Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1316830 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

A música teve, no início do século XX, um despontar de propostas pedagógicas idealizadas por músicos, em sua maioria europeus, comprometidos com a Educação Musical. Essas propostas se expandiram para diversos países e adentraram o Brasil. Associe os pedagogos musicais anunciados na primeira coluna, com suas res-pectivas propostas relacionadas na segunda coluna:

Primeira coluna:

1- Émile Jaques-Dalcroze
2- Zoltán Kodály
3- Edgar Willems
4- Carl Orff

Segunda coluna:
( ) A educação auditiva em sua proposta é central e ela manifesta o triplo aspecto: fisiológico, afetivo e mental.
( ) Sua proposta é essencialmente estruturada no uso da voz e um dos recursos fundamentais de sua pedagogia é a manossolfa.
( ) Em sua metodologia, os elementos da música são estudados por meio da movimentação corporal.
( ) A essência de sua proposta está na educação musical elementar, educação interligada ao movimento, à dança e à linguagem.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1294054 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

Na década de 1990, as críticas à polivalência e ao esvaziamento das práticas pedagógicas geradas pela Edu-cação Artística - estabelecida desde a Lei nº 5.692/1971 - se fortalecem gradativamente através das pesquisas acadêmicas, congressos e encontros nos diversos campos da arte. O reflexo dessas discussões propicia, entre outros fatores, a mudança da nomenclatura do componente curricular na lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996). Em seu §2º do Art. 26, a LDB determina: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Um ano após a promulgação da lei, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-Arte, MEC/SEF, 1997; 1998) definem o ensino da arte em quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. A partir disso, no que diz respeito às diferentes linguagens que compõe o componente curricular arte, ocorreram atualizações na Lei nº 9.394/1996, especificamente no §6º do Art. 26. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- A Lei nº 11.769/2008 inclui o §6º no Art. 26: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o §2º deste artigo”.

II- A Lei nº 12.693/2012 altera o §6º do Art. 26: “A música e as artes visuais deverão ser conteúdos obrigatórios, do componente curricular de que trata o §2º deste artigo”.

III- A Lei nº 13.278/2016 modifica o §6º do Art. 26: “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o §2º deste artigo”.

IV- A Lei nº 14.542/2018 modifica o §6º do Art. 26: “As artes visuais, as cênicas, a dança, a música e o cinema são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o §2º deste artigo”.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1293816 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

Maura Penna, no capítulo introdutório do livro Pedagogias em Educação Musical, reflete acerca da função dos métodos e do papel do professor de música. De acordo com a autora, “é indispensável articular o ‘que’ e ‘como’ para ensinar efetivamente, quer dizer, para desenvolver um verdadeiro processo educativo, compreendido não apenas como transmissão de conteúdos, mas como um processo de desenvolvimento de capacidades (habilidades, competências) do aluno, de modo que ele se torne capaz de apropriar-se significativamente de diferentes saberes e fazer uso pessoal destes em sua vida”. Nesse sentido, no que diz respeito ao papel do professor de música, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Os professores, como profissionais reflexivos, precisam, constantemente, avaliar o próprio processo de ensino e aprendizagem em curso, tomando decisões que permitam realizar os objetivos propostos, dentro dos limites e possibilidades da situação educativa concreta.

II- O professor de música ao aplicar/adotar um material didático, que comumente na área de música é chamado de “método”, como, por exemplo, fala-se do “método x de flauta doce”, sem conhecer seus princípios, fundamentação e concepções, descontextualizado de sua situação de ensino real, acabará atuando como um mero reprodutor de propostas pedagógicas, embora possa receber um “treinamento” que procura garantir uma utilização adequada do referido material.

III- É necessário conhecer criticamente diferentes métodos de educação musical com suas respectivas conceções de mundo, de música, entre outros aspectos relevantes, para aprender com as experiências já realizadas, com as propostas já sistematizadas, sem, no entanto, torná-los uma “camisa de força”.

IV- O ensinar constitui-se numa atividade bastante complexa, em que é preciso dar, ao conteúdo que se ensina, uma forma que sustente uma verdadeira ação educativa.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) de uma pessoa é realizado dividindo sua massa, em kg, pela sua altura (em metros) ao quadrado, ou seja:

!$ IMC=\dfrac{massa(kg)}{altura(m)\cdot altura(m)} !$

Se o valor do IMC ficar entre 18,5 e 24,9, a pessoa é considerada com peso normal. Para que Lucas, que tem 1,60 m de altura, tenha um IMC com valor igual a 20,0, pode-se afirmar que sua massa deve ser, em kg, de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285478 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

Destacam-se abaixo propostas pedagógicas brasileiras de alguns dos maiores educadores musicais Isso posto, associe os pedagogos musicais anunciados na primeira coluna, com suas respectivas propostas relacionadas na segunda coluna:

Primeira coluna:
1- Heitor Villa-Lobos
2- Hans-Josquim Koellreutter
3- José Eduardo Gramani
4- Lucas Ciavatta

Segunda coluna:
( ) Naturalizado brasileiro sua proposta é voltada à formação musical e humana de todos, visando contribuir para os processos de conscientização do novo.
( ) Não visava à formação de músicos, mas de indivíduos que soubessem apreciar música e que tivessem no âmago de suas identidades o sentido de cooperação coletiva, patriotismo e disciplina, elevando seu nível intelectual e cultural.
( ) Desenvolveu o método “O Passo”, tendo como principal objetivo a construção de uma base (modelo de regência com os pés) e o desenvolvimento da “musicalidade”.
( ) O método criado por ele é conhecido como “Rítmica” e tem por objetivo o aprimoramento da sensibilidade rítmica e, por consequência, da sensibilidade musical.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285136 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

No livro “Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula”, as autoras e organizadoras Hen-tschke e Del Ben (2003) apresentam conceitos e reflexões de questões inerentes e essenciais à docência: planejar e avaliar. As autoras trazem esse universo para o campo das práticas educativo-musicais, discutindo contradições e sugerindo princípios e procedimentos para orientação do professor de música. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- A avaliação da prática musical não é possível, visto que a música é uma área de conhecimento que trabalha com a subjetividade e autoexpressão, não existem formas coerentes de julgá-la.

II- Ao planejar uma aula de música, precisamos experimentar ideias que pretendemos colocar em prática e elaborar estratégias de ação. Nessa experimentação, acionamos nossos conhecimentos, experiências, objetivos, crenças, dialogamos com os saberes já sistematizados e com teorias, dialogamos com nossos colegas e articulamos tudo isso com o conhecimento sobre a realidade na qual trabalhamos: nossos alunos, a escola, a sociedade.

III- A avaliação é uma importante ferramenta de análise e reflexão sobre o que acontece e sobre o que aconteceu durante o ensino, sobre a interação dos alunos com os conteúdos e atividades desenvolvidas, sobre suas respostas, suas ações, suas dúvidas e questionamentos. A partir disso, também podemos tomar consciência de nossa atuação como professores.

IV- Planejar é projetar o que queremos, porém, o ensino é uma atividade complexa. Não é possível prever todos os acontecimentos que ocorrerão a partir do desenvolvimento da proposta. Portanto, o plano poderá ser transformado, recriado e, até mesmo, abandonado e substituído durante a sua implantação.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1284682 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

De acordo com Fonterrada (2008), o trabalho desenvolvido pelo compositor e educador Murray Schafer “seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meio de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro”. Nessa perspectiva, de acordo com Schafer, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Para os insensíveis, o conceito de ruído não é válido.

( ) Antes do treinamento auditivo, é preciso reconhecer a necessidade de limpar os ouvidos. Os ouvidos também executam operações muito delicadas, o que torna sua limpeza um pré-requisito importante a todos os ouvintes e executantes de música.

( ) O silêncio protege o evento musical contra o ruído. Os eventos musicais precisam dessa proteção, por serem acontecimentos sensíveis.

( ) O termo “soundscape” é traduzido nos países de língua latina como “paisagem sonora” e refere-se aos sons urbanos.

( ) Para realizar a limpeza de ouvidos, é preciso entre outros fatores, abri-los para notar sons que na verdade nunca havíamos percebido, ouvir avidamente os sons de seu ambiente e ainda os que você mesmo projeta nele.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1283807 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

Em meados da década de 1950 e início da próxima década, surge a “segunda geração” de educadores musicais na Europa e na América do Norte, entre eles John Paynter. Esse período coincide com a grande virada da produção musical, com as pesquisas da música concreta, experiências de música eletrônica e um grande interesse pelo “som” como matéria-prima da música (FONTERRADA, 2008). Além disso, segundo Mateiro (2011), passa a vigorar a “educação liberal” baseada na natureza, na espontaneidade e na liberdade, centralizando-se na criança, bem como na importância dada à psicologia. Nessa perspectiva, destaca-se abaixo alguns princípios gerais do ensino de música nesse contexto histórico. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Paynter destaca a escuta criativa, a integração da música com outras áreas artísticas, a composição e a introdução da música contemporânea nas escolas como aspectos essenciais à educação musical.

II- A grande marca do século XX foi a valorização da experiência individual e de escolas estéticas baseadas na experiência do sujeito, e não na manutenção das tradições.

III- Para Paynter, o professor de música deve ampliar a capacidade auditiva de seus alunos. Para isso, a escuta passiva é um exercício que precisa ser desenvolvido rotineiramente.

IV- Nesse contexto, o papel da música nas escolas não é o de formar instrumentistas, mas o de proporcionar o contato com a música através de experiências variadas e criativas.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Doar sangue pode salvar vidas. Essa é uma realidade diária, mas que, em Gaspar, ecoou ainda mais forte nessa última semana. Uma campanha para ajudar uma gasparense tomou conta das redes. Com o grande volume de pessoas se prontificando a doar, mas sem ter como se locomover até Blumenau, a TV Gaspar e a Prefeitura de Gaspar tomaram a iniciativa de ofertar transporte para quem quiser ajudar, não só a gasparense, mas quem mais for possível. O serviço será ofertado na terça-feira, dia 21, em dois períodos.

A Prefeitura disponibilizará um veículo para fazer o transporte dos interessados. A TV Gaspar recebe a demanda e realiza o cadastro dos interessados. São disponibilizadas 28 vagas, sendo 14 pela manhã e 14 à tarde. [...] O veículo sairá da Praça da Prefeitura às 7h45 e retorna no final da manhã. No período da tarde, a saída é às 13h45. É importante que as pessoas que forem doar se programem para permanecer no local durante toda a manhã ou tarde, conforme o período escolhido.

Para doar, é necessário ter boas condições físicas, ter entre 18 e 69 anos e mais de 50kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter diabetes, cardiopatia, nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, entre outras precauções. É necessário levar documento com foto e se alimentar de forma saudável. [...]

Disponível em: https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/20033/codNoticia/597926. Acesso em: 17 jan. 2020. [modificado]

No período “É necessário levar documento com foto e se alimentar de forma saudável.”, o trecho destacado exerce a função de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1283731 Ano: 2019
Disciplina: Música
Banca: FURB
Orgão: Pref. Gaspar-SC
Provas:

Em relação aos elementos da linguagem musical, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) A tônica da escala relativa menor coincide com o sexto grau da escala relativa maior.

( ) Síncope é um som articulado sobre tempo forte ou parte forte do tempo e prolongado até o tempo fraco ou parte fraca do tempo.

( ) Os acordes, na sua concepção clássica, são formados por terças sobrepostas.

( ) Homofonia é a sobreposição de várias melodias independentes.

( ) Polirritmia é a sobreposição de ritmos diferentes.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas