Magna Concursos
658736 Ano: 2002
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: RFB

Marque onde deve ser inserido o trecho abaixo para que o texto a seguir apresente coesão e coerência.

Elas contêm definições sobre a dimensão estratégica do país e sua relação com os marcos internacionais. Importa-lhes indicar os principais interesses nacionais e desenhar a defesa externa, sendo imprescindível o seu compromisso com os regimes democráticos dos quais decorrem.

O livro de defesa nacional

A

As políticas de defesa nacional são políticas de Estado que dependem da legitimidade democrática, não se limitando a um mandato nem ao estrito jogo parlamentar, não raro com o apoio das oposições.

B

E o Brasil, por meio da política de defesa nacional, objetiva preservar a soberania e a integridade territorial (além do patrimônio e interesses nacionais), o Estado de Direito e suas instituições, além de vislumbrar a promoção dos interesses brasileiros no exterior (inclusive a manutenção da paz e da segurança internacionais).

C

Por isso, o livro de defesa de que o Brasil carece deverá ir além da política de defesa nacional. Deverá dar indicações claras das unidades militares, distribuição territorial, equipamentos bélicos e estratégias de defesa que, até o momento, são conhecidos por públicos muito restritos.

D

Em relação aos nossos interesses nacionais, definidos na Constituição, o livro de defesa nacional, que se encontra em fase de atualização, será, ao mesmo tempo, um instrumento de poder, de diálogo e de confiança. Até porque a defesa nacional é (e deve ser cada vez mais) um tema de toda a sociedade.

E

(Eliézer Rizzo de Oliveira, correio braziliense, 13/07/2002, com adaptações)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista Tributário da Receita Federal

140 Questões