Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Conforme disposto no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, relativamente aos direitos e deveres individuais e coletivos, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
892769 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A heparina é um polímero natural extraído do fígado, com massa molecular aproximada de 12,0 kDa. Apresenta propriedades anticoagulantes e, por isso, é utilizada como fármaco para o tratamento de tromboses. Pode ser comercializada na forma de ampolas de 5,0 mL contendo uma solução de heparina a 5000 UI·mL–1, que deve ser administrada como injeção intravenosa, sendo 1 UI correspondente a 2,0 μg de heparina pura.

Qual é a concentração molar de heparina no sangue de uma pessoa adulta após receber a injeção de duas ampolas? Considere que uma pessoa adulta possui 5,0 L de sangue.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
890687 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A figura a seguir ilustra uma montagem típica de uma célula ______________. Se a solução contida no tubo em U for uma solução aquosa de cloreto de potássio, a substância a ser coletada no terminal positivo da figura é o ______________, e no terminal negativo a substância a ser obtida é o ______________.

Enunciado 890687-1

Fonte: CHRISPINO, A.; FARIA, P. Manual de Química Experimental.
Editora Átomo, Campinas - SP, 2010. p. 150. (Adaptado)

Assinale a alternativa que completa adequadamente os espaços em branco.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
889248 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Utilize o enunciado a seguir para responder a questão.

Uma prática comum em laboratório de química orgânica é a purificação de reagentes ou separação de produtos por extração. A figura ao lado mostra um aparato típico para procedimento de extração, chamado funil de separação.

Enunciado 889248-1

Fonte: Separatory funel
(CC BY 2.0) by Ransirimal.

A execução correta de uma extração usando um funil de separação deve observar os seguintes passos principais: 1) o aparato selecionado deve ter a capacidade volumétrica _______________ a quantidade de líquidos a ser utilizada; 2) o sistema é montado em um suporte universal equipado com uma garra; 3) a torneira é fechada; 4) o líquido contendo o reagente ou produto a ser extraído é adicionado ao funil; 5) ______________ do solvente de extração é adicionada e o sistema é fechado; procede-se a agitação ______________, com interrupção para inversão do sistema, a fim de abrir a torneira para liberação de ______________ que criam pressão dentro do sistema; 6) após mais alguns ciclos de agitação, permite-se que o sistema repouse para separação das fases, que são finalmente coletadas pela torneira.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
889230 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Imagine a seguinte situação: um técnico de laboratório de química pega um reagente do estoque; retira uma amostra do frasco original e transfere para um recipiente secundário sem rótulo; leva-a para o seu local de trabalho e usa parte dela, restando uma fração não utilizada sobre a bancada. Agora, considere as informações a seguir que caracterizam a situação descrita.

I→Endereço e telefone do laboratório.

II → Nome, endereço e telefone do técnico do laboratório.

III → Data da última utilização do produto químico.

IV → Pureza e outras informações que caracterizam do produto químico tais como: nome e endereço do fabricante, data de validade, pictogramas; frases de risco e segurança.

Para segurança daqueles que vierem a frequentar o laboratório posteriormente, além do nome do produto químico, qual(is) dessas informações deve(m), obrigatoriamente, constar na etiqueta de identificação da amostra?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
889222 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

As figuras de I a IV ilustram montagens típicas de equipamentos para operações comuns em laboratório.

I →

Enunciado 889222-1

II →

Enunciado 889222-2

III →

Enunciado 889222-3

IV →

Enunciado 889222-4

Fonte: CHRISPINO, A.; FARIA, P. Manual de Química Experimental.
Editora Átomo, Campinas - SP, 2010. p. 143-148. (Adaptado)

Assinale a alternativa que contempla, respectivamente, as operações realizadas nos equipamentos representados nas figuras I, II, III e IV.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
888991 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O sal de Epsom, que corresponde ao hepta-hidrato do sulfato de magnésio, é empregado como corretivo de solos deficientes de íon Mg2+, que é um nutriente essencial para a síntese de clorofila nos organismos vegetais. Já o mono-hidrato do sulfato de magnésio tem grande aplicação industrial como agente secante para a remoção de água, e é produzido quando o sal de Epsom é aquecido a 150 °C.

Qual a perda aproximada de massa quando se aquece uma amostra de 50,0 g de sal de Epsom a 150 °C?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
888075 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Os compostos orgânicos são relativamente mais solúveis em solventes orgânicos do que em água e, por esta razão, eles podem ser extraídos de soluções aquosas. Uma solução aquosa com volume de 100 mL, a 15 ºC, contém 4,0 g do reagente ácido butanoico. O pesquisador de um laboratório solicitou ao técnico que purificasse o ácido butanoico pelo método de extração, usando 100 mL de benzeno como solvente orgânico, na mesma temperatura que a solução aquosa. A figura anterior é uma imagem de um funil de extração, contendo duas fases principais de dois líquidos (A e B), imiscíveis ou praticamente imiscíveis, sendo umdeles a solução aquosa e a outra a fase orgânica de benzeno.

Considere os dados.

→Massa específica do benzeno: 0,88 g·cm-3

→Massa específica da água: 1,00 g·cm-3

→ Coeficiente de partição do ácido butanoico entre benzeno e água !$ K={\large{C_{benzeno} \over C_{água}}}=3 !$

Agora, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a seguir.

( ) Na imagem apresentada, o líquido A representa a fase orgânica e o líquido B a fase aquosa.

( ) A adição de sal à solução aquosa diminui a solubilidade do composto orgânico na fase orgânica.

( ) Uma única extração com o volume total de 100 mL de benzeno extrai mais ácido butanoico da fração aquosa do que três extrações com 33,3 mL de benzeno.

( ) A adição de sulfato de magnésio anidro à fase orgânica recuperada ao final de um processo de extração é uma prática que visa secá-la

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando o artigo 1º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que apresenta TODOS os fundamentos da República Federativa do Brasil.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
870918 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, leia o texto a seguir.

Os conceitos de polidez – e de falta dela – são construções culturais particulares de cada sociedade. No português falado no Brasil, por exemplo, considera-se falta de educação pedir algo para alguém sem usar a palavra “por favor”. Um pedido simples, como “pegue um copo de água”, sem o “por favor”, ganha ares de ordem, transmite arrogância e grosseria. O mesmo vale para outros idiomas latinos, como o francês e o espanhol, e até para a língua inglesa: todas elas possuem equivalentes ao “por favor”, usado para comunicar respeito e entendido como uma forma de fazer um pedido de maneira amistosa e educada. Desse modo, transmitir gentileza e polidez ao fazer um pedido é uma maneira de evitar aversão, conservar uma relação social e, por consequência, aumentar as chances de ter o pedido atendido.

Mas esse não é exatamente o caso do grego antigo, especialmente aquele falado até o séc. 4 a.C. A língua falada pelos gregos na época não possuía um termo equivalente a "por favor". Os pedidos eram feitos como ordens, simplesmente, e não eram entendidos como um sinal de falta de cortesia. Eleanor Dickey, professora de cultura clássica na Universidade de Reading, no Reino Unido, explica, em um artigo baseado em estudo que publicou em 2016 sobre linguagem emocional e polidez no grego antigo, como a ausência de democracia foi o catalisador para que todo um idioma se tornasse mais gentil.

A sociedade grega antiga – ou ao menos a parte dela que produzia a literatura à qual os pesquisadores hoje têm acesso – tinha a democracia e a igualdade como valores caros.

Dickey observa que, embora essa igualdade não se estendesse para mulheres e escravos, ela era aplicada de maneira rígida entre os homens gregos, indivíduos que se enxergavam como iguais independente da posição social e que viviam em um sistema político que reforçava essa visão. A teoria deDickey propõe que, por isso, havia um esforço e um costume de tratar a todos da mesma maneira. Consequentemente, não haveria necessidade de uma forma linguística para marcar um pedido “educado” e outra que designasse uma ordem mais rude. Todos os pedidos eram iguais.

Tudo mudou com a conquista da Grécia no século 4 a.C. pelo então rei da Macedônia, Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Filipe e seus sucessores tornaram o grego a língua oficial do império, que se estendia por todo o leste do Mediterrâneo. Documentos oficiais, produções culturais, impostos e negócios passarama ser feitos em grego e a língua, a partir daí, ganhou milhares de novos falantes.

A cultura grega de democracia e igualdade, no entanto, não se espalhou junto com o idioma. O império macedônio era bem mais estratificado: família real e nobres no topo. Nos estados e cidades do império macedônio espalhados pela região do Mediterrâneo, a hierarquização social era ainda mais complexa, derivada da organização de pequenos reinos e feudos, unificados pelos macedônios. Essas diferenças, propõe Dickey, foram o motor da criação de uma palavra que fosse um marcador linguístico de polidez – como o nosso “por favor”.

A partir desse momento, estabeleceuse uma preocupação em demonstrar reverência, gentileza e educação. E de acordo com a teoria de Dickey, isso surgiu entre os falantes de grego que não viviam em regimes majoritariamente democráticos. Afinal, era preciso demonstrar educação e formalidade para se dirigir àqueles percebidos como socialmente superiores. A partir do século seguinte à conquista da Grécia pelo rei macedônio, a literatura grega começa a apresentar um termo que significa “por favor”.

Conforme se depreende do texto, nas interações entre os falantes do grego, expressão ou termos correspondentes a Por favor são

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas