Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1319264 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Ao preparar uma solução de um sal com fórmula química MX2 , onde M é um metal alcalino terroso e X um ânion monovalente, um químico percebeu que o sal praticamente não se dissolveu em água. Diante disso, procurou informações acerca de tal substância na literatura especializada e descobriu que a constante do produto de solubilidade (Kps) desta substância é 4,0×10-9 .

Quantos mmols do ânion estão presentes na solução na forma X-(aq) quando 0,10 g do sal MX2 (massa molar = 100 g∙mol-1 ) foram adicionados ao solvente (água) para preparar 100 mL de solução?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1318530 Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O atual momento vivenciado pela sociedade - em que as pessoas podem se comunicar, conversar e trocar dados rapidamente - promoveu mudanças no ordenamento legislativo brasileiro, o que levou à promulgação do Decreto n.7.724, de 16 de maio de 2012 (regulamentador da Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011), que dispõe sobre acesso à informação. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Levando-se em consideração o Decreto n. 1.171/94, que aborda sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313314 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A era da impaciência

Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário

A vida no século XXI pode não ser maravilhosa como sugerem as propagandas de telefones celulares, graças aos consideráveis impactos sociais provocados pela onipresença das novas tecnologias de comunicação e informação. Dois filmes recentes tratam do tema: Disconnect (2012) e Men, Women & Children (2014). As duas obras adoçam seu olhar crítico com uma visão humanista. O grande tema é a vida contemporânea, marcada pelo consumo de bens e estilos e povoada pelas doenças da sociedade moderna: bullying, identidades roubadas, comunicações mediadas e relações fragilizadas. No centro dos dramas, estão a internet e as mídias sociais.

Se determinados impactos sociais já são notáveis, alguns efeitos econômicos ainda estão sendo descobertos. No dia 17 de fevereiro de 2015, Andrew G. Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, realizou uma palestra para estudantes da University of East Anglia. O tema foi crescimento econômico.

Haldane inicia mostrando que o crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade, começou há menos de 300 anos. Três fases de inovação marcaram essa breve história do crescimento: a Revolução Industrial, no século XVIII, a industrialização em massa, no século XIX, e a revolução da tecnologia da informação, na segunda metade do século XX. Qual a fonte primária do crescimento econômico? Em uma palavra, paciência. Na visão do economista, é a paciência que permite poupar, o que por sua vez financia os investimentos que resultam no crescimento. Combinada com a inovação tecnológica, a paciência move montanhas. Existem também, lembra Haldane, fatores endógenos, a exemplo de educação e habilidades, cultura e cooperação, infraestrutura e instituições. Todos se reforçam mutuamente e funcionam de forma cumulativa. Pobres os países que não conseguem desenvolvê-los.

De onde veio a paciência? Da invenção da impressão por tipos móveis, por Gutenberg, no século XV, que resultou na explosão da produção de livros, sugere Haldane. Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, “reformataram” nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos. Neste caso, a tecnologia ampliou nossa capacidade mental, que, por sua vez, alavancou a tecnologia, criando um ciclo virtuoso.

E os avanços tecnológicos contemporâneos, terão o mesmo efeito? Haldane receia que não. Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário. Maior o acesso a informações, menor nossa capacidade de atenção, e menor nossa capacidade de análise. E nossa paciência sofre com o processo.

Hipnotizados por tablets e smart phones, vivemos em uma sociedade assolada pelo transtorno do déficit de atenção e pela impaciência crônica. Não faltam exemplos: alunos lacrimejam e bocejam depois de 20 minutos de aula; leitores parecem querer textos cada vez mais curtos, fúteis e ilustrados; executivos saltam furiosamente sobre diagnósticos e análises e tomam decisões na velocidade do som; projetos são iniciados e rapidamente esquecidos; reuniões iniciam sem pauta e terminam sem rumo.

Haldane conclui que os ingredientes do crescimento ainda são misteriosos, mas que a história aponta para uma combinação complexa de fatores tecnológicos e sociológicos. É prudente observar que o autor não está sugerindo uma relação direta entre o crescimento das mídias sociais e a estagnação econômica que vem ocorrendo em muitos países. Sua análise é temporalmente mais ampla, profunda e especulativa. Entretanto, há uma preocupação clara com os custos cognitivos da “revolução” da informação, que se somam aos custos sociais tratados nos dois filmes que abriram esta coluna. Não é pouco.

Fonte: Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/840/a-era-da-impaciencia-5039.html>.
Acesso em: 6 de maio de 2016. (Adaptado)

Considere as afirmativas sobre sugestões de reescrita para o fragmento Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, " reformataram" nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos.

I → Sem prejuízo da adequação gramatical e da coerência, o segmento Em termos sociais pode ser introduzido no início do período, seguido de vírgula.

II → Sem prejuízo do sentido e da concordância, o segmento promoveram pode ser considerado uma forma sinonímica de levaram a.

III → Sem alteração de sentido, o segmento "reformatamos" pode ser usado como forma alternativa à escolhida, "reformataram".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1308564 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As cores que observamos são uma consequência da interação da radiação eletromagnética com a matéria. Equipamentos modernos permitem aos cientistas de diversas áreas, inclusive da química, selecionar regiões do espectro eletromagnético para investigar processos moleculares específicos, tais como transições eletrônicas e vibrações moleculares.

Considere as seguintes afirmações:

I → Uma solução de um complexo que está sobre a bancada de trabalho de um químico tem coloração vermelha. Portanto, o espectro UV-visível desta solução deve apresentar pelo menos uma banda de absorção na região de comprimento de onda próxima do vermelho (620 - 800 nm).

II → A radiação na região de micro-ondas pode ser usada no estudo de transições rotacionais de moléculas poliatômicas.

III → Um espectro registrado na região do infravermelho contém informações sobre transições vibracionais. Tais transições, que decorrem da absorção na região do infravermelho, também são acompanhadas por transições rotacionais.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1306235 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A formação das cores dos objetos está relacionada com a região visível do espectro eletromagnético, que abrange a faixa de 400 até 760 nm. A cor apresentada pelo objeto depende do comprimento de onda absorvido !$ (λ) !$, pois assim ele é removido e não atinge o nervo ótico, fazendo com que o cérebro interprete como cor do objeto a cor complementar do comprimento de onda absorvido.

Considere os espectros de absorção representados na figura a seguir.

Enunciado 1306235-1

Agora, analise as seguintes informações:

I → O espectro C pertence a um material de cor vermelha.

II → O espectro A pode ser de um vidro transparente.

III → O objeto que gera o espectro B deve ser violeta.

IV → Todos os objetos que originam os espectros da figura absorvem no ultravioleta.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305674 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Uma grandeza útil para avaliar o grau de desvio do comportamento do modelo ideal por um gás real é o fator de compressibilidade Z, que corresponde à razão entre o volume molar do gás real e o volume molar do gás ideal. O gráfico a seguir traz a relação de Z coma pressão para alguns gases comuns.

Enunciado 1305674-1

Considerando o gráfico e as informações expostas, analise as seguintes afirmativas.

I → O desvio do comportamento ideal pelo H2 é justificado pela forte interação atrativa existente entre as moléculas constituintes do gás.

II → Em baixas pressões, o valor de Z para o etano é menor do que para o metano devido à maior interação atrativa por forças de dispersão no etano.

III → A amônia apresenta desvio acentuado por causa de fortes ligações de hidrogênio.

IV → Em pressões maiores que 400 atm, as interações repulsivas no metano são maiores que as do etano.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303727 Ano: 2016
Disciplina: Farmácia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Os melhores perfumes são, em geral, produzidos a partir de óleos essenciais, que podem ser obtidos de, por exemplo, folhas e flores, usando o aparato experimental mostrado na figura a seguir.

Enunciado 1303727-1

O aparato consiste num sistema de , no qual a amostra de folhas e/ou flores é colocada no compartimento de número . O solvente deve ser inicialmente colocado no compartimento de número 1, e, quando o experimento estiver em curso, estará . O item número 4 é um condensador, cuja finalidade principal é . O óleo essencial é uma mistura de compostos que pode ser obtida após a evaporação do solvente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303544 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As proteínas podem ser consideradas cadeias poliméricas de aminoácidos. O funcionamento da proteína depende de como esta cadeia polimérica se ajusta, e esse ajuste remete a uma conformação espacial específica ditada pela sequência de aminoácidos. Ao dobrar-se e enrolar-se para adotar esta conformação espacial específica, a proteína passa a desempenhar sua função biológica. Este processo é chamado de enovelamento proteico e é bastante sensível às modificações do meio no qual se encontra a proteína. Um dos fatores que auxilia o processo de enovelamento proteico é a hidratação, um fenômeno exotérmico, no qual moléculas de água, ao interagir com os grupos polares dos resíduos de aminoácidos, se prendem à estrutura através da formação de ligações de hidrogênio, intermediando a interação entre diferentes regiões da cadeia proteica. A desnaturação proteica consiste na perda da estrutura enovelada e liberação das moléculas de água retidas na cadeira para o meio. Esse processo é favorecido acima de 42 °C, por isso existe grande preocupação quando um indivíduo está com febre alta, pois existe o risco de seu organismo entrar em falência.

Após a leitura do exposto acima, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) para as afirmativas a seguir.

( ) O enovelamento proteico deve ser um processo exergônico na temperatura corporal média (37 °C).

( ) Como o enovelamento é acompanhado de uma redução de entropia do sistema, o processo de hidratação apresenta contribuição entálpica bastante negativa para a energia livre do sistema proteico.

( ) O aumento da temperatura corporal causado por uma febre afeta principalmente a parcela que contém a contribuição da variação da entropia para a energia livre do sistema proteico.

( ) A liberação de água consiste num processo que torna negativa a variação da entropia do sistema proteico.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976588 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O tolueno é um insumo bastante importante da indústria química, sendo utilizado como solvente em reações e para o preparo de muitas tintas e, também, como material de partida em síntese orgânica. Considere as seguintes afirmações, que descrevem algumas reações comuns em laboratórios de síntese e em algumas indústrias:

I → O tolueno reage com uma mistura de HNO3/ H2SO4, formando um composto A.

II → O composto A reage com ferro na presença de HCl, resultando na 4-metil-anilina (composto B).

III → O composto B é, então, separado em duas alíquotas: a primeira é utilizada para reação com cloreto de acetila, produzindo a substância C.

IV → A segunda alíquota do composto B é utilizada para reação com HNO2, produzindo D, que reage com NaCN para produzir E.

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) para as seguintes afirmativas.

( ) A etapa I consiste numa reação de sulfonação.

( ) A etapa II pode ser considerada uma reação de redução do composto A.

( ) O composto D é uma nitrila.

( ) O composto C é uma amida.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas