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Foram encontradas 49 questões.

3008673 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO I PARA A QUESTÃO.

CIDADANIA NO BRASIL

Discorda-se da extensão, profundidade e rapidez do fenômeno, não de sua existência. A internacionalização do sistema capitalista, iniciada há séculos mas muito acelerada pelos avanços tecnológicos recentes, e a criação de blocos econômicos e políticos têm causado uma redução do poder dos Estados e uma mudança das identidades nacionais existentes. As várias nações que compunham o antigo império soviético se transformaram em novos Estados-nação. No caso da Europa Ocidental, os vários Estados-nação se fundem em um grande Estado multinacional. A redução do poder do Estado afeta a natureza dos antigos direitos, sobretudo dos direitos políticos e sociais.

Se os direitos políticos significam participação no governo, uma diminuição no poder do governo reduz também a relevância do direito de participar. Por outro lado, a ampliação da competição internacional coloca pressão sobre o custo da mão-de-obra e sobre as finanças estatais, o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, do qual dependem os direitos sociais. Desse modo, as mudanças recentes têm recolocado em pauta o debate sobre o problema da cidadania, mesmo nos países em que ele parecia estar razoavelmente resolvido.

Tudo isso mostra a complexidade do problema. O enfrentamento dessa complexidade pode ajudar a identificar melhor as pedras no caminho da construção democrática. Não ofereço receita da cidadania. Também não escrevo para especialistas. Faço convite a todos os que se preocupam com a democracia para uma viagem pelos caminhos tortuosos que a cidadania tem seguido no Brasil. Seguindo-lhe o percurso, o eventual companheiro ou companheira de jornada poderá desenvolver visão própria do problema. Ao fazê-lo, estará exercendo sua cidadania.

(http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf)

No trecho “Tudo isso mostra a complexidade do problema.”, o elemento textual “isso” possui natureza de coesão

 

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1760390 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “(...) uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 3 a 5) é constituído de duas partículas “que”. Sobre tais partículas, pode-se afirmar que têm

 

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1760389 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Acerca do excerto “(...) parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”, (linhas 6 e 7) pode-se afirmar que o

 

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1760388 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “(...) induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 4 e 5) possui elemento linguístico marcado pelo acento indicativo de crase. Tal acento é proveniente, no caso em tela, em razão da fusão do artigo “a” com a preposição “a”, a qual advém da regência do

 

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1760387 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

A construção textual “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo (...)” (linhas 2 e 3) constrói-se por meio de recurso de ironia, o que gera, no contexto apresentado, uma crítica

 

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1743969 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 2 a 5) é construído sob a lógica da coesão sequencial que não se utiliza de marcadores argumentativos para ligar as estruturas oracionais. Caso se substituísse o sinal de ponto e vírgula por um marcador textual de coesão sequencial, sem que se altere a coerência do texto, ter-se-ia o seguinte conectivo:

 

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1710040 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Os estudos brasileiros de variação linguística descrevem variantes como a norma culta, a coloquial, a padrão etc. Com base nessa informação, pode-se afirmar que, na passagem “Saí, afastando-me dos grupos (...)” (linha 1), caso fossem ignoradas completamente as diferenças entre as normas acerca da sintaxe de colocação pronominal e fossem observadas apenas as diferenças de normas com base em outra sintaxe, o trecho seria reescrito da seguinte forma, em variante coloquial da língua portuguesa:

 

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1709616 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Caso a expressão “à morte” (linha 4) fosse reescrita em português culto contemporâneo, ter-se-ia

 

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1709469 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Sobre construção textual, pode-se afirmar que, no TEXTO II, há predominância de

 

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1708740 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Ainda sobre a locução “DOS EPITÁFIOS” pode-se afirmar que, sintaticamente, funciona como

 

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