Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1316378 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Segundo Dalgalarrondo (2000), a dependência física de drogas se manifesta na ocorrência da síndrome de abstinência quando o sujeito não faz uso da droga. Por outro lado, a dependência psíquica de drogas se manifesta por uma série de sintomas desprazerosos diante da abstinência, tais como

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313033 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Domenico de Masi (1999, p. 227), ao fazer um diagnóstico do sentido do trabalho na era pósindustrial, afirma que "seria legítimo pensar que o progresso científico, tecnológico e organizacional, a globalização, a escolarização, os meios de comunicação de massa conduzam a um mundo mais feliz.

Mas os seres humanos são capazes de torcer o sentido até mesmo das melhores invenções e condições. Assim, a redução do trabalho é traduzida em desocupação; o tempo livre é traduzido em consumismo, enfado, malandragem, violência; a longevidade é traduzida na inércia forçada da aposentadoria".

Que alternativa de Masi apresenta para esta situação de mau uso do tempo do trabalhador?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313027 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Sr. Y é um indivíduo com quarenta e cinco anos que esbarrou na Srª. Z em um bar local uma única vez.

A partir desse episódio, começou a desenvolver uma forte convicção de que a Srª. Z estava apaixonada por ele, sendo, no entanto, impedida de contatá-lo ou aproximar-se devido à postura abusiva dos seus familiares. Sabe-se, entretanto, que os dois nunca mais tiveram qualquer tipo de contato por intermédio do qual tais informações pudessem ter sido transmitidas ou sugeridas para o Sr. Y. Considerando a especificidade desse sintoma, uma hipótese diagnóstica plausível quanto às crenças do Sr. Y, conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais em sua quinta edição (DSM-5), é a de que o Sr. Y pode estar apresentando um sintoma tipicamente relacionado a(ao)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305075 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Assinale a única estratégia de tratamento, dentre aquelas destacadas na sequência, que não se mostra condizente com os preceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental para a intervenção em quadros caracterizados por elevada ansiedade social.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1304469 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la resgatada com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Com relação à concordância verbal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) Em Nossas histórias têm caligrafia própria, a forma verbal passaria para o singular, caso o segmento sublinhado fosse reescrito como Nossas narrativas de vida.

( ) Em Quando os teclados tomaram conta da escrita, a forma verbal passaria para o singular, caso o segmento sublinhado fosse reescrito como o uso dos teclados.

( ) Em diários-agenda, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas, a forma verbal passaria para o singular, caso o segmento sublinhado fosse reescrito como em que.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1304187 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao que prevê a Lei nº 8.112, de 1990.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303628 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Segundo Dalgalarrondo (2000, p. 55), durante a primeira entrevista clínica, "serão colhidos todos os dados necessários para um diagnóstico pluridimensional do paciente, o que inclui os dados sociodemográficos, a queixa ou problema principal e a história dessa queixa, os antecedentes mórbidos somáticos e psíquicos pessoais, incluindo hábitos e uso de substâncias químicas, os antecedentes mórbidos familiares, a história de vida do paciente, incluindo as várias etapas do desenvolvimento somático, neurológico, psicológico e psicossocial, e, finalmente, a avaliação das interações familiares e sociais do paciente".

Como se chama esse processo de levantamento de dados na primeira entrevista?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296513 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com base no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1295662 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Escola da Gestalt, criada na Universidade de Berlim, nos anos de 1920 trouxe uma abordagem estrutural para o estudo da percepção visual humana. Segundo os gestaltistas, a percepção de um objeto com uma forma bem acabada (Gestalt) obedece a alguns princípios de organização.

Assinale a alternativa que mostra princípios de organização da percepção visual identificados pelos gestaltistas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1293936 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em sua quinta edição (DSM-5), a condição que pode estar presente no transtorno bipolar, na qual se verificam, pelo menos, quatro episódios de humor alterado, sejam eles maníacos, hipomaníacos ou envolvendo depressão maior nos últimos doze meses, é referida pela expressão

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas