Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1318530 Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O atual momento vivenciado pela sociedade - em que as pessoas podem se comunicar, conversar e trocar dados rapidamente - promoveu mudanças no ordenamento legislativo brasileiro, o que levou à promulgação do Decreto n.7.724, de 16 de maio de 2012 (regulamentador da Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011), que dispõe sobre acesso à informação. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Levando-se em consideração o Decreto n. 1.171/94, que aborda sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313314 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A era da impaciência

Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário

A vida no século XXI pode não ser maravilhosa como sugerem as propagandas de telefones celulares, graças aos consideráveis impactos sociais provocados pela onipresença das novas tecnologias de comunicação e informação. Dois filmes recentes tratam do tema: Disconnect (2012) e Men, Women & Children (2014). As duas obras adoçam seu olhar crítico com uma visão humanista. O grande tema é a vida contemporânea, marcada pelo consumo de bens e estilos e povoada pelas doenças da sociedade moderna: bullying, identidades roubadas, comunicações mediadas e relações fragilizadas. No centro dos dramas, estão a internet e as mídias sociais.

Se determinados impactos sociais já são notáveis, alguns efeitos econômicos ainda estão sendo descobertos. No dia 17 de fevereiro de 2015, Andrew G. Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, realizou uma palestra para estudantes da University of East Anglia. O tema foi crescimento econômico.

Haldane inicia mostrando que o crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade, começou há menos de 300 anos. Três fases de inovação marcaram essa breve história do crescimento: a Revolução Industrial, no século XVIII, a industrialização em massa, no século XIX, e a revolução da tecnologia da informação, na segunda metade do século XX. Qual a fonte primária do crescimento econômico? Em uma palavra, paciência. Na visão do economista, é a paciência que permite poupar, o que por sua vez financia os investimentos que resultam no crescimento. Combinada com a inovação tecnológica, a paciência move montanhas. Existem também, lembra Haldane, fatores endógenos, a exemplo de educação e habilidades, cultura e cooperação, infraestrutura e instituições. Todos se reforçam mutuamente e funcionam de forma cumulativa. Pobres os países que não conseguem desenvolvê-los.

De onde veio a paciência? Da invenção da impressão por tipos móveis, por Gutenberg, no século XV, que resultou na explosão da produção de livros, sugere Haldane. Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, “reformataram” nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos. Neste caso, a tecnologia ampliou nossa capacidade mental, que, por sua vez, alavancou a tecnologia, criando um ciclo virtuoso.

E os avanços tecnológicos contemporâneos, terão o mesmo efeito? Haldane receia que não. Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário. Maior o acesso a informações, menor nossa capacidade de atenção, e menor nossa capacidade de análise. E nossa paciência sofre com o processo.

Hipnotizados por tablets e smart phones, vivemos em uma sociedade assolada pelo transtorno do déficit de atenção e pela impaciência crônica. Não faltam exemplos: alunos lacrimejam e bocejam depois de 20 minutos de aula; leitores parecem querer textos cada vez mais curtos, fúteis e ilustrados; executivos saltam furiosamente sobre diagnósticos e análises e tomam decisões na velocidade do som; projetos são iniciados e rapidamente esquecidos; reuniões iniciam sem pauta e terminam sem rumo.

Haldane conclui que os ingredientes do crescimento ainda são misteriosos, mas que a história aponta para uma combinação complexa de fatores tecnológicos e sociológicos. É prudente observar que o autor não está sugerindo uma relação direta entre o crescimento das mídias sociais e a estagnação econômica que vem ocorrendo em muitos países. Sua análise é temporalmente mais ampla, profunda e especulativa. Entretanto, há uma preocupação clara com os custos cognitivos da “revolução” da informação, que se somam aos custos sociais tratados nos dois filmes que abriram esta coluna. Não é pouco.

Fonte: Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/840/a-era-da-impaciencia-5039.html>.
Acesso em: 6 de maio de 2016. (Adaptado)

Considere as afirmativas sobre sugestões de reescrita para o fragmento Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, " reformataram" nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos.

I → Sem prejuízo da adequação gramatical e da coerência, o segmento Em termos sociais pode ser introduzido no início do período, seguido de vírgula.

II → Sem prejuízo do sentido e da concordância, o segmento promoveram pode ser considerado uma forma sinonímica de levaram a.

III → Sem alteração de sentido, o segmento "reformatamos" pode ser usado como forma alternativa à escolhida, "reformataram".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1307665 Ano: 2016
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O autor Coelho Neto, em publicação de 2008, afirma: “Um bom texto, dentro dos critérios da legibilidade (da linguística, ou seja, a clareza, a compreensibilidade) e daqueles que dizem respeito ao “mercado”, deve ser passível de tratamento pelas mãos dos profissionais do texto, tais como editores, preparadores, copidesques e revisores."

No contexto do processo de revisão textual e seus aspectos editoriais, assinale a alternativa correta e que apresenta maior completude em relação às atribuições do revisor de textos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296523 Ano: 2016
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Em 1991 foi criada pela Presidência da República uma comissão para uniformizar e simplificar as normas de redação de atos e comunicações oficiais. A partir do trabalho dessa comissão, foi elaborado, em 1992, o Manual de Redação da Presidência da República, com a finalidade de racionalizar e padronizar a redação das comunicações oficiais. Com base nesta normativa, assinale a questão que apresenta corretamente a distribuição dos campos destinados a elementos que, obrigatoriamente, figuram em um ofício.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
980007 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o fragmento a seguir.

Presente no ambiente digital e on-line, o fazer publicitário reconfigura-se em busca de uma adaptação diante do novo ambiente tecnológico. Com o aumento significativo do número de anunciantes e com a crescente velocidade de acesso à informação, a estratégia de conquistar o consumidor por meio de um relacionamento individual e por experiências contemplativas e estéticas tornou-se um caminho em ascensão. Desse modo, a convergência com as artes cumpre um papel fundamental na publicidade contemporânea. Hoje, acentua-se a produção de mensagens que, despertando sentimentos e emoções, proporcionam a construção de um relacionamento emotivo junto ao público receptor. Diante das possibilidades oferecidas por esse panorama, a empresa de serviços on-line e software Google vem investindo desde 1998 em estilizações artísticas no seu próprio logotipo, os Doodles.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas.

( ) Como uso de se junto ao verbo, o fazer publicitário é representado, concomitantemente, como meta e como agente promotor da reconfiguração.

( ) As agências publicitárias, espaço do fazer publicitário (ℓ.2), são referidas figuradamente como um caminho em ascensão.

( ) No texto os segmentos relacionamento individual e construção de um relacionamento são exemplos de uso da linguagem denotada e conotada, respectivamente.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979726 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o fragmento a seguir.

Uma parcela significativa da produção textual contemporânea acolhida sob a rubrica de minificção (ZAVALA, 2006) ou nanoliteratura (CONDE, 2010) configura uma modalidade de escrita já preconizada por Edgar Alan Poe (1809-1849) e experimentada, em especial, entre os escritores hispano-americanos desde o século passado.

Atualmente, os escritores lançam mão das novas ferramentas tecnológicas para produções cada vez mais intensas nessa modalidade, como afirma Fabrício Carpinejar (in CUNHA, 2011): "Uso meu twitter como um caderno de notas. Ele é meu moleskine, a minha folha aberta". No mesmo texto, o poeta e cronista gaúcho declara o que entende pelo gênero que produz no Twitter, desde 2009: "São observações avulsas, aleatórias. Assim como na crônica, a minicrônica é um texto que fala de comportamento, influencia, provoca e quer desestabilizar as certezas. São banalidades distraídas".

Estudioso de novas formas de escritura do discurso ficcional, Zavala (2006) afirma que "a minificção é indubitavelmente a manifestação literária mais característica do século XXI e permite entender a transição entre uma criação fragmentária (moderna), própria da escrita sobre o papel e uma escrita fractal (pós-moderna), própria da tela eletrônica".

Assinale a alternativa em que a nova posição de indubitavelmente expressa a ideia de ser inegável o caráter literário da minificção no quadro da literatura do século XXI.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979123 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A reflexão deste trabalho se encontra pautada no entrelaçamento que se estabelece entre os campos da publicidade e das manifestações artísticas, compreendendo-se que esse cenário híbrido, também localizado no ambiente digital e on-line, possibilita que as marcas se apresentem diferenciadas e que consolidem a busca de um relacionamento emotivo junto ao público receptor.

Fonte: MELO, C.;COVALESKI, R. Comunicação apresentada no IV Congresso
InternacionalemComunicação e Consumo. São Paulo, 2014. (Adaptado)

Se aplicado novo paralelismo em parte do período, os dois últimos "quês" podem ser removidos, o que está ilustrado a seguir.

I → [...] possibilita às marcas se apresentarem diferenciadas e a consolidação da busca de um relacionamento emotivo junto ao público receptor.

II → [...] possibilita às marcas não só uma apresentação diferenciada como também consolida a busca de um relacionamento emotivo junto ao público receptor.

III → [...] possibilita às marcas tanto uma apresentação diferenciada quanto a consolidação da busca de um relacionamento emotivo junto ao público receptor.

Em qual(is) reescrita(s) foi observada a adequada expressão do paralelismo?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976740 Ano: 2016
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Tendo por base a norma NBR 6025, correlacione cada uma das expressões a seguir com suas respectivas definições.

1 → Revisão de originais.
2 → Revisão de provas.
3 → Símbolos e sinais.

( ) Aguçado confronto do original, que apresenta todas as marcações feitas na revisão de originais, com as provas compostas, em que o revisor assinala, com os símbolos e sinais convencionados, aquilo que difere do original. Esta revisão também é chamada de revisão de cotejo, ou conferência. A partir da segunda prova o confronto é realizado com a cópia anterior e assim sucessivamente.

( ) Elementos gráficos que indicam convencionalmente as marcações de erro no texto.

( ) Normalização ortográfica, gramatical, literária e de padrões institucionais, aplicando-se as técnicas editoriais e marcações para uniformizar o texto como um todo. Também denominada como copidesque.

A sequência correta, de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976565 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o fragmento destacado a seguir.

Esta estratégia publicitária também proporciona a difusão de informações para um público que, em um primeiro momento, não apresentava interesse nos assuntos retratados nos doodles. Ela retoma conhecimentos que por vezes foram esquecidos ou não faziam parte da cultura de várias pessoas. Funcionam como um hipertexto, cujo objetivo, além dos aspectos mercadológicos, é despertar a curiosidade sobre determinado evento, sobre artistas ou sobre personalidades da ciência ou da história. Desse modo, os doodles contribuem para o crescimento do repertório cultural do seu público consumidor.

Fonte: CÂMARA, C.; AMARAL, D. (Orgs). Mídia e discurso: teoria,
consumo e produção de sentido na era da comunicação
contemporânea.João Pessoa: Editora Xeroca, p. 254, 2015. (Adaptado)

Em qual das reescritas é alterada a relação de sentido explorada no fechamento do parágrafo?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas