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Foram encontradas 6.085 questões.

3173130 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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O psicodrama é uma abordagem que concentra-se na representação ativa de conflitos internos. Ao contrário do teatro convencional, seu propósito não é apenas encenar, mas sim ajustar a interpretação dos papéis relacionais na vida cotidiana do indivíduo e a representação de seus conflitos pessoais. No que concerne à música no psicodrama, frequentemente, os psicodramatistas fazem uso extensivo da música para facilitar o aquecimento grupal, servindo como mobilizador e suporte sonoro durante as dramatizações. A respeito desse trabalho, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Essa prática, intitulada psicomúsica, envolve o uso de música que pode ser espontaneamente criada por qualquer pessoa, utilizando o próprio corpo como instrumento (forma orgânica) e outros instrumentos como uma extensão da espontaneidade do organismo (forma instrumental).

( ) A habilidade de improvisação foi considerada uma técnica viável para aprimorar a capacidade de expressão espontânea. Foi desenvolvido um processo terapêutico psicomusical para abordar o que foi denominado como "neurose de desempenho", caracterizada pela dificuldade que músicos profissionais enfrentam ao se apresentarem em público.

( ) O objetivo do trabalho é alcançar a catarse psicomusical. Para compreender adequadamente esse trabalho, é essencial enquadrá-lo nos conceitos psicodramáticos, como ação criativa, adequação dos papéis e espontaneidade.

 

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3173129 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Na prática da musicoterapia, diversas técnicas e abordagens são empregadas com o objetivo de abordar eficazmente as questões específicas de cada paciente. Assim, o musicoterapeuta, ao lidar com as variadas demandas da sua prática clínica, deve estar preparado para intervir de maneira apropriada, visando a alcançar os objetivos desejados na terapia, tanto para o paciente quanto para os familiares e o próprio profissional de musicoterapia. Considerando-se um dos preceitos adotados na prática musicoterapêutica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Entre os métodos da musicoterapia, a ____________ destaca-se pela sua complexidade. Além de exigir do musicoterapeuta habilidades técnicas musicais, ela demanda uma musicalidade clínica que capacita o terapeuta a perceber o material sonoro do paciente e, a partir desse entendimento, transformá-lo em potencial terapêutico. No contexto desse processo, o paciente assume um papel crucial, uma vez que o conteúdo expresso por ele atua como matéria-prima para a elaboração.

 

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3172830 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Analisar a sentença abaixo:

Atuando na transformação de emoções e sentimentos, a música é considerada uma materialidade potente que contribui para o desenvolvimento da inteligência, criatividade, memorização, sensibilidade, na melhora do humor e da coordenação motora (1ª parte). Os estímulos musicais podem alterar a respiração, a circulação sanguínea, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a aceleração do metabolismo e a oxigenação, de modo a reduzir a fadiga, aumentar a atenção e estimular a memória, tornando-se útil na redução de sintomas psicossomáticos, físicos e emocionais, como angústia, ansiedade, tensão, estresse e medo (2ª parte).

A sentença está:

 

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3172829 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Na musicoterapia, as experiências musicais representam ferramentas presentes na prática musicoterapêutica. Ao se apresentarem como técnicas, possibilitam a integração e o suporte à experiência imediata da pessoa. Essas experiências são estruturadas por meio de procedimentos, proporcionando uma metodologia de intervenção utilizada:

I. Durante a fase diagnóstica, atuando como uma forma de compreensão relacional.

II. No processo terapêutico, enfocando a experiência de interação e criatividade.

III. Na fase de avaliação, concentrando-se no reconhecimento das necessidades.

Estão CORRETOS:

 

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3172822 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Considerado um expoente decisivo para a abordagem antropológica na etnomusicologia, o antropólogo americano Alan P. Merriam destaca a diferença entre "usos" e "funções" da música. Ele observa que a forma como uma música é empregada pode determinar sua função, mas isso não implica necessariamente que a música tenha sido criada para aquela função. Com base em algumas de suas concepções sobre as funções da música na sociedade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Função de expressão emocional.

(2) Função de divertimento, entretenimento.

(3) Função de comunicação.

(4) Função de impor conformidade às normas sociais.

( ) A música transmite informações diretamente àqueles que compreendem a linguagem expressa. Ela comunica emoção, ou algo análogo à emoção, para aqueles que entendem seu idioma.

( ) Está em todas as sociedades. Pode-se fazer uma distinção entre o simples ato de tocar ou cantar e o desempenho musical combinado com outras funções, como a função de comunicação.

( ) A música desempenha um papel significativo em diversas culturas, seja advertindo diretamente os elementos indesejáveis da sociedade ou estabelecendo indiretamente o que é considerado um sujeito desejável na comunidade.

( ) A música como uma manifestação da liberação de sentimentos e ideias, sejam reveladas ou não na comunicação verbal das pessoas.

 

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3172821 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Existe uma ideia difundida no senso comum de que todas as pessoas com autismo naturalmente terão um forte interesse, e até mesmo aptidão, para aprender um instrumento musical. Embora essa percepção não seja universal, ela motiva muitas famílias a buscar por aulas de música e a explorar tratamentos por meio da musicoterapia. A respeito da distinção no uso da música como meio de reabilitação em comparação com seu emprego como ferramenta educacional, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A musicoterapia consiste no desenvolvimento da musicalidade com o propósito de apreciar, criar música e expressar-se por meio dela.

( ) A musicalização emprega os elementos musicais de maneira a alcançar resultados predefinidos, visando a desenvolver ou restaurar funções no indivíduo, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida.

( ) Uma análise abrangente desses desdobramentos não considera a educação musical especial ou inclusiva como uma atividade terapêutica, da mesma forma que a musicoterapia não tem objetivos educacionais, embora o aprendizado informal possa ocorrer.

 

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3172820 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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A terapia musical neurológica, também conhecida como musicoterapia neurológica, é uma abordagem profundamente embasada em evidências neurocientíficas e um modelo clínico de intervenção promissor no manejo de diversas patologias que impactam o sistema nervoso. Essa modalidade utiliza um conjunto de 20 técnicas validadas e padronizadas, com a capacidade comprovada de induzir mudanças neurais que resultam em melhorias funcionais em contextos terapêuticos. Suas técnicas clínicas são adaptáveis às necessidades do paciente, com foco em intervenções musicais, e suas aplicações são direcionadas para abordar disfunções cognitivas, sensoriais e motoras resultantes de danos neurológicos. Com base em algumas dessas técnicas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Técnicas para reabilitação sensório-motoras.

(2) Técnicas para reabilitação cognitivas/afetivas.

(3) Técnicas utilizadas para o desenvolvimento da fala e da linguagem.

( ) Teoria da Entonação Melódica — VIT.

( ) Treinamento Associativo do Humor e da Memória —AMMT.

( ) Incremento Sensorial Padronizado — PSE.

( ) Estimulação Auditiva Rítmica — RAS.

 

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3172819 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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C., 45 anos, é professora de música em uma universidade renomada. Ela procurou assistência profissional depois que seu filho a alertou para uma dificuldade recorrente dela em perceber que não consegue interpretar a posição dos ponteiros de um relógio ou se localizar em um mapa. Ela enfrenta desafios para se orientar nos corredores da faculdade onde leciona e tem dificuldades em resolver problemas aritméticos relativamente simples. No entanto, é importante notar que tais dificuldades não resultam em alterações em outros processos, como a fala fluente, compreensão ou execução de melodias musicais, sequência suave de elementos de movimento, entre outros. Sobre o método da análise sindrômica, realizado pelo neuropsicólogo, analisar os itens abaixo:

I. É crucial evitar a suposição de que a manifestação de um sintoma devido a uma lesão cerebral local indique que a função perdida esteja exclusivamente naquela região comprometida.

II. Lesões em diferentes pontos desse sistema funcional podem resultar na perda da função por razões diversas, sem implicar necessariamente que a função perdida esteja localizada na área afetada pela lesão.

III. Compreende-se que cada função cognitiva é desenvolvida por um sistema funcional complexo, no qual várias áreas cerebrais colaboram para promover tal função.

Está(ão) CORRETO(S):

 

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3172818 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Como outras áreas do cérebro, a região temporal é um sistema altamente diferenciado. Devido a isso, podem ocorrer distúrbios de natureza e intensidade diferentes, dependendo da localização e da severidade de uma lesão. Por exemplo, um compositor que experimentou um grave distúrbio na audição da fala devido a uma lesão nos sistemas da região temporal esquerda conseguiu manter sua capacidade de ouvir música a ponto de, mesmo enfrentando um distúrbio severo, ainda conseguir compor peças musicais intrincadas. A respeito desse quadro, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O quadro de ________________ se manifesta como um distúrbio na percepção fonêmica, com consequências secundárias, tais como dificuldade na compreensão do significado de palavras, problemas no processo de nomeação de objetos, defeitos na fala coerente, distúrbios na escrita e desafios específicos na execução de operações intelectuais consecutivas. A gravidade desses sintomas é determinada pela extensão da dependência dessas operações em relação a características estáveis e diferenciadas na __________________. É interessante notar que lesões no lobo temporal esquerdo, que causam distúrbios significativos na audição da fala, não resultam em problemas semelhantes na audição musical.

 

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3172817 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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A partir da primeira metade do século XX, a musicoterapia passou por desenvolvimento e evolução. Suas bases epistemológicas e ontológicas têm se diversificado, ampliando as oportunidades para teorização e prática. Com base nos cinco métodos reconhecidos mundialmente, para musicoterapia, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Método Benenzon.

(2) Método Nordoff-Robbins.

(3) Método de Imagens Guiadas e Música.

(4) Método de Musicoterapia Analítica.

(5) Modelo de Musicoterapia Behaviorista.

( ) Conhecido também como Musicoterapia Criativa, este modelo sugere uma interação contínua entre o musicoterapeuta e o paciente durante os processos criativos musicais. Ao utilizar a música como linguagem, a meta e a prática consistem em envolver o indivíduo em uma experiência que o capacite a transcender os limites de seu quadro patológico.

( ) Por meio de improvisações musicais entre o paciente e o musicoterapeuta, explorando voz, pausas, instrumentos musicais e/ou sons corporais, a abordagem emprega a música como uma ferramenta criativa para acessar conteúdos inconscientes, permitindo sua expressão para análise posterior.

( ) Defende a ideia de que cada indivíduo possui uma identidade sonora única e exclusiva, formada por sua herança sonora fetal e moldada ao longo da vida, denominada de ISO — Princípio de Identidade Sonora.

( ) Os pioneiros desta abordagem sugerem conceber a música como um elemento fortalecedor, capaz de influenciar a modificação comportamental. Isso parte do pressuposto de que o comportamento humano é moldado pelos estímulos externos do ambiente.

( ) A abordagem envolve a audição de um programa musical previamente escolhido, principalmente com repertório erudito, com o objetivo de induzir estados alterados de consciência que promovam a criação de imagens.

 

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