Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

O cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) de uma pessoa é realizado dividindo sua massa, em kg, pela sua altura (em metros) ao quadrado, ou seja:

!$ IMC=\dfrac{massa(kg)}{altura(m)\cdot altura(m)} !$

Se o valor do IMC ficar entre 18,5 e 24,9, a pessoa é considerada com peso normal. Para que Lucas, que tem 1,60 m de altura, tenha um IMC com valor igual a 20,0, pode-se afirmar que sua massa deve ser, em kg, de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Doar sangue pode salvar vidas. Essa é uma realidade diária, mas que, em Gaspar, ecoou ainda mais forte nessa última semana. Uma campanha para ajudar uma gasparense tomou conta das redes. Com o grande volume de pessoas se prontificando a doar, mas sem ter como se locomover até Blumenau, a TV Gaspar e a Prefeitura de Gaspar tomaram a iniciativa de ofertar transporte para quem quiser ajudar, não só a gasparense, mas quem mais for possível. O serviço será ofertado na terça-feira, dia 21, em dois períodos.

A Prefeitura disponibilizará um veículo para fazer o transporte dos interessados. A TV Gaspar recebe a demanda e realiza o cadastro dos interessados. São disponibilizadas 28 vagas, sendo 14 pela manhã e 14 à tarde. [...] O veículo sairá da Praça da Prefeitura às 7h45 e retorna no final da manhã. No período da tarde, a saída é às 13h45. É importante que as pessoas que forem doar se programem para permanecer no local durante toda a manhã ou tarde, conforme o período escolhido.

Para doar, é necessário ter boas condições físicas, ter entre 18 e 69 anos e mais de 50kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter diabetes, cardiopatia, nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, entre outras precauções. É necessário levar documento com foto e se alimentar de forma saudável. [...]

Disponível em: https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/20033/codNoticia/597926. Acesso em: 17 jan. 2020. [modificado]

No período “É necessário levar documento com foto e se alimentar de forma saudável.”, o trecho destacado exerce a função de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando a ética como reflexão sobre os problemas morais, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) É inapropriado julgar que a investigação ética recomenda um único código moral como racionalmente preferível.

( ) A pergunta básica da ética seria: “O que devemos fazer?”.

( ) A questão central da moral seria: “Por que devemos fazer?”.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Gaspar possui, aproximadamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo estimativas do IBGE (2011), em 2025, os idosos no Brasil serão aproximadamente 30 milhões de pessoas, o equivalente a 15% da população (PMG, 2019). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- De acordo com os dados divulgados pelo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, o município de Gaspar está entre as 50 melhores cidades para se viver na faixa etária de 60 a 75 anos.

II- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no último censo, realizado em 2011, a população de pessoas acima de 60 anos em Gaspar era de, aproximadamente, quinze mil pessoas.

III- A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém a Faculdade Integrativa para a Terceira Idade, que oportuniza aos cidadãos de Gaspar acima de 60 anos o desenvolvimento do conhecimento, de forma gratuita.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Pela primeira vez desde 1949, o Prêmio Nobel de Literatura de 2018 foi adiado, à época, devido a um escândalo sexual envolvendo um dos integrantes e que culminou na renúncia de seis membros votantes da Academia. Por isso, em 2019, duas pessoas foram laureadas pelos prêmios de 2018 e 2019. Elas são correta e respectiva-mente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“Transicionar em questões de gênero não deveria ser específico de pessoas trans e travestis até porque quando uma pessoa trans e travesti se levanta para dizer ‘não sou fulano, sou fulana’, todas as pessoas do círculo de convivência transicionam junto”, diz Magô Tonhon, ativista e sócia da Pajubá – Diversidade em Rede e educa-dora comunitária na Casa da Pesquisa do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS Santa Cruz, em São Paulo (HUFF POST BRASIL, 2019). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) Gaspar elegeu, em 2019, sua primeira diretora trans de uma escola do Município.

( ) Reconhecido, mundialmente, o Brasil possui exímias políticas públicas de acolhimento, segurança e pro-teção às pessoas trans.

( ) A transfobia está enraizada na naturalização da cisgeneridade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Historicamente, o país tem convivido com o racismo e o perpetuado. O mercado de trabalho também é exclu-dente. Uma pesquisa do Instituto Ethos mostra que há apenas 5% de negros nos conselhos das 500 maiores empresas do Brasil e somente 6,3% ocupam algum cargo gerencial nessas mesmas empresas. Há, portanto, um longo processo de violação da população negra (AMPARO, 2019). Ao encontro da temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Quando termos como “mulata”, “moreno(a)”, “cor do pecado”, “mercado negro”, “magia negra”, “lista negra”, “ovelha negra”, “denegrir” e “a coisa está preta” são usados, reforça-se a visão etnocêntrica de mundo.

II- O processo de seleção nas empresas também é excludente, uma vez que, para cargos de chefia, ocorre uma busca por indicação. Nesse sentido, pode-se considerar que o networking perpetua a exclusão.

III- Existe um racismo estrutural e um racismo institucional no País.

É correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019, foram registrados 1.439.471 casos de dengue no Brasil. Sabendo que a população do Brasil, em 2019, foi estimada em 210 milhões de habitantes, pode-se afirmar que a incidência de casos de dengue foi de, aproximadamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considere a seguinte afirmação: “Maria vai ao parque ou Maria vai ao cinema”. A negação dessa afirmação indica que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas