Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

1382392 Ano: 2010
Disciplina: Direito do Trabalho
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
A partir do seguinte caso analise as proposiçoes abaixo e com base na legislação, jurisprudência pacificada e doutrina predominante aponte a alternativa correta.
Sebastião trabalhou na fazenda do Sr. Rubens entre os anos de 1985 e 2009 sempre como serviços gerais e mediante salário mínimo. Não teve CTPS anotada, nem assinou qualquer contrato quando da admissão ou no curso da contratualidade. Ao longo do vínculo recebia um salário mínimo mensal. Também recebia moradia com infra-estrutura básica e os bens destinados ao cultivo de uma roça para subsistência sua e da família. Estas utilidades, somadas, considerando o valor de mercado, equivaliam a um salário mínimo mensal.
I - Sebastião tem direito ao FGTS de todo período contratual apenas sobre o salário pago em espécie;
II - Sebastião tem direito ao FGTS de todo período contratual sobre o salário pago em espécie, bem como sobre o valor correspondente às utilidades;
III - Sebastião tem direito ao FGTS sobre o salário pago em espécie, bem como sobre o valor correspondente às utilidades, mas somente em relação aos últimos cinco anos, pois a prescrição do trabalhador rural é idêntica à do trabalhador urbano;
IV - Sebastião tem direito ao FGTS sobre o salário pago em espécie, mas somente em relação aos últimos cinco anos, pois a prescrição do trabalhador rural é idêntica à do trabalhador urbano;
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1382324 Ano: 2010
Disciplina: Direito Processual do Trabalho
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
Na data de 22.03.2006, Elivelton da Silva, adquiriu imóvel de João Paulo de Oliveira, por meio de contrato de compromisso de compra e venda. Ocorre que no dia 10.03.2006 o imóvel havia sido penhorado em face de dívida trabalhista cobrada contra João Paulo de Oliveira (reclamatória ajuizada em 2004). A penhora somente foi averbada no cartório em 15.04.2006. Diante disso Elivelton da Silva ajuizou ação de embargos de terceiro pedindo a desconstituição da penhora, pois não sabia da dívida trabalhista, juntando certidão do cartório referente ao imóvel, emitida em 22.03.2006 na qual não constava qualquer informação sobre a penhora. Nenhuma outra prova foi produzida por qualquer das partes. Qual solução se amolda à doutrina e jurisprudência dominantes/pacificadas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1382083 Ano: 2010
Disciplina: Direito do Trabalho
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
No que se refere à terceirização de trabalho, analise as proposições abaixo e com base na legislação, jurisprudência pacificada e doutrina predominante aponte a alternativa correta.
I - Não há qualquer exceção à regra segundo a qual é ilícita a terceirização de atividade fim.
II - As empresa de telecomunicações podem terceirizar serviços de instalação e reparo de linhas telefônicas.
III - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade solidária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração pública.
IV - É lícita a contratação por meio de empresa interposta no caso de trabalho temporário, vigilância, conservação e limpeza.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1381551 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:

Quanto a responsabilidade civil do Estado, analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:

I - A diferença entre as teorias do risco administrativo e do risco integral é que a primeira admite as cláusulas excludentes da responsabilidade do Estado a segunda não, sendo o único exemplo da aplicação da teoria do risco integral os casos de danos causados por acidentes nucleares, previsto no artigo 21, inciso XXIII, d, da Constituição Federal.

II - A responsabilidade do Estado é objetiva, o que abrange somente a Administração Direta e a Indireta.

III - À luz da doutrina e jurisprudência majoritária é excludente da responsabilidade civil objetiva do Estado a culpa exclusiva da vítima, sendo que a culpa concorrente pode atenuar a indenização.

IV - Para os casos de responsabilidade do Estado por omissão a doutrina tem defendido a aplicação da teoria da culpa do serviço, sendo subjetiva, o Estado responde desde que o serviço não funcione, funcione atrasado ou funcione mal.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1380152 Ano: 2010
Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
Em relação as sociedades empresárias, indique a alternativa correta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1380067 Ano: 2010
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:

Quanto aos precatórios, disciplinados no artigo 100 da Constituição Federal, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim;

II - Os débitos de natureza alimentícia, somente quando os titulares tenham 60 (sessenta) anos de idade ou mais, na data de expedição do precatório, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo do fixado em lei para obrigações de pequeno valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório;

III - É vedada a expedição de precatórios complementares ou suplementares de valor pago, mas é permitido o fracionamento, repartição ou quebra do valor da execução para fins de enquadramento de parcela em obrigações definidas em lei como de pequeno valor;

IV - É facultada ao credor, conforme estabelecido em lei da entidade federativa devedora, a entrega de créditos em precatórios para compra de imóveis públicos do respectivo ente federado;

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1379773 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
Analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:
I - O ato é discricionário quando a lei impõe limitações apenas quanto a competência, a forma e a finalidade do ato, assim a adoção de uma solução ou outra é feita segundo critérios de oportunidade e conveniência.
II - Somente o ato discricionário pode ser revogado, cujos efeitos são ex nunc, salvo se já exauriu seus efeitos ou gerou direito adquirido.
III - No caso de uma exoneração ad nutum, cujo ato é discricionário, tendo a Administração motivado o ato por falta de verba e após nomear outro funcionário para a mesma vaga, o ato será válido porque neste caso a lei não exige a motivação.
IV - O ato complexo é aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a vontade do outro, que edita o ato principal, como é exemplo a nomeação do Procurador Geral da República.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1379463 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
Em relação aos princípios da Administração Pública, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Decorre diretamente do princípio da probidade administrativa a possibilidade da Administração pública revogar os próprios atos quando inconvenientes ou inoportunos, assim como o dever de anular os atos inválidos que haja praticado.
II - A encampação da concessão de serviço público decorre da aplicação do princípio da continuidade do serviço público.
III - Quando se reconhece validade aos atos praticados por funcionário irregularmente investido no cargo ou função pública é aplicação direta do princípio da impessoalidade.
IV - O princípio da motivação é aplicável em todo e qualquer ato administrativo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1377054 Ano: 2010
Disciplina: Direito do Trabalho
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
Analise as seguintes proposiçoes atinentes à resolução do contrato de emprego e com base na legislação, jurisprudência pacificada e doutrina predominantes aponte a alternativa correta.
I - O contrato de trabalho contém cláusula resolutiva tácita ou implícita e, sendo de trato sucessivo, os efeitos já produzidos operam ex tunc.
II - A intervenção judicial somente é necessária para a dissolução do contrato em se tratando de empregado com estabilidade decenal ou dirigente sindical.
III - A justa causa é medida disciplinar cometida apenas pelo empregado contra o empregador e nunca o contrário;
IV - verificando o empregador que seu empregado adotou conduta que se qualifica como justa causa, poderá não puni-lo imediatamente, deixando para penalizá-lo futuramente.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1376877 Ano: 2010
Disciplina: Direito do Trabalho
Banca: TRT-23
Orgão: TRT-23
Provas:
No que tange à estabilidade provisória assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas