Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Leia o texto para responder a questão.
A convivência com a internet
A vida de nossas crianças e de nossos adolescentes não está simples, tampouco fácil. São tantas as tentações às quais eles estão submetidos, que fica difícil resistir. E está difícil principalmente porque a formação crítica que eles precisariam ter a respeito da vida tem sido escassa. Família e escola pouco têm investido nisso, talvez porque subestimem a capacidade de reflexão dos mais novos.
Vamos considerar a convivência deles com os recursos que a internet disponibiliza. Um passeio por blogs ou portais com artigos opinativos logo mostra, nos comentários, a violência e a agressividade com que as pessoas se manifestam, sejam elas jovens, sejam elas adultas. Penso que a internet consegue arrancar o que há de pior em muitas pessoas.
Um exemplo: um jovem de 17 anos escreveu contando que abrira uma conta no Twitter, mas que estava prestes a fechá-la porque percebera que muita gente, inclusive ele, escreve coisas impulsivamente e depois se arrepende, mas então é tarde demais, porque o texto já se espalhou.
O que podemos fazer para colaborar com uma vida mais saudável dessas crianças e dos jovens? Já temos provas de que aconselhar, mostrar os perigos e regular o uso de determinados recursos tecnológicos têm tido poucos resultados. Talvez devêssemos, então, investir mais intensamente na formação deles.
Vejo constantemente depoimentos de adultos que dizem que a educação moral, a ética, é papel da família. Mas consideremos o contexto da vida atual: a televisão educa, a internet educa, as peças publicitárias educam, os valores sociais educam também. Mesmo que a família invista fortemente na formação dos mais novos integrantes do grupo, eles estão sujeitos a muitas outras influências.
Por isso, investir na formação do espírito crítico dos mais jovens talvez seja um bom caminho. Investir nas virtudes é outra boa possibilidade. E isso é papel tanto da família quanto da escola.
Eles precisam saber que os meios de comunicação, que os modismos seguidos por seus pares, que os valores sociais que eles seguem, e tudo o mais podem – e devem – ser questionados. Mas questionados com ideias ancoradas no conhecimento.
Precisamos reconhecer: o potencial de reflexão que eles têm é alto. Só falta acreditarmos nisso.
(Rosely Sayão. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br. 19.08.2014. Adaptado)
Considere o seguinte trecho do texto:
Mesmo que a família invista fortemente na formação dos mais novos integrantes do grupo, eles estão sujeitos a muitas outras influências.
Ao se substituir a expressão em destaque, o trecho está corretamente reescrito, sem alteração de sentido e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o coreano Ban Ki-moon, confirmou, nesta segunda-feira, que estará presente à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi/2014. Assim, vai na contramão de importantes líderes internacionais que
decidiram boicotar o evento.
(Estado de S. Paulo, 3 fev.14. Disponível em < http://goo.gl/xvLfIm>. Adaptado)
O boicote se deve
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
640498 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Atibaia-SP
Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial; das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. O que se pode precisar é que a política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias e, a partir do século XIX, com o surgimento desses movimentos populares é que ela é compreendida como estratégia governamental. No caso do Brasil, a implementação das políticas sociais foram destinadas a minimizar a questão social que, nas primeiras décadas do século XX, foi tratada como questão de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
640468 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Atibaia-SP
A segurança de convívio familiar e comunitário, a ser afiançada pelo PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, refere-se ao direito de indivíduos e famílias a atendimento e/ou acompanhamento que os apoiem na superação de situações de vulnerabilidade e isolamento social, ou enfraquecimento dos seus vínculos. Por meio da garantia do direito constitucional à convivência e à proteção familiar, essa segurança tem como foco contribuir para a ampliação
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Observe a figura a seguir, extraída do MS-Word 2010, em sua configuração padrão. Ela apresenta parte das opções que aparecem quando o usuário clica em Quebras, do grupo Configurar Página, que pertence à guia Layout da Página. As descrições das opções de quebra de página foram mascaradas e marcadas de 1 a 3.
Enunciado 640303-1
Assinale a alternativa que contém a descrição da opção de quebra de página marcada pelo número 3.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Política Nacional de Assistência Social - PNAS instala no país um acelerado processo de sua normatização. O Estado brasileiro assume efetivamente sua centralidade na regulação e sua primazia na responsabilidade da condução da política de assistência social, como determinaram a Constituição de 1988 e a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Nesse cenário, os serviços socioassistenciais passam a ter reconhecida sua relevância na provisão da assistência social e sua importância como mecanismo de acesso aos direitos socioassistenciais pelo usuário. Assim é que a PNAS/2004 estabelece os elementos essenciais para a regulação desses serviços, quais sejam: a normatização dos padrões dos serviços e sua nomenclatura, válida em todo o território nacional; a qualidade na sua oferta; a criação de indicadores de monitoramento e avaliação de resultados e sua
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou nesta sexta-feira (26), em Genebra, na Suíça, uma resolução que condena os chamados “fundos abutres” e determina a investigação de suas atividades. A resolução foi promovida por uma nação que mantém uma batalha legal com fundos especulativos detentores de títulos da dívida pública do país.
(G1, 26 set.14. Disponível em <http://goo.gl/Aodsos>. Adaptado)
A nação a que se refere o texto é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com o artigo 6.º B, da Lei n.º 12.435, de 06 de julho de 2011, as proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação. Conforme estabelece o § 3.º do referido artigo, as entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS celebrarão convênios, contratos, acordos ou ajustes com o poder público para a execução de serviços, programas, projetos e ações de assistência social, aos beneficiários abrangidos por esta Lei, garantindo financiamento integral do Estado, nos limites
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Após 4 meses de uso do volume morto, Cantareira cai ao nível de maio

O nível do sistema Cantareira, que abastece um terço dos moradores da Grande São Paulo (6,5 milhões de pessoas), caiu nesta quinta-feira (11) para o mesmo nível registrado há cerca de quatro meses, quando o governo estadual começou a captar o volume morto, água que fica no fundo das represas.

(UOL, 11 set.14. Disponível em <http://goo.gl/S0LNiN>. Adaptado)

Uma outra medida proposta pelo governo para combater a crise hídrica, além da mencionada na notícia, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto para a questão.
Observe o infográfico com informações de seis usinas hidrelétricas brasileiras.
Enunciado 628840-1
(Folha de S.Paulo, 02.09.2014. Adaptado)
A potência por área alagada da usina de Itaipu, em !$ MW/m^2 !$, é igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas