desenvolvimento do ser humano usando uma perspectiva sociocultural, ou seja, ele afirmava que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198667 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

A Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008, trouxe novas concepções à atuação da educação especial, em nossos sistemas de ensino. Assim, o papel da educação inclusiva é de fundamental importância, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam ao processo de escolarização:

I- De alunos com deficiência visual e auditiva regulamente matriculados nas escolas públicas e privadas.

II- De alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.

III- De alunos com deficiência matriculados somente nas escolas privadas.

IV

V- De alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas profissionais.

VI- Para alunos apenas com deficiências leves regularmente matriculados na escola públicas.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198665 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Quando pensamos em educação é inevitável discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura. O que implica em analisar os fundamentos históricos e filosóficos, já que a educação, em si, só é possível através da transmissão do conhecimento ao longo do tempo, por meio do diálogo, do contato entre as pessoas. Sem socialização, contextualizada no âmbito escolar, não existe educação. No que diz respeito aos fundamentos da educação, julgue os itens abaixo em verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ).

( ) A educação, a transmissão do saber acumulado pela humanidade, não se concretiza somente na escola, acontece também de maneira informal (sem norma ou forma), não possuindo critérios, horários, hierarquia ou sistema de avaliação.

( ) Diferente da educação informal, o conhecimento escolar não é sistematizado, transmitido a partir de critérios e métodos, composto por um saber científico, dogmático.

( ) A educação institucionalizada, a escola, possui muitos defeitos e vícios, muitos dos quais advindos do sistema capitalista e estrutura social; porém, o professor, em sala de aula pode contornar estas barreiras.

( ) O paradigma do consenso influenciou intensamente a educação no Brasil, sobretudo a partir de 1930, representado pelas ideias de Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Começou a penetrar no Brasil graças a crescente industrialização, iniciada em 1920, quando a necessidade de preparar o desenvolvimento levou um grupo de intelectuais brasileiros a se interessar pela educação, vista como elemento central para remodelar a realidade.

( ) O manifesto dos pioneiros da educação nova, defendia a educação como função essencialmente pública, gratuita, obrigatória, laica e única.

Da análise do itens a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198664 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

No que diz respeito aos teóricos da Educação, associe cada teórico a ideia defendida, em seguida marque a alternativa que possui a sequência correta.

1-Maria Montessori.

2-Jean Piaget.

3-Lev Vygotski.

4-Freinet.

5-Wallon.

( ) Defende o processo de evolução do indivíduo que depende da capacidade biológica em conjunto com o meio ambiente, afetando de alguma forma seu desenvolvimento

( ) Criou um campo de investigação que chamou de epistemologia genética, teoria que foi centrada no desenvolvimento natural da criança.

( ) Para este teórico , a educação é uma conquista da criança, pois já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, caso tenhamos condições para isso. A base de sua teoria é a individualidade, atividade e a liberdade do aluno, com foco no conceito individual como simultaneamente, sujeito e objeto do ensino.

( ) Atribuía um papel importante as relações sociais e ao desenvolvimento intelectual, por isso a corrente pedagógica que teve origem pelo seu pensamento ficou conhecida como sócio-construtivista ou sócio-interacionismo.

( ) Lutou contra o ensino tradicional, centrado no professor e na cultura enciclopédica. Trouxe uma educação ativa e popular, tanto para a organização da rede de ensino como no aprendizado em si. Acreditava que era necessário transformar a escola por dentro, pois é dela que se manifestam as contradições sociais.

A alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198660 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

É conhecido mundialmente e foi o mais memorável educador brasileiro. Ele propôs a criticidade dos alunos em sala de aula, condenando o ensino que era oferecido pelas escolas, voltadas para o ensino da elite, deixando muitos alunos sem receber uma educação de qualidade, qualificada como educação bancária. E ainda, criticava a ideia de transmitir conhecimento de professor para aluno. Para ele, ninguém ensina nada a ninguém, o indivíduo precisa aprender entre si e ser mediado pelo mundo. Esse trecho faz a referência a:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198659 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ) , a jornada escolar no ensino fundamental incluirá:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198657 Ano: 2023
Disciplina: Pedagogia
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

O ensino fundamental obrigatório, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I-O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

V- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

São objetivos do Ensino Fundamental as proposições:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas