Magna Concursos

Foram encontradas 140 questões.

659185 Ano: 2002
Disciplina: Legislação Federal
Banca: ESAF
Orgão: RFB
São Unidades Centrais da Secretaria da Receita Federal:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
659104 Ano: 2002
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: ESAF
Orgão: RFB

Tratando-se de direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a afirmativa errada.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
659017 Ano: 2002
Disciplina: Espanhol (Língua Espanhola)
Banca: ESAF
Orgão: RFB
Los empresarios y la Comunidad Andina de Naciones

"Ecuador no saldrá de la Comunidad Andina de Naciones (CAN), por lo menos hasta que termine el mandato de Gustavo Noboa". Así respondió el ministro de Comercio Exterior, Richard Moss, al presidente de la Cámara de Industriales del Guayas, Francisco Alarcón, quien dijo que ese debe ser el objetivo durante los últimos meses del Gobierno. El industrial guayaquileño aseguró que al país le ha perjudicado permanecer en la CAN, donde existe un marcado desequilibrio arancelario causado por el proteccionismo colombiano, criterio que comparte la presidenta del Consejo Consultivo de Competitividad, Isabel Noboa Pontón.

Sra. Noboa cree que el país debería optar por negociar con nuevos mercados para contrarrestar las pérdidas que le genera su presencia en el grupo andino y propone la consolidación de alianzas estratégicas con Costa Rica, Panamá o Bolivia. Añadió, sin embargo, que salir en estos momentos del grupo sin tener un plan alternativo para equilibrar los ingresos que generan las exportaciones dentro de la CAN, sería un riesgo que pondría en peligro la dolarización. De ahí que antes de tomar la decisión radical de abandonar el grupo, se deban analizar otros escenarios para el futuro comercial del Ecuador, sobre todo ante la proximidad de la vigencia del Área de Libre Comercio de las Américas (ALCA), porque ese nuevo reto comercial hemisférico es lo más preocupante.

En este contexto, Richard Moss, que está a punto de aceptar la Dirección Ejecutiva de la CAN, dijo que si Ecuador sale voluntariamente de la CAN, tendrá que ir a negociar como un solo país en desventaja ante el ALCA, mientras que si tiene el respaldo de un grupo, las oportunidades comerciales serán mayores. El Ministro explicó que el proceso de globalización económica es "acelerante", así que el país tiene la necesidad de ir con éxito hacia ese reto, lo que le obliga a trabajar para fortalecer los grupos regionales.
(El Comercio (Ecuador) 23.07.02)

La palabra "añadió" en el texto, significa:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658736 Ano: 2002
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: RFB

Marque onde deve ser inserido o trecho abaixo para que o texto a seguir apresente coesão e coerência.

Elas contêm definições sobre a dimensão estratégica do país e sua relação com os marcos internacionais. Importa-lhes indicar os principais interesses nacionais e desenhar a defesa externa, sendo imprescindível o seu compromisso com os regimes democráticos dos quais decorrem.

O livro de defesa nacional

A

As políticas de defesa nacional são políticas de Estado que dependem da legitimidade democrática, não se limitando a um mandato nem ao estrito jogo parlamentar, não raro com o apoio das oposições.

B

E o Brasil, por meio da política de defesa nacional, objetiva preservar a soberania e a integridade territorial (além do patrimônio e interesses nacionais), o Estado de Direito e suas instituições, além de vislumbrar a promoção dos interesses brasileiros no exterior (inclusive a manutenção da paz e da segurança internacionais).

C

Por isso, o livro de defesa de que o Brasil carece deverá ir além da política de defesa nacional. Deverá dar indicações claras das unidades militares, distribuição territorial, equipamentos bélicos e estratégias de defesa que, até o momento, são conhecidos por públicos muito restritos.

D

Em relação aos nossos interesses nacionais, definidos na Constituição, o livro de defesa nacional, que se encontra em fase de atualização, será, ao mesmo tempo, um instrumento de poder, de diálogo e de confiança. Até porque a defesa nacional é (e deve ser cada vez mais) um tema de toda a sociedade.

E

(Eliézer Rizzo de Oliveira, correio braziliense, 13/07/2002, com adaptações)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658693 Ano: 2002
Disciplina: Informática
Banca: ESAF
Orgão: RFB
Analise as seguintes afirmações relativas a componentes básicos de um computador.
I. O chipset (conjunto de chips) controla o sistema e seus recursos. Todos os componentes comunicam-se com o processador por meio do chipset - a central de todas as transferências de dados. O chipset utiliza o controlador DMA e o controlador do barramento para organizar o fluxo contínuo de dados pelo qual ele é responsável.

II. O cache é um bloco de memória de alta velocidade, no qual os dados são copiados ao serem acessados da RAM. Esse armazenamento de instruções permite a melhoria do desempenho do processador.

III. A tecnologia Intel® MMXtm foi desenvolvida para acelerar os aplicativos de multimídia e de comunicações. Devido a sua elevada velocidade de processamento, os processadores Intel® MMXtm não incorporam caches Nível 1 (L1, Level 1) e Nível 2 (L2, Level 2).

IV. Uma entrada USB (Universal Serial Bus) é um recurso disponível para os PC's que permite a conexão exclusiva de periféricos de captura de imagens tais como câmaras digitais e scanners.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658679 Ano: 2002
Disciplina: Espanhol (Língua Espanhola)
Banca: ESAF
Orgão: RFB
Política monetaria y fiscal

Hace pocas semanas los presidentes centroamericanos se sentaron juntos en una de sus tantas reuniones integracionistas, y aparte de prometerse, por enésima vez, lazos fraternales de alianza, se pusieron de acuerdo para acelerar el libre comercio, que significa preparar a cada una de las economías internas, para una embestida atroz de competencia con los grandes centros del comercio mundial. Sin embargo, pareciera ser, que en Guatemala el discurso sirve sólo para endulzar, pues las decisiones que se toman van completamente en sentido contrario. En materia de política fiscal, por ejemplo, además de privilegiar el gasto hacia el ejército, cosa que produce efectos multiplicadores mínimos, ahora las energías del Ministerio de Finanzas apuntan en desempolvar iniciativas tendentes a sacrificar aún más la tasa efectiva que perciben los ahorrantes de dinero, con tal de satisfacer un controversial objetivo de gasto público: resarcir monetariamente a los grandes contingentes de las ex PAC, con un fin totalmente electoral.

Y como para resarcir al sistema bancario de los ajetreos de estas indecisiones, la Junta Monetaria de nuevo le da luz verde a su Presidencia para esterilizar 200 millones de quetzales, pagando tasas de interés, a costa de pérdidas operativas, adicionalmente a recoger cerca de 750 millones de quetzales de fondos depositarios del presupuesto gubernamental. Este suplemento ha sido abanderado en subrayar los tremendos costos que esos procedimientos de política monetaria le acarrean al país. Y es que no se necesita ser un dilecto economista, posgraduado en moneda y banca, para saber que un anuncio de esterilizar dinero, cuando dinero es lo que falta para reactivar la economía, significa una mala señal para levantar los ánimos, o más bien "las expectativas", como replican los banqueros centrales hasta la saciedad en sus documentos oficiales.

(La Hora (Guatemala) 27.07.02)

En el texto se dice que las decisiones guatemaltecas en materia económica:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658632 Ano: 2002
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: RFB

Para que o texto abaixo apresente coesão, coerência de idéias e progressão temática, é necessária a inserção de dois dos trechos nomeados a seguir como (A), (B) e (C) nos espaços [*] e [**].

Metade dos postos de trabalho com carteira assinada já é preenchida por profissionais que têm, no mínimo, o ensino médio. Para os cargos mais altos, as exigências estão aumentando.

[*]
Os trabalhadores permanecem em emprego menos qualificado durante o período em que estão estudando e, depois de formados, sentem-se preparados para tentar um posto mais elevado. Essa nova leva de trabalhadores já é conhecida como a "geração do canudo". Educar a força de trabalho constitui um dos maiores desafios de qualquer país e era uma grande trava ao desenvolvimento do Brasil.

[**]
A compensação pode ser confirmada nos contracheques. Em valores reais, o salário dos executivos triplicou nas últimas décadas.

(VEJA ESPECIAL, maio de 2002, com adaptações)

A. Tanto que a qualificação para as funções de alta gerência e de diretoria requer dezessete anos de estudo, dois a mais do que era requisitado dos diretores de empresas brasileiras no passado.

B. Por isso, com o desenvolvimento da economia, o que vai diferençar as pessoas, seja os operários controlando máquinas pesadas, seja os altos executivos dirigindo multinacionais, é o investimento na prática que neutraliza as lacunas da graduação.

C. Nos anos 80, a mão-de-obra tinha, em média, três anos de estudo. Atualmente os trabalhadores brasileiros estudam cerca de cinco anos. Continuam entre os menos instruídos e os menos produtivos do mundo, mas a curva de educação é ascendente.

Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658630 Ano: 2002
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: RFB

O texto abaixo serve de base para a questão.

Mister se faz entender que o objetivo da lei, ao estabelecer a obrigatoriedade de que as instituições financeiras também prestem informações às autoridades fiscais, é(A) de lhes impor um dever de colaboração no intuito de auxiliar a atividade do Fisco.(B) Os dados e registros dos quais elas detêm a posse são indispensáveis à ação fiscal para que se conheçam as movimentações financeiras dos correntistas, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que poderão ser relativas a operações(C) que ensejem a realização de fatos jurídicos tributários e se configurem como de interesse da Administração Tributária. Em última instância, a citada exigência encerra um interesse coletivo de ordem pública, no sentido de que todos os fatos da vida real(D) que se configurem como tributários e possam dar nascimento a obrigações tributárias(E) deverão estar sujeitos e não poderão ficar ao abrigo da verificação e apuração dos agentes fiscais.

(Mary Elbe G. Q. Maia, "A inexistência de sigilo bancário frente ao poder-dever de investigação das autoridades fiscais", Tributação em Revista, julho/setembro de 1999)

Em relação aos elementos lingüísticos do texto, assinale a proposição incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
658623 Ano: 2002
Disciplina: Legislação Tributária Federal
Banca: ESAF
Orgão: RFB
Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI, entre outras hipóteses, na seguinte situação:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
657893 Ano: 2002
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ESAF
Orgão: RFB
Read the text below in order to answer question

Britain's budget

When the New Labour government first came to power in 1997, Gordon Brown, the Chancellor of the Exchequer (or finance minister), was tightfisted. He bolted down public spending and increased the tax burden. In 2000 the dividends arrived, as Mr Brown ladled out money for public services. The ever-more-powerful Chancellor promised targeted giveaways in the 2001 budget. This year's budget focused on reviving the perpetually troubled National Health Service. Mr Brown vowed to raise taxes-National Insurance contributions, more precisely-to bring British health spending to European levels. In his mid-year spending review, delivered in July, he showered still more money on other services, education in particular. But pouring money into an unreformed system may not be his cleverest idea.

Gordon Brown's plans for the National Health Service aims to
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas