Magna Concursos

Foram encontradas 35 questões.

1451620 Ano: 2019
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
O encantamento do faz de conta vira teatro e deixa-se conduzir com um novo significado, isto é, apresentar com parceiros uma história fictícia para outros. A chave de entrada da linguagem teatral é o jogo. Tornar o aluno parceiro do jogo pede o viver estético da linguagem teatral. Para isso, é necessário proporcionar-lhe um contexto significativo em que lhe seja possível a experiência com certos elementos pedagógicos.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte – A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009, p. 122, 123.
Nesse contexto, analise os itens a seguir.
I. Diferentes procedimentos de trabalho com a voz e o corpo para o fazer teatral.
II. A construção e a invenção cênica em conexão com a linguagem cenográfica.
III. O imaginário dramático, a fim de ressignificar poeticamente as coisas do mundo.
IV. O contato com diferentes modos de fazer a linguagem cênica.
Correspondem às premissas apresentadas pelas autoras os itens:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451619 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Inaugurado em Paris, em 1907, o movimento artístico denominado ______________ surgiu como uma reação ao impressionismo e ao seu modo de retratar os objetos. Além disso, estabeleceu as bases para o desenvolvimento das artes plásticas no século XX.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451618 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Os processos intelectuais e emocionais não se mobilizam automaticamente pelo ato de projeção de formas. Torna-se necessário que o professor de arte crie estratégias para ensinar aos alunos certas habilidades artísticas, cognitivas, perceptivas e críticas.
São habilidades desenvolvidas pelo professor de arte, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451617 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Pensar a linguagem da dança é entender que ela é um pensamento cinestésico, ou seja, um pensar em termos de movimento, que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. A aprendizagem da arte do movimento – a dança – torna o pensamento cinestésico presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.
MARTINS, Mirian C, PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte – A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009, p. 127.
Sobre os planos de trabalho do professor, que devem contemplar experiências significativas para os alunos, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451616 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Mãos que se desenham, conduzindo o pensamento a fixar-se no papel. Realizada a obra, o artista nos toca os sentidos. Drawing Hands, apresentada a seguir, é uma litografia criada em 1948.
Enunciado 1451616-1
Marque a alternativa que identifica corretamente a autoria dessa obra.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451615 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Desenho é risco, traço, projeto, construção, invenção, linguagem e forma de conhecimento, mas também é desígnio, pensamento, ideia, intenção, propósito, projeto de vida. O desenho pode levar o aluno a sua própria emancipação.
ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Cristina de S. Lima (Org.). Artes – A Reflexão e a prática do ensino. São Paulo: Blucher, vol.9, 2013, p. 20, 21.
Em relação aos significados do desenho apresentados pela autora, analise as afirmativas a seguir:
I. As linhas do corpo e da natureza, as letras escritas, os haikais, os sonetos, os quadrinhos, a música, a fotografia são desenhos.
II. Cada aluno tem sua história pessoal e traz suas marcas (a marca é sinal, portanto é desenho), que se exteriorizam na representação das imagens, estejam essas de acordo ou não com as preferências e referências do professor.
III. A formação estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilha com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, ou seja, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.
IV. O estudante repete desenhos estereotipados por se sentir seguro com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar, ou por fuga da realidade. Nesse caso, o professor não tem como apoiar o desenvolvimento do potencial pessoal e a visão de mundo do aluno.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451614 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
O ensino da Arte com ênfase na técnica decorreu de um fator marcante no processo histórico da Arte no Brasil.
Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451613 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
O aluno produz trabalhos artísticos, utilizando a sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens, ideias, pensamentos e sentimentos, por meio da forma singular de representação estética.
Associe corretamente as áreas artísticas descritas na COLUNA I com as atividades desempenhadas pelo aluno, expressas na COLUNA II.
COLUNA I
1. Teatro
2. Música
3. Dança
4. Artes visuais
COLUNA II
( ) Exercita o pensamento cinestésico, simbolizando o sentir / pensar do aluno por meio do movimento.
( ) Expressa a visualidade do movimento, da profundidade, da perspectiva, da proporção, da deformação.
( ) Trabalha expressivamente a voz e o corpo, levando o aluno a agir como alguém além de si próprio.
( ) Exercita o pensamento, simbolizando por meio de sons e silêncios o sentir / pensar do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451612 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
Uma educação multiculturalista crítica em arte é norteada por algumas atitudes fundamentais no cotidiano escolar, tais como as sugeridas por Ana Mae Barbosa. (In. Romano, 2012, p. 53.)
Compreendem atitudes fundamentais da educação multiculturalista, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1451611 Ano: 2019
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDEP
Orgão: Pref. Ervália-MG
A apropriação do conhecimento ocorre quando o educador instiga os alunos a perceber com clareza o quê e como ele trabalha em um projeto de arte, numa dinâmica simultânea de reflexão e aprendizagem. A sistematização do conhecimento produzido se dá a partir do trabalho realizado com adequada orientação aos alunos.
Em relação à abordagem metodológica nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas