Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Almeida e Valente (2011) compreendem currículo como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Como salienta a Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica -, no Art. 14, no § 3º, a base nacional comum e a parte diversificada:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo Ana Mae Barbosa, a falta de uma formação específica em Arte tem impedido ou retardado a compreensão do que se entende pela Nova Arte-Educação, que tem como missão favorecer o conhecimento sobre Artes Visuais. Esta concepção pressupõe:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Atualmente, as atividades relacionadas ao ensino de Arte, no que se refere ao uso das tecnologias de informação, proporcionam oportunidades aos alunos para diferenciar e usar diferentes suportes, além de permitirem a articulação de diferentes disciplinas a um sistema, favorecendo a criação de novos diálogos. Este enunciado se refere à:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Considerando as reflexões de Gonçalves (2006), só faz sentido pensar na ampliação da jornada escolar, isto é, na implantação de escolas de tempo integral, se considerarmos uma concepção de educação integral em que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo Imbernón (2006), a formação permanente do professor deve ajudar a desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O uso das tecnologias de informação nas escolas ainda hoje apresenta defasagens e lacunas. Segundo Ana Mae Barbosa, a escola, normalmente, se apropria das tecnologias com enfoque tradicional.
Assinale a proposição que contraria a afirmação acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
914209 Ano: 2015
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CAIP-IMES
Orgão: Pref. Mogi Cruzes-SP
O teatro é um elemento fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Na organização das aulas, os estímulos que o professor oferece para o desenvolvimento de habilidades necessárias à arte dramática, tais como atenção, observação e concentração, preparando temas que favoreçam a aquisição e domínio da técnica teatral são conhecidos como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
BREVE HISTÓRICO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Em resumidas contas, antes do século XX não existia a ideia de inclusão, a maioria das pessoas (principalmente mulheres, deficientes físicos e mentais, de outras raças que não a branca, e pobres) não tinha o direito ou as condições mínimas para frequentarem a escola.
No século XX, começa a chamada segregação (isolar, separar), mais pessoas têm acesso à escola, porém dificilmente se misturam com os alunos representantes da classe dominante. Na segunda metade do século surgem as “escolas especiais” (que atendem crianças “deficientes”) e mais tarde as classes especiais dentro das “escolas comuns”. Surge assim uma aberração pedagógica, a separação de dois sistemas educacionais, por um lado a educação comum e do outro a educação especial.
Já na década de 70, aparece a integração. As escolas comuns aceitavam alguns alunos, antes rejeitados ou marginalizados, que poderiam frequentar classes comuns desde que conseguissem adaptar-se, é o aluno que tem de se adequar às exigências da escola (o que na prática raramente acontecia). O fracasso é do aluno que não teve competência para se ajustar às regras inflexíveis da escola, que presta mais atenção aos impedimentos do que aos potenciais das crianças. A integração é estar junto ao outro (que não necessariamente significa compartir nem aceitar, estamos junto dele, mas não estamos com ele). Em termos legais tínhamos “preferencialmente na rede regular de ensino”.
Finalmente chegamos aos anos 90, e com eles a inclusão (na verdade, os primeiros movimentos que apontavam para o surgimento da inclusão escolar são do final da década de 80). Na inclusão é a escola que abre os braços para acolher todos os alunos. O fracasso escolar é de responsabilidade da escola, ou melhor, de todos (autoridades, professores, pais, alunos).
A inclusão é estar com o outro. Só há um tipo de educação, e ela é para todos sem restrição nem separação.
A inclusão começou como um movimento de pessoas com deficiência e seus familiares na luta pelos seus direitos de igualdade na sociedade. E como a maioria desses direitos começa a ser conquistado a partir da educação (da escola, lugar onde se ensina cidadania), a inclusão chegou até a escola (espelho da sociedade). Hoje a inclusão é de todos sem discriminação, sem rótulos. (...)
Texto adaptado
Analise os termos grifados nos períodos abaixo, coloque (C) para correto ou (E) para errado e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Muitas das vezes que encontro com meus amigos da escola vivo momentos felizes.
( ) Muitas vezes já brigamos sem necessidade.
( ) O valor de cada item está discriminado na nota fiscal da compra.
( ) Os alunos discriminados entraram com um processo contra a professora.
( ) O júri discriminou o acusado de corrupção.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No que concerne na Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 53, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- direito de ser respeitado por seus educadores;
III- direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV- direito de organização e participação em entidades estudantis;
V- acesso à escola privada próxima de sua residência.
É correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas