Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1318530 Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O atual momento vivenciado pela sociedade - em que as pessoas podem se comunicar, conversar e trocar dados rapidamente - promoveu mudanças no ordenamento legislativo brasileiro, o que levou à promulgação do Decreto n.7.724, de 16 de maio de 2012 (regulamentador da Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011), que dispõe sobre acesso à informação. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1316922 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 1316922-1

Considerando a figura e o que determina a norma as conexões (4), (7) e (8) estão previstas na norma ABNT NBR14565:2013, pode-se afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Levando-se em consideração o Decreto n. 1.171/94, que aborda sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313314 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A era da impaciência

Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário

A vida no século XXI pode não ser maravilhosa como sugerem as propagandas de telefones celulares, graças aos consideráveis impactos sociais provocados pela onipresença das novas tecnologias de comunicação e informação. Dois filmes recentes tratam do tema: Disconnect (2012) e Men, Women & Children (2014). As duas obras adoçam seu olhar crítico com uma visão humanista. O grande tema é a vida contemporânea, marcada pelo consumo de bens e estilos e povoada pelas doenças da sociedade moderna: bullying, identidades roubadas, comunicações mediadas e relações fragilizadas. No centro dos dramas, estão a internet e as mídias sociais.

Se determinados impactos sociais já são notáveis, alguns efeitos econômicos ainda estão sendo descobertos. No dia 17 de fevereiro de 2015, Andrew G. Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, realizou uma palestra para estudantes da University of East Anglia. O tema foi crescimento econômico.

Haldane inicia mostrando que o crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade, começou há menos de 300 anos. Três fases de inovação marcaram essa breve história do crescimento: a Revolução Industrial, no século XVIII, a industrialização em massa, no século XIX, e a revolução da tecnologia da informação, na segunda metade do século XX. Qual a fonte primária do crescimento econômico? Em uma palavra, paciência. Na visão do economista, é a paciência que permite poupar, o que por sua vez financia os investimentos que resultam no crescimento. Combinada com a inovação tecnológica, a paciência move montanhas. Existem também, lembra Haldane, fatores endógenos, a exemplo de educação e habilidades, cultura e cooperação, infraestrutura e instituições. Todos se reforçam mutuamente e funcionam de forma cumulativa. Pobres os países que não conseguem desenvolvê-los.

De onde veio a paciência? Da invenção da impressão por tipos móveis, por Gutenberg, no século XV, que resultou na explosão da produção de livros, sugere Haldane. Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, “reformataram” nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos. Neste caso, a tecnologia ampliou nossa capacidade mental, que, por sua vez, alavancou a tecnologia, criando um ciclo virtuoso.

E os avanços tecnológicos contemporâneos, terão o mesmo efeito? Haldane receia que não. Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário. Maior o acesso a informações, menor nossa capacidade de atenção, e menor nossa capacidade de análise. E nossa paciência sofre com o processo.

Hipnotizados por tablets e smart phones, vivemos em uma sociedade assolada pelo transtorno do déficit de atenção e pela impaciência crônica. Não faltam exemplos: alunos lacrimejam e bocejam depois de 20 minutos de aula; leitores parecem querer textos cada vez mais curtos, fúteis e ilustrados; executivos saltam furiosamente sobre diagnósticos e análises e tomam decisões na velocidade do som; projetos são iniciados e rapidamente esquecidos; reuniões iniciam sem pauta e terminam sem rumo.

Haldane conclui que os ingredientes do crescimento ainda são misteriosos, mas que a história aponta para uma combinação complexa de fatores tecnológicos e sociológicos. É prudente observar que o autor não está sugerindo uma relação direta entre o crescimento das mídias sociais e a estagnação econômica que vem ocorrendo em muitos países. Sua análise é temporalmente mais ampla, profunda e especulativa. Entretanto, há uma preocupação clara com os custos cognitivos da “revolução” da informação, que se somam aos custos sociais tratados nos dois filmes que abriram esta coluna. Não é pouco.

Fonte: Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/840/a-era-da-impaciencia-5039.html>.
Acesso em: 6 de maio de 2016. (Adaptado)

Considere as afirmativas sobre sugestões de reescrita para o fragmento Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, " reformataram" nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos.

I → Sem prejuízo da adequação gramatical e da coerência, o segmento Em termos sociais pode ser introduzido no início do período, seguido de vírgula.

II → Sem prejuízo do sentido e da concordância, o segmento promoveram pode ser considerado uma forma sinonímica de levaram a.

III → Sem alteração de sentido, o segmento "reformatamos" pode ser usado como forma alternativa à escolhida, "reformataram".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305915 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Telecomunicações
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

As especificações do IPv4 reservam 32 bits para endereçamento, o que possibilita a geração de 4 bilhões de endereços distintos. Inicialmente, esses endereços eram divididos nas Classes A, B e C. Considerando essas afirmações, analise as afirmativas.

I → A Classe A definia o bit mais significativo como 0, utilizava os 7 bits restantes do primeiro octeto para identificar a rede e os 24 bits restantes para definir endereço local. Os endereços variam de 1 a 126, e cada rede pode endereçar cerca de 16 milhões de host.

II → A Classe B definia o mais significativo como 1, utilizava os 15 bits seguintes para identificar a rede e os 16 bits restantes para definir endereço local. Os endereços variam de 127.0 até 191.254, e cada rede pode interligar cerca de 65mil hosts.

III → A Classe C definia o mais significativo como 0, utilizava os 23 bits seguintes para identificar a rede e os 8 bits restantes para definir endereço local. Os endereços de rede situam-se na faixa de 192.1.1 até 254.254.254, e cada rede pode endereçar até 254 hosts.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
980195 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação aos cabeamentos do tipo UTP (Unshilded Twisted Pair) e FTP (Foil Twisted Pair), assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa.

( ) Tanto o cabo UTP como o cabo FTP possuem 4 pares de fios de cobre.

( ) Numa rede Categoria 6, o cabeamento pode ser do tipo UTP ou FTP.

( ) Cabeamento do tipo FTP oferece uma proteção superior à interferência eletromagnética.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979974 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Telecomunicações
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Sobre sistemas troncalizados de telefonia, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas.

( ) O número de usuários em geral é muito maior do que o número de canais disponíveis.

( ) A comunicação entre dois dispositivos móveis ocorre de maneira descentralizada, não necessitando que a central de comando e controle tome ciência do estabelecimento do enlace.

( ) O GOS (Grade of Service) corresponde à probabilidade de um usuário não poder acessar o sistema troncalizado no horário de maior demanda do sistema.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979068 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Telecomunicações
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considere as seguintes afirmações.

I → O protocolo IPv6 possui 128 bits de endereçamento, enquanto o IPv4 possui apenas 32 bits.

II → No protocolo IPv6, não existe endereço de broadcast.

III → São endereços padronizados do IPv4: endereço de unicast, anycast e multicast.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976531 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Eletrônica
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considerando as constelações de símbolos utilizadas em comunicação digital, numere os parênteses de modo a associar as figuras aos nomes correspondentes.

( )

Enunciado 976531-1

( )

Enunciado 976531-2

( )

Enunciado 976531-3

1 → QPSK.
2 → 8PSK.
3 → 16PSK
4 → 8QAM
5 → 16QAM

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
968171 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Eletrônica
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considerando as modulações digitais apresentadas nas ilustrações, numere os parênteses, associando as ilustrações aos respectivos nomes.

1 → ASK (A mplitude Shift Keying).
2 → FSK (Frequency Shift Keying).
3 → PSK (Phase Shift Keying).

( )

Enunciado 968171-1

( )

Enunciado 968171-2

( )

Enunciado 968171-3

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas