Magna Concursos

Foram encontradas 35 questões.

1451659 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
[...] O uso da pílula anticoncepcional difundiu-se a partir dos anos 1960 e a lei do divórcio foi aprovada em 1977. Segundo dados do IBGE, de 1960 a 2010, a taxa de fecundidade da brasileira caiu de 6,2 para 1,9 filhos por mulher. Em 2001, do total de 46,7 milhões de estudantes de todos os níveis, 50,4% eram do sexo feminino, sendo que no ensino superior as mulheres correspondiam a 56,3% de cerca de 3 milhões de alunos.”
RIDENTI, Marcelo. “Cultura”. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. História do Brasil Nação, 1808-2010, vol. 5: Modernização, ditadura e democracia - 1964-2010. Coord: Daniel Aarão Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 240.
Segundo o autor do texto, “aos poucos a sociedade brasileira deixava de ser relativamente fechada e provinciana, conquistando relações mais abertas, apesar da vigência de preconceitos”. (RIDENTI, p. 240, 2014)
Essa afirmação pode ser exemplificada, considerando os dados apresentados sobre a mulher, na seguinte afirmação:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451658 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Após 1870, especialmente depois da experiência da Comuna de Paris, ficou evidente que as massas caminhariam para o centro do teatro da política. O mundo ocidental caminhava rapidamente para um sistema político baseado em um eleitorado cada vez mais amplo, no qual sobressaía a figura do homem comum. [...] O desdobramento lógico dessas transformações foi a mobilização de diversos grupos sociais [...] para participar das eleições e através delas conseguir intervir na formação de governos e na implementação de políticas públicas.
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo: O século estilhaçado. Petrópolis: Editora Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio. 2014, p. 50-51.
O cenário apresentado pelo texto indica, dentro do clima de nacionalismo típico da época, um processo de democratização da sociedade. Nesse sentido, entre as suas possíveis decorrências, tem-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451657 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
[...] A identidade histórica dos grupos indígenas tem sidopreservada com registros orais, sendo o componente linguístico fundamental para a transmissão de um passado, de uma forma de pensar o tempo, as raízes culturais, suas origens, as visões de mundo e das relações sociais.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. “O ensino de História para populações indígenas”. In: Em Aberto. Brasília, ano 14, n. 63, julho / setembro 1994, p. 113. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1982/1951>. Acesso em: 3 ago. 2018
Para educadores acostumados a lidar com a transmissão histórica pela forma escrita, o ensino de História com vistas ao resgaste da identidade para populações indígenas coloca como desafio o
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451656 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Mas não há casa-grande sem senzala, e foi em torno desse duo, que parece composto de opostos porém, na verdade, abrange partes contíguas, que Gilberto Freyre publicou em 1933 seu clássico Casa-grande & senzala, evidenciando as contradições e relações que se estabeleciam entre senhores e escravos. O próprio ‘&’ do título original já revela como o antropólogo pernambucano entendia a importância da correlação entre esses dois extremos.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 491.
Segundo as autoras, Gilberto Freyre usava a expressão “equilíbrio e antagonismos de economia e cultura” para explicar que, entre a casa-grande e a senzala, a relação existente era de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451655 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Os PCNs, aprovados pelo MEC em 1996, introduziram no ensino conteúdos de história africana. Sem dúvida, precederam e prepararam as “Diretrizes” (“Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana” [...] aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação [CNE] em março de 2004 e homologadas pelo Ministério da Educação [MEC] em junho do mesmo ano.).
ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. “Em torno das ‘Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana’: uma conversa com historiadores”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, janeiro / junho 2008, p. 5-20. Disponível em <https://bit.ly/2qB6SHI>. Acesso em: 6 ago. 2018.
Esses dois documentos foram produzidos sob governos de orientação política distinta. Enquanto o primeiro foi construído sob o governo de Fernando Henrique Cardoso, o segundo foi sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Diante desse fato, entende-se que ambos resultaram:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451654 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Materiais didáticos e indústria cultural. Uma concepção mais ampla e atual parte do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição de conhecimento, bem como facilitadores da apreensão de conceitos, do domínio de informações e de uma linguagem específica da área de cada disciplina – no nosso caso, da História. [...] pesquisadores do ensino de História e Geografia do [...] Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) da França indicaram diferenças importantes entre o que denominam de suportes informativos e os “documentos”.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 296.
Na categoria “documentos”, para o ensino de História pode-se considerar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451653 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
[...] os museus sempre foram pensados como instituições de ensino. Locais onde se acessa um conjunto de objetos com a intenção de obter informações sobre determinado tema ou assunto.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus. Florianópolis: UDESC, 2012 p. 64. Disponível em: <https://bit.ly/2ROiset>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Ricardo de Aguiar Pacheco propõe que, para um trabalho com fins pedagógicos em museus, o professor de história deve
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451652 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Por educação patrimonial, entende-se a utilização de museus, monumentos, arquivos, bibliotecas [...] no processo educativo, a fim de desenvolver a sensibilidade e a consciência dos educandos e futuros cidadãos da importância da preservação desses bens culturais. [...]
FERNANDES, José Ricardo Oria. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. P. 273. Disponível em: <http://www.anpuh.org>. Acesso em: 11 ago. 2018.
Considerando o trecho anterior, a educação patrimonial, para o autor, deve ser entendida como a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451651 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
As diretrizes para o ensino de História [...] apareciam nas proposições de autores de livros para o ensino secundário [...]. Caso exemplar é o de Joaquim Manoel de Macedo, [...] autor de um dos livros de maior sucesso da segunda metade do século XIX às primeiras décadas do século XX. [...] Nesse livro [...] Macedo [...] contribuiu para a constituição da História como disciplina escolar no Brasil, definindo métodos e procedimentos para se “colher em pouco tempo importantes resultados”.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 49.
A grande importância do livro Lições de História do Brasil para uso dos alunos do Imperial Colégio de Pedro II, de Joaquim Manoel de Macedo, escrito em 1861 para a disciplina escolar História do Brasil, conforme afirma Thais Nivia de Lima e Fonseca, está no fato de essa obra
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Analise o caso hipotético a seguir.
Aprovado em um concurso público, Pedro encontra-se em estágio probatório na administração pública do Poder Executivo do município de Ervália.
Considerando o que dispõe o estatuto do servidor público do referido município, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas