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Foram encontradas 40 questões.

2317269 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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“Natural de Curitiba, formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1984, e realiza cursos de especialização em técnicas de gravuras com vários artistas desde 1979. [...] Atualmente, é orientadora de Litografia e Gravura em Metal no Museu da Gravura, em Curitiba. Suas obras se caracterizam pela delicadeza de seus traços e pelo requinte de detalhes. Seus trabalhos foram vistos em exposições nacionais e internacionais, coletivas, mostras oficiais e individuais no Brasil e em países como Suíça, Japão, Estados Unidos, Espanha e França. Suas obras retratam uma realidade narrativa observada em instantes mágicos comparados a epifanias de contexto gráfico, nos quais a gravadora recria na atmosfera própria da gravura todo um simbolismo proveniente da imaginação. Seus tipos característicos, seus personagens – num primeiro momento – parecem para os observadores figuras saídas dos contos de fadas. Entretanto, no lirismo cativante de sua linguagem estético- artística [...].”

(Disponível em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=321.)

Este trecho se refere à artista curitibana:

 

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“Rafael, 8 anos, foi constrangido várias vezes e publicamente, pela diretora do colégio onde estuda. Não quer mais voltar às aulas.” Considerando que o fato ocorrido constitui crime contra a criança, assinale a alternativa que apresenta a pena correspondente:

 

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“Marcela, 9 anos, é aluna do Ensino Fundamental. Nas últimas semanas, chegou atrasada para as aulas, fisicamente machucada e abatida. Não se concentra e não quer falar sobre o assunto com a professora.” Considerando a situação hipotética, a quem a direção do estabelecimento de ensino deveria informar?

 

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A aprendizagem significativa instaura novamente na escola uma condição fundamental de nossa busca de conhecimento. Essa condição é a do desejo, ou seja, do conhecimento como necessidade, algo que “falta ser”, que ainda não é nos termos pretendidos ou aceitos pelo sujeito. No contexto da competência relacional, isso é interessante porque o desejo instaura-se como busca e como complementaridade. A busca supõe a devoção daquele que deseja, isto é, trabalho, compromisso, responsabilidade. Complementaridade supõe sair dos limites de onde se encontra e incluir um outro todo como parte. Marías analisa essa questão no plano do jogo, como forma de ilusão. Ou seja, o que anima os adversários em um jogo é a mesma ilusão: vencer. Essa ilusão corresponde ao que se chama de “desejo com argumento”, ou seja, como falta traduzida em ações de busca, dirigidas por um objetivo ou finalidade, ações que são reguladas por essa meta a ser alcançada. Daí a dupla condição para competência relacional: desejo e devoção. Desejo como fim ou direção. Devoção como meio ou instrumento. Ou, como quer a sabedoria popular: “quem ama, cuida”.

Desejo e devoção são cognitivos e afetivos ao mesmo tempo. Cognitivos porque supõem uma formulação, uma pergunta, hipótese ou proposição. Porque supõem construção de recursos, tomadas de decisão, avaliação reguladora etc. Afetivos porque supõem um querer, supõem a atribuição de uma significação pessoal, no sentido de que algo ainda não é para um sujeito, mas “deve” ser.

A aprendizagem significativa supõe que se encontre “eco” no sujeito a quem é proposta. Daí sua vinculação com uma forma relacional de competência. A aprendizagem significativa é uma das condições defendidas por Piaget para um método pedagógico ser construtivo. Significativa porque expressa essa categoria da paixão: deixar-se, como sujeito a ser atravessado por um objeto; por isso, estar envolvido, interessado, ativo, em tudo o que corresponde a sua assimilação. Por isso, Piaget, ao menos com as crianças, era muito crítico ao que chamava de “verbalismo da sala de aula”. O verbalismo refere-se às exposições orais (explicações) para crianças sobre temas que as excluem por sua natureza formal, conceptual, adulta. A consequência disso, não raro, é a presença de crianças apáticas, desinteressadas, passivas, ou, então, agitadas, indisciplinadas e pouco cooperativas. As mesmas exposições com adultos podem ser positivas, pois esses possuem mais recursos cognitivos para relacionarem-se com essa forma de linguagem. Ou seja, um adulto, mesmo que só escutando, tem recursos de pensamento para manter um “diálogo” ativo (anota, faz associações, concorda etc.) com o assunto que está sendo exposto.

(Lino de Macedo. Competências e

Habilidades: Elementos para uma Reflexão Pedagógica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Fragmento.)

“O verbalismo refere-se às exposições orais (explicações) para crianças sobre temas que as excluem por sua natureza formal, conceptual, adulta.” A justificativa para o uso do acento grave indicador de crase no trecho destacado anteriormente é a mesma vista em:

 

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2134248 Ano: 2021
Disciplina: Música
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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De acordo com a classificação dos instrumentos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Melódicos.

2. Harmônicos.

3. Rítmicos.

( ) Piano.

( ) Flauta.

( ) Oboé.

( ) Violão.

( ) Pandeiro.

( ) Sanfona.

( ) Voz humana.

A sequência está correta em

 

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2134247 Ano: 2021
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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Em 1937, os Estúdios Walt Disney lançaram o primeiro longa -metragem animado, sendo possível observar a evolução técnica e a qualidade de traços e movimentos. O primeiro longa-metragem lançado pelos Estúdios Walt Disney foi:

 

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2134246 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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Em relação ao movimento Realista, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

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2134245 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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A gravura é uma técnica de impressão a partir de uma matriz como: xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia. No início do século XX, grandes gravadores iniciaram suas produções no Brasil, estruturando, assim, a primeira fase da gravura. São gravadores que fizeram parte da primeira fase da gravura no Brasil:

 

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2134244 Ano: 2021
Disciplina: Música
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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Os idiofones são considerados instrumentos cujo som é obtido por sua própria solidez e elasticidade, sem requerer tensão de membranas, ar ou cordas. São exemplos de idiofones:

 

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2134243 Ano: 2021
Disciplina: Música
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
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O Grupo Fato, criado em 1994, é um grupo curitibano, que faz história no cenário da música popular brasileira, com seus ousados processos de composição e produção musical diferenciada. São consideradas características do trabalho musical do Grupo Fato:

 

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