Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2317380 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

Enunciado 3577311-1

(A UNE e a Ditadura Militar – A Verdade.)

“O ano era 1964. Apoiadores do regime ditatorial que se instalara no Brasil ateavam fogo no prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), na noite de 1º de abril. Localizado na Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro, a sede da UNE era um símbolo da luta dos estudantes. Ocupada em 1942, quando funcionava o Clube Germânia, ponto de encontro de nazifascistas durante a 2ª Guerra Mundial, a sede da UNE se tornou o primeiro restaurante universitário do país. O incêndio indicava a violência que a UNE sofreria durante a ditadura. Mesmo assim, os estudantes não se intimidaram e foram fundamentais na resistência, organizando a histórica ‘Passeata dos Cem Mil’, no Rio de Janeiro, contra o assassinato do estudante secundarista Edson Luiz durante um protesto contra o aumento do preço no restaurante Calabouço [...].”

(A UNE e a Ditadura Militar – A Verdade.)

Os movimentos estudantis, bem como os demais movimentos sociais, há muitos anos trazem grandes impactos nas relações sócio-políticas. Em relação à análise sociológica desses movimentos, é possível perceber que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2317379 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

Enunciado 3577310-1

Ao observar as imagens, considerando as ideias sobre “cultura popular” e “cultura de massa”, no viés dos pensadores da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“Rafael, 8 anos, foi constrangido várias vezes e publicamente, pela diretora do colégio onde estuda. Não quer mais voltar às aulas.” Considerando que o fato ocorrido constitui crime contra a criança, assinale a alternativa que apresenta a pena correspondente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“Marcela, 9 anos, é aluna do Ensino Fundamental. Nas últimas semanas, chegou atrasada para as aulas, fisicamente machucada e abatida. Não se concentra e não quer falar sobre o assunto com a professora.” Considerando a situação hipotética, a quem a direção do estabelecimento de ensino deveria informar?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A aprendizagem significativa instaura novamente na escola uma condição fundamental de nossa busca de conhecimento. Essa condição é a do desejo, ou seja, do conhecimento como necessidade, algo que “falta ser”, que ainda não é nos termos pretendidos ou aceitos pelo sujeito. No contexto da competência relacional, isso é interessante porque o desejo instaura-se como busca e como complementaridade. A busca supõe a devoção daquele que deseja, isto é, trabalho, compromisso, responsabilidade. Complementaridade supõe sair dos limites de onde se encontra e incluir um outro todo como parte. Marías analisa essa questão no plano do jogo, como forma de ilusão. Ou seja, o que anima os adversários em um jogo é a mesma ilusão: vencer. Essa ilusão corresponde ao que se chama de “desejo com argumento”, ou seja, como falta traduzida em ações de busca, dirigidas por um objetivo ou finalidade, ações que são reguladas por essa meta a ser alcançada. Daí a dupla condição para competência relacional: desejo e devoção. Desejo como fim ou direção. Devoção como meio ou instrumento. Ou, como quer a sabedoria popular: “quem ama, cuida”.

Desejo e devoção são cognitivos e afetivos ao mesmo tempo. Cognitivos porque supõem uma formulação, uma pergunta, hipótese ou proposição. Porque supõem construção de recursos, tomadas de decisão, avaliação reguladora etc. Afetivos porque supõem um querer, supõem a atribuição de uma significação pessoal, no sentido de que algo ainda não é para um sujeito, mas “deve” ser.

A aprendizagem significativa supõe que se encontre “eco” no sujeito a quem é proposta. Daí sua vinculação com uma forma relacional de competência. A aprendizagem significativa é uma das condições defendidas por Piaget para um método pedagógico ser construtivo. Significativa porque expressa essa categoria da paixão: deixar-se, como sujeito a ser atravessado por um objeto; por isso, estar envolvido, interessado, ativo, em tudo o que corresponde a sua assimilação. Por isso, Piaget, ao menos com as crianças, era muito crítico ao que chamava de “verbalismo da sala de aula”. O verbalismo refere-se às exposições orais (explicações) para crianças sobre temas que as excluem por sua natureza formal, conceptual, adulta. A consequência disso, não raro, é a presença de crianças apáticas, desinteressadas, passivas, ou, então, agitadas, indisciplinadas e pouco cooperativas. As mesmas exposições com adultos podem ser positivas, pois esses possuem mais recursos cognitivos para relacionarem-se com essa forma de linguagem. Ou seja, um adulto, mesmo que só escutando, tem recursos de pensamento para manter um “diálogo” ativo (anota, faz associações, concorda etc.) com o assunto que está sendo exposto.

(Lino de Macedo. Competências e

Habilidades: Elementos para uma Reflexão Pedagógica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Fragmento.)

“O verbalismo refere-se às exposições orais (explicações) para crianças sobre temas que as excluem por sua natureza formal, conceptual, adulta.” A justificativa para o uso do acento grave indicador de crase no trecho destacado anteriormente é a mesma vista em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134265 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

Segundo Oliveira e Magalhães (2014), “a busca pela igualdade prevista na Constituição Federal passa pelo atendimento de necessidades de grupos específicos em condições de subalternidade e inferioridade”. São considerados exemplos de atendimento de demandas específicas que buscam o atendimento às minorias, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134264 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

O Brasil, um país cujo histórico do desenvolvimento do capitalismo chama-se capitalismo tardio, significa que o capitalismo não seguiu o curso dos países centrais. Uma das principais características do capitalismo é o trabalho assalariado, o que, historicamente, demorou a ocorrer no país em razão do sistema escravista. A década de 1930 é considerada um marco decisivo para o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Sobre esse período, assinale a afirmativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134263 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

É preciso observar como o capitalismo se desenvolveu especificamente no Brasil; diferentemente do modelo europeu. Enquanto na Europa o capitalismo já vivia a sua fase monopolista, no Brasil, ainda tínhamos o escravismo. Sobre o capitalismo no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A industrialização no país não foi marcada pelo confronto da burguesia com o mundo agrário. Ao contrário, foi o capital da cafeicultura que bancou o desenvolvimento industrial.

II. A mão de obra imigrante foi requisitada no processo de industrialização brasileiro. Esses imigrantes foram responsáveis pela divulgação de ideias anarquistas entre os trabalhadores.

III. O capitalismo industrial no Brasil herdou características das relações de trabalho brutais do escravismo, tendo sido os negros incorporados ao trabalho industrial.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134262 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

Segundo Darcy Ribeiro, por baixo da aparente “uniformidade cultural brasileira esconde-se uma profunda discrepância, gerada pelo tipo de estratificação que o processo de formação nacional produziu. O antagonismo classista que corresponde a toda estratificação social aqui se exacerba, para opor uma estreitíssima camada privilegiada ao grosso da população, fazendo as distâncias sociais mais intransponíveis que as diferenças raciais”.

(RIBEIRO, Darcy. 1995.)

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo. Essa diversidade é resultado da contribuição de vários povos na formação da nossa identidade. O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) é autor de uma das obras mais importantes para se compreender a formação étnica e cultural do povo brasileiro, o ensaio histórico- antropológico “O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil”. Entre as ideias defendidas pelo autor, destaca-se:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134261 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: Consulplan
Orgão: SEED-PR
Provas:

“Um dos vários estudos e teorias de Karl Marx dizia respeito à questão da consciência. O estudo das ideias produzidas em uma sociedade aparece nos escritos de Marx como uma problematização da noção de consciência. Outros filósofos alemães do século XIX também discutiram essa questão. Eles explicavam o processo histórico como desenvolvimento de uma consciência coletiva, isto é, diziam que a realidade material refletia o constante aperfeiçoamento e evolução da consciência e da razão humana. (realidade imaterial).”

Ao analisar o pensamento Marxista em relação ao desenvolvimento da consciência, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas