Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1318112 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, utilize o enunciado a seguir.

Diversas aplicações industriais de soluções exploram, simplesmente, os efeitos da presença de partículas de umsoluto num sistema, independentemente da sua natureza. Uma das situações mais familiares é a adição de etilenoglicol (“anticongelante”) ao líquido de arrefecimento dos radiadores dos carros. Isto é necessário, pois o congelamento da água no motor pode provocar danos na estrutura devido à expansão da água (aumento de volume) durante o congelamento. O etilenoglicol diminui a temperatura de congelamento da água (crioscopia), prevenindo o congelamento em dias de temperatura abaixo de 0 °C; este aditivo também aumenta o ponto de ebulição (ebulioscopia) permitindo que o sistema do motor opere acima de 100 ºC sem criar altas pressões; a pressão de vapor também diminui (tonoscopia), e o fluxo de solvente é afetado quando uma solução é separada do solvente puro por uma membrana semipermeável (osmose). Estas são propriedades coligativas de soluções.

Forças intermoleculares podem dar origem a soluções não ideais que exibem pressão de vapor total da mistura líquida diferente daquela esperada pela Lei de Raoult. Em função da natureza e magnitude das forças entre as moléculas, a pressão de vapor pode ser maior (desvio positivo) ou menor (desvio negativo).

Prediga os desvios da Lei de Raoult, quando existir, e numere os parênteses associando-os com as classificações dadas para os desvios.

1 → Solução ideal ou aproximadamente ideal (pressão de vapor total que se aproxima daquela calculada pela Lei de Raoult; desvio praticamente inexistente)

2 → Desvio positivo (pressão de vapor total maior daquela calculada pela Lei de Raoult)

3 → Desvio negativo (pressão de vapor total menor daquela calculada pela Lei de Raoult)

( ) benzeno e n-hexano.
( ) n-hexano e 2,2,4-trimetilpentano.
( ) etileno glicol e tetracloreto de carbono.
( ) metanol e acetona.
( ) ácido acético e n-propanol.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303604 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A figura a seguir remete a questão seguinte.

Enunciado 1303604-1

Representação da medida de uma amostra num refratômetro com escala para medida do índice de refração e do grau Brix.

O índice de refração é uma propriedade bastante útil na caracterização de substâncias em laboratório. A tabela a seguir traz os valores de índice de refração de algumas substâncias orgânicas.

Índice de refração para alguns
solventes orgânicos comuns

Enunciado 1303604-2

Fonte: LIDE, D. R. (Ed.) CRC Handbook of
Chemistry and Physics, 84th ed., Boca Raton, 2003-2004.

Uma amostra de solvente desconhecido foi colocado em um refratômetro, gerando a leitura representada na figura anterior.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.

( ) A leitura do índice de refração foi feita utilizando uma lâmpada incandescente comum.

( ) O sobrescrito “20” indica a temperatura de medida em °C.

( ) O solvente analisado consiste numa mistura de benzeno e nitrobenzeno.

( ) A amostra provavelmente é tolueno puro.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1298931 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

"É impossível executar uma análise química que seja totalmente livre de erros ou incertezas. Tudo o que podemos fazer é minimizar os erros e estimar seu tamanho com a exatidão adequada. Uma das primeiras questões a ser respondida antes de uma análise é: qual é o erro máximo que eu posso tolerar no resultado? A resposta desta pergunta definirá o tempo necessário para executar o trabalho e o nível de investimento. E ninguém quer perder tempo gerando dados que sejam mais confiáveis do que o necessário”.

SKOOG, Douglas, A., WEST, Donald, M., HOLLER, F. James.
Fundamentals of Analytical Chemistry, 7a ed.,
Nova Iorque: Saunders College Publishing, 1996, pág 11, (traduzido).

Considerando as definições dos termos relacionados ao tratamento de dados experimentais e tipos de erros, numere as afirmações dos parênteses, associando-as aos termos a seguir.

1 → Erro absoluto
2 → Erro relativo
3 → Erro randômico ou aleatório
4 → Erro sistemático
5 → Erro constante
6 → Erro proporcional

( ) Afeta a exatidão da medida.
( ) Afeta a precisão da medida.
( ) Corresponde à diferença entre o valor medido e o valor real. Pode ser nulo, ou ter um sinal positivo ou negativo.
( ) Depende do tamanho da amostra.
( ) Não depende do tamanho da amostra.
( ) Corresponde à diferença entre o valor medido e o valor real, dividida pelo valor real.

Agora, assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
980197 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, leia o texto a seguir.

Os conceitos de polidez – e de falta dela – são construções culturais particulares de cada sociedade. No português falado no Brasil, por exemplo, considera-se falta de educação pedir algo para alguém sem usar a palavra “por favor”. Um pedido simples, como “pegue um copo de água”, sem o “por favor”, ganha ares de ordem, transmite arrogância e grosseria. O mesmo vale para outros idiomas latinos, como o francês e o espanhol, e até para a língua inglesa: todas elas possuem equivalentes ao “por favor”, usado para comunicar respeito e entendido como uma forma de fazer um pedido de maneira amistosa e educada. Desse modo, transmitir gentileza e polidez ao fazer um pedido é uma maneira de evitar aversão, conservar uma relação social e, por consequência, aumentar as chances de ter o pedido atendido.

Mas esse não é exatamente o caso do grego antigo, especialmente aquele falado até o séc. 4 a.C. A língua falada pelos gregos na época não possuía um termo equivalente a "por favor". Os pedidos eram feitos como ordens, simplesmente, e não eram entendidos como um sinal de falta de cortesia. Eleanor Dickey, professora de cultura clássica na Universidade de Reading, no Reino Unido, explica, em um artigo baseado em estudo que publicou em 2016 sobre linguagem emocional e polidez no grego antigo, como a ausência de democracia foi o catalisador para que todo um idioma se tornasse mais gentil.

A sociedade grega antiga – ou ao menos a parte dela que produzia a literatura à qual os pesquisadores hoje têm acesso – tinha a democracia e a igualdade como valores caros.

Dickey observa que, embora essa igualdade não se estendesse para mulheres e escravos, ela era aplicada de maneira rígida entre os homens gregos, indivíduos que se enxergavam como iguais independente da posição social e que viviam em um sistema político que reforçava essa visão. A teoria deDickey propõe que, por isso, havia um esforço e um costume de tratar a todos da mesma maneira. Consequentemente, não haveria necessidade de uma forma linguística para marcar um pedido “educado” e outra que designasse uma ordem mais rude. Todos os pedidos eram iguais.

Tudo mudou com a conquista da Grécia no século 4 a.C. pelo então rei da Macedônia, Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Filipe e seus sucessores tornaram o grego a língua oficial do império, que se estendia por todo o leste do Mediterrâneo. Documentos oficiais, produções culturais, impostos e negócios passarama ser feitos em grego e a língua, a partir daí, ganhou milhares de novos falantes.

A cultura grega de democracia e igualdade, no entanto, não se espalhou junto com o idioma. O império macedônio era bem mais estratificado: família real e nobres no topo. Nos estados e cidades do império macedônio espalhados pela região do Mediterrâneo, a hierarquização social era ainda mais complexa, derivada da organização de pequenos reinos e feudos, unificados pelos macedônios. Essas diferenças, propõe Dickey, foram o motor da criação de uma palavra que fosse um marcador linguístico de polidez – como o nosso “por favor”.

A partir desse momento, estabeleceuse uma preocupação em demonstrar reverência, gentileza e educação. E de acordo com a teoria de Dickey, isso surgiu entre os falantes de grego que não viviam em regimes majoritariamente democráticos. Afinal, era preciso demonstrar educação e formalidade para se dirigir àqueles percebidos como socialmente superiores. A partir do século seguinte à conquista da Grécia pelo rei macedônio, a literatura grega começa a apresentar um termo que significa “por favor”.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa sobre o conteúdo do texto lido.

( ) A necessidade de a língua grega antiga apresentar uma expressão como Por favor surge com mudanças na estratificação social dos falantes provocadas pela conquista da Grécia no séc. 4 a.C.

( ) O exemplo histórico do grego antigo sugere que certas fórmulas de polidez estejam diretamente conectadas com a desigualdade racial.

( ) A pesquisa de Eleanor Dickey comprova a tese de que a ausência de democracia contribuiu para o surgimento da expressão Por favor.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979978 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A imagem a seguir retrata um profissional técnico em química que trabalha em uma indústria farmacêutica, usando um equipamento que permite separar ou remover o solvente de uma mistura reacional resultante da síntese orgânica de um princípio ativo sólido à temperatura ambiente. O mesmo aparato também pode ser empregado para a separação de solventes de compostos líquidos ou óleos, dependendo da diferença no ponto de ebulição dos componentes da mistura e da ausência de misturas azeotrópicas.

Enunciado 979978-1

Fonte: Laboratory Experiment (CC BY 2.0) by National Eye Institute.

O equipamento ilustrado na imagem é um _______________ que, em funcionamento sob vácuo, o componente de menor ponto de ebulição é recuperado no compartimento ____ e a temperatura do banho indicado deve ser sempre _________ àquela de ebulição do componente de menor ponto de ebulição à pressão de 760 mmHg. De acordo com o diagrama dado a seguir, quando a dimetilformamida for o solvente de uma mistura reacional, pode-se separá-la por esta técnica, desde que a pressão seja reduzida com auxílio de uma bomba de alto vácuo para valores inferiores a __________ quando a temperatura do banho for 50 ºC, mesmo que a temperatura de ebulição a 760 mmHg seja 153 ºC.

Enunciado 979978-2

A partir dos dados, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979842 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, utilize o enunciado a seguir.

Diversas aplicações industriais de soluções exploram, simplesmente, os efeitos da presença de partículas de umsoluto num sistema, independentemente da sua natureza. Uma das situações mais familiares é a adição de etilenoglicol (“anticongelante”) ao líquido de arrefecimento dos radiadores dos carros. Isto é necessário, pois o congelamento da água no motor pode provocar danos na estrutura devido à expansão da água (aumento de volume) durante o congelamento. O etilenoglicol diminui a temperatura de congelamento da água (crioscopia), prevenindo o congelamento em dias de temperatura abaixo de 0 °C; este aditivo também aumenta o ponto de ebulição (ebulioscopia) permitindo que o sistema do motor opere acima de 100 ºC sem criar altas pressões; a pressão de vapor também diminui (tonoscopia), e o fluxo de solvente é afetado quando uma solução é separada do solvente puro por uma membrana semipermeável (osmose). Estas são propriedades coligativas de soluções.

A figura a seguir mostra a variação da pressão de vapor em função da fração molar de benzeno (XC6H6) a 20 °C para um sistema benzeno/tolueno.

Enunciado 979842-1

Fonte: AVERILL, Bruce, A., ELDREDGE, Patricia. General Chemistry.
Irvington: Flat World Knowledge Inc., 2003, pag. 895. (Adaptado)

De acordo com os dados fornecidos, analise as afirmações a seguir.

I → A pressão de vapor total (Pt), representada por uma das linhas, é igual a soma da pressão parcial de vapor dos componentes, caracterizando uma solução ideal que obedece a Lei de Raoult.

II→As forças intermoleculares nos dois líquidos são de natureza e magnitude completamente distintas, contribuindo para a formação de uma solução ideal.

III → A pressão de vapor do tolueno a 20 ºC é 22,3 mmHg, enquanto a do benzeno é 74,7 mmHg sob as mesmas condições. Isto implica que o benzeno é mais volátil do que o tolueno.

IV → Na presença de tolueno, o benzeno tem maior tendência a evaporação quando comparado a ele puro.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979071 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O número de onda é uma grandeza física historicamente utilizada na espectroscopia, pois apresenta uma relação diretamente proporcional com a energia transportada por um fóton. Por esse motivo, muitas vezes é chamado, erroneamente, de frequência da radiação.

Sabendo que a energia de um fóton pode ser determinada pela expressão !$ E=h\cdot c \cdot \tilde{v} !$, sendo h a constante de Planck, c a velocidade da luz no vácuo e o número de onda, a unidade demedida SI !$ \tilde{v} !$ para é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Quanto ao que dispõe a Lei n. 9.784/99, no que se refere à delegação de competência,

I → pode ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo.
II → o ato de delegação pode ser revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.
III→não podemser delegadas asmatérias de competência exclusiva de órgão ou autoridade.
IV → podem ser delegadas as decisões de recursos administrativos.
V → não podem ser delegadas a edição de atos de caráter normativo.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
960149 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Os carros mais modernos vêm equipados com um dispositivo de segurança chamado airbag, que consiste num saco inflável acionado no momento de uma colisão. A figura a seguir ilustra o funcionamento deste equipamento.

Enunciado 960149-1

Fonte: Disponível em:
<http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm>.
Acesso em: 18 set. 2016. (Adaptado)

O enchimento do airbag ocorre através de uma descarga elétrica gerada pelo sensor de colisão no inflador, que é feito na forma de uma pastilha contendo comumente azida de sódio (NaN3). A azida de sódio sofre decomposição, produzindo sódio metálico líquido e um grande volume de nitrogênio gasoso, que infla o airbag. O sódio reage imediatamente com sílica, ficando inócuo.

Considerando que uma pastilha de airbag contém cerca de 32,5 g de azida de sódio, qual o volume de gás nitrogênio produzido quando o airbag é acionado? Considere comportamento de gás ideal para o nitrogênio gasoso, com volume molar de 25,0 L·mol–1 nas CNATP.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
960144 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A fim de auxiliar numa experiência didática, o técnico de laboratório planeja um experimento de titulação para determinação de ZrCl4 num catalisador comercial através de um método baseado na precipitação de AgCl. O rótulo informa que o teor de ZrCl4 no catalisador está entre 50% e 100%.

Para que os alunos possam executar os trabalhos adequadamente, a massa de AgCl obtida dever ser igual ou superior a 2,86 g.

Assinale a alternativa que apresenta a massa mínima da amostra do catalisador contendo ZrCl4 que garante que a massa mínima do precipitado de AgCl será 2,86 g.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas