Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Considerando as reflexões de Gonçalves (2006), só faz sentido pensar na ampliação da jornada escolar, isto é, na implantação de escolas de tempo integral, se considerarmos uma concepção de educação integral em que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo Imbernón (2006), a formação permanente do professor deve ajudar a desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
914237 Ano: 2015
Disciplina: Educação Física
Banca: CAIP-IMES
Orgão: Pref. Mogi Cruzes-SP
Um dos aspectos da abordagem da saúde renovada é que algumas competências sugeridas são direcionadas a alunos adolescentes. Identifique-as.
!$ \bullet !$ Refletir sobre informações específicas da cultura corporal, discernindo e reinterpretando-as em bases científicas, assumindo uma postura autônoma para aquisição da saúde.
!$ \bullet !$ Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.
!$ \bullet !$ Demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento.
!$ \bullet !$ Estabelecer uma melhor utilização dos conhecimentos elaborados sobre a cultura corporal, notadamente com uma preocupação acerca da valorização dos desportos.
Complementam corretamente o enunciado:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
BREVE HISTÓRICO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Em resumidas contas, antes do século XX não existia a ideia de inclusão, a maioria das pessoas (principalmente mulheres, deficientes físicos e mentais, de outras raças que não a branca, e pobres) não tinha o direito ou as condições mínimas para frequentarem a escola.
No século XX, começa a chamada segregação (isolar, separar), mais pessoas têm acesso à escola, porém dificilmente se misturam com os alunos representantes da classe dominante. Na segunda metade do século surgem as “escolas especiais” (que atendem crianças “deficientes”) e mais tarde as classes especiais dentro das “escolas comuns”. Surge assim uma aberração pedagógica, a separação de dois sistemas educacionais, por um lado a educação comum e do outro a educação especial.
Já na década de 70, aparece a integração. As escolas comuns aceitavam alguns alunos, antes rejeitados ou marginalizados, que poderiam frequentar classes comuns desde que conseguissem adaptar-se, é o aluno que tem de se adequar às exigências da escola (o que na prática raramente acontecia). O fracasso é do aluno que não teve competência para se ajustar às regras inflexíveis da escola, que presta mais atenção aos impedimentos do que aos potenciais das crianças. A integração é estar junto ao outro (que não necessariamente significa compartir nem aceitar, estamos junto dele, mas não estamos com ele). Em termos legais tínhamos “preferencialmente na rede regular de ensino”.
Finalmente chegamos aos anos 90, e com eles a inclusão (na verdade, os primeiros movimentos que apontavam para o surgimento da inclusão escolar são do final da década de 80). Na inclusão é a escola que abre os braços para acolher todos os alunos. O fracasso escolar é de responsabilidade da escola, ou melhor, de todos (autoridades, professores, pais, alunos).
A inclusão é estar com o outro. Só há um tipo de educação, e ela é para todos sem restrição nem separação.
A inclusão começou como um movimento de pessoas com deficiência e seus familiares na luta pelos seus direitos de igualdade na sociedade. E como a maioria desses direitos começa a ser conquistado a partir da educação (da escola, lugar onde se ensina cidadania), a inclusão chegou até a escola (espelho da sociedade). Hoje a inclusão é de todos sem discriminação, sem rótulos. (...)
Texto adaptado
Analise os termos grifados nos períodos abaixo, coloque (C) para correto ou (E) para errado e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Muitas das vezes que encontro com meus amigos da escola vivo momentos felizes.
( ) Muitas vezes já brigamos sem necessidade.
( ) O valor de cada item está discriminado na nota fiscal da compra.
( ) Os alunos discriminados entraram com um processo contra a professora.
( ) O júri discriminou o acusado de corrupção.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No que concerne na Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 53, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- direito de ser respeitado por seus educadores;
III- direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV- direito de organização e participação em entidades estudantis;
V- acesso à escola privada próxima de sua residência.
É correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Complete as lacunas abaixo assinalando a alternativa correta.

Nos termos da Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes (Educação), no Art. 200, a educação é direito de todos, é dever do Estado e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade baseada nos princípios da , da de expressão, da , e do respeito aos direitos humanos, visando ao pleno desenvolvimento da , seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o .

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
São princípios da avaliação mediadora proposta por Hoffmann (2000), EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
914116 Ano: 2015
Disciplina: Educação Física
Banca: CAIP-IMES
Orgão: Pref. Mogi Cruzes-SP
No parágrafo abaixo existem uma asserção e uma razão.
O esporte demanda certo nível de aptidão de quem o pratica, porém, nem sempre é adequado à aptidão física relacionada à saúde.
Concluímos que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática.” (Ilma Passos Alencastro Veiga). Tendo isso em vista, analise as proposições a seguir a respeito do projeto político pedagógico na visão dessa autora.
I- O projeto político-pedagógico precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre seus autores: professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos, representantes da comunidade.
II- O projeto político-pedagógico é um documento que se restringe à dimensão pedagógica da escola, por meio de um agrupamento de projetos e de planos de ensino de cada professor em sua sala de aula.
III- O projeto político-pedagógico deve refletir a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que também pode ser influenciado por ela.
IV- O projeto político-pedagógico deve explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, os tipos de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
Estão corretas as afirmações:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com a Lei nº 9.394/96, no Art. 24, a educação básica, nos níveis Fundamental e Médio, será organizada de acordo com a seguinte carga horária:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas