Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

3008673 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO I PARA A QUESTÃO.

CIDADANIA NO BRASIL

Discorda-se da extensão, profundidade e rapidez do fenômeno, não de sua existência. A internacionalização do sistema capitalista, iniciada há séculos mas muito acelerada pelos avanços tecnológicos recentes, e a criação de blocos econômicos e políticos têm causado uma redução do poder dos Estados e uma mudança das identidades nacionais existentes. As várias nações que compunham o antigo império soviético se transformaram em novos Estados-nação. No caso da Europa Ocidental, os vários Estados-nação se fundem em um grande Estado multinacional. A redução do poder do Estado afeta a natureza dos antigos direitos, sobretudo dos direitos políticos e sociais.

Se os direitos políticos significam participação no governo, uma diminuição no poder do governo reduz também a relevância do direito de participar. Por outro lado, a ampliação da competição internacional coloca pressão sobre o custo da mão-de-obra e sobre as finanças estatais, o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, do qual dependem os direitos sociais. Desse modo, as mudanças recentes têm recolocado em pauta o debate sobre o problema da cidadania, mesmo nos países em que ele parecia estar razoavelmente resolvido.

Tudo isso mostra a complexidade do problema. O enfrentamento dessa complexidade pode ajudar a identificar melhor as pedras no caminho da construção democrática. Não ofereço receita da cidadania. Também não escrevo para especialistas. Faço convite a todos os que se preocupam com a democracia para uma viagem pelos caminhos tortuosos que a cidadania tem seguido no Brasil. Seguindo-lhe o percurso, o eventual companheiro ou companheira de jornada poderá desenvolver visão própria do problema. Ao fazê-lo, estará exercendo sua cidadania.

(http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf)

No trecho “Tudo isso mostra a complexidade do problema.”, o elemento textual “isso” possui natureza de coesão

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809555 Ano: 2019
Disciplina: Legislação Federal
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

De acordo com a Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, em seu art. 4º, as cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes características:

I. Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, salvo impossibilidade técnica de prestação de serviços.

II. Variabilidade do capital social representado por quotas-partes.

III. Limitação do número de quotas-partes do capital para cada associado, facultado, porém, o estabelecimento de critérios de proporcionalidade, se assim for mais adequado para o cumprimento dos objetivos sociais.

IV. Inacessibilidade das quotas-partes do capital a terceiros, estranhos à sociedade.

V. Singularidade de voto, podendo as cooperativas centrais, federações e confederações de cooperativas, com exceção das que exerçam atividade de crédito, optar pelo critério da proporcionalidade.

Em relação às organizações que são imunes, assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809545 Ano: 2019
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

A classificação das atividades desenvolvidas por instituições e empresas no Brasil é definida pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, caracterizada por um cadastro de abrangência nacional em que as organizações estão descritas. A classificação da associação também deve ser definida perante a Receita Federal e ser isenta do pagamento de tributos. São imunes do imposto sobre a renda e estão obrigadas a entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – DIPJ:

I. Os templos de qualquer culto.

II. Os partidos políticos, inclusive suas fundações.

III. As instituições de educação e as de assistência social sem fins lucrativos.

IV. As empresas de capital aberto que atuam com programas de responsabilidade social.

V. Os planos de previdência complementar.

Em relação às organizações que são imunes, assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809544 Ano: 2019
Disciplina: Administração Geral
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

As associações são instituições que buscam promover a educação, cultura, política e os interesses comuns de determinadas classes, regiões ou setores. Já as cooperativas desenvolvem um trabalho mais comercial e empresarial. Nas cooperativas, os cooperados são beneficiários e administradores do negócio, podendo ser beneficiados pelos resultados gerados. É característica das cooperativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809543 Ano: 2019
Disciplina: Direito Civil
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

A principal característica das associações está estabelecida no Código Civil (2002). O art. 53 diz que constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. Considerando a legislação, algumas importantes características das associações comunitárias são:

I. Quando expressamente autorizadas, possuir legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.

II. Definir claramente os fins, os objetivos, o número de funcionários e a destinação do lucro.

III. Se a associação tiver por objetivo a assistência social, atender ao previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e nas Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

IV. Ser constituídas somente por pessoas físicas, com no mínimo dez sócios.

V. Definir, em seu estatuto, sobre a responsabilidade dos sócios, que, em casos omissos, poderão ser responsabilizados.

VI. Em caso de dissolução, destinar o remanescente a outra entidade ou ao governo, não podendo ser distribuído entre os sócios, a não ser nos casos em que possuam quotas, o que deve ser previsto no estatuto, como é o caso de clubes.

Em relação às características das associações comunitárias, assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809542 Ano: 2019
Disciplina: Legislação Federal
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

A Lei nº 5.764/71 estabelece classificações para as sociedades cooperativas. O art. 6º apresenta três tipologias de sociedades cooperativas: singulares, cooperativas centrais ou federações e confederações de cooperativas. As cooperativas singulares são

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809541 Ano: 2019
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

O IBGE instituiu indicadores para auxiliar no acompanhamento e avaliação do progresso do desenvolvimento sustentável. Os indicadores adotados pelo IBGE são em número de 59 e estão organizados em quatro dimensões. Sobre o tema, identifique com “V” caso verdadeira ou com “F” caso falsa a correlação entre as dimensões e diretrizes listadas a seguir.

Dimensões / Diretrizes

( ) Ambiental: os 12 indicadores de desenvolvimento sustentável buscam retratar o desempenho macroeconômico e financeiro e dos impactos de consumo de recursos materiais e uso de energia primária.

( ) Social: apresenta questões inerentes à qualidade de vida das pessoas, começando pela satisfação das necessidades humanas indo até os assuntos relativos à justiça social.

( ) Institucional: os seis indicadores dessa dimensão dizem respeito à orientação política e à capacidade de esforço despendido para as mudanças necessárias à efetiva implantação do desenvolvimento sustentável.

( ) Econômica: trata das questões relativas ao uso dos recursos naturais e da degradação ambiental.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809540 Ano: 2019
Disciplina: Administração Geral
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

Um dos maiores problemas, não só da economia, mas da sociedade brasileira, é o desperdício. Combinado com a injusta concentração de renda, o desperdício coloca o Brasil a anos-luz de um projeto de desenvolvimento sustentável. O combate ao desperdício é uma tarefa da administração, que deve atuar no sentido de:

I. Eliminar defeitos na produção.

II. Produzir só o necessário, quando for preciso, sem exagero. III. Manter o estoque no menor nível possível.

IV. Evitar a espera desnecessária.

V. Fazer o transporte adequado de insumos.

VI. Organizar o ambiente de trabalho.

VII. Acabar com desperdícios de processamento.

VIII. Fazer estoque e movimentação.

Em relação ao combate ao desperdiço, assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809539 Ano: 2019
Disciplina: Administração Geral
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

O macroambiente é constituído por um conjunto amplo, complexo e difuso de fatores que influenciam as organizações. Não se trata de algo concreto em que a organização possa interagir, mas influencia nas suas decisões e estratégias adotadas. As ameaças e oportunidades do ambiente natural estão associadas a quatro tendências:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1809528 Ano: 2019
Disciplina: Administração Geral
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

Do ponto de vista administrativo, a centralização ou a descentralização de caráter decisório é o processo decisório e de maior importância na gestão. O grau de descentralização administrativa de uma organização será tanto maior

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas