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1283495 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Assinale a alternativa na qual está sendo descrito um dos propósitos condizentes com a Reabilitação Cognitiva (RC) no que se refere às suas possibilidades em termos de intervenção neuropsicológica.

 

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1283453 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la resgatada com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre coerência e funcionamento de partes do texto.

( ) O empenho da autora com a escrita à mão na infância vai de encontro à declaração de que A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal [...].

( ) O testemunho da autora e o do escritor mostram que ambos construíram uma narrativa pessoal de filiação através da letra (ℓ.36).

( ) A arte do lettering provoca na autora um sentimento positivo, ratificando sua crença de que [...] as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

A sequência correta é

 

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1282772 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la resgatada com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Considere que a conjunção caso substitua se no seguinte período: Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. Com essa substituição

 

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1282763 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Sobre as técnicas de neuromodulação que podem complementar diferentes intervenções neuropsicológicas, considere as seguintes afirmações.

I - A estimulação magnética transcraniana é uma técnica de neuromodulação considerada invasiva.

II - O Neurofeedback é uma técnica de neuromodulação e baseia-se em princípios comportamentais tais como os condicionamentos clássico e operante.

III - As técnicas de neuromodulação fundamentamse no princípio da neuroplasticidade cerebral.

Está(ão) correta(s)

 

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1282589 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Ao longo da década de 20 do século passado, Sigmund Freud realizou uma revisão importante na sua teoria do aparelho psíquico. Nessa revisão, ele deu um novo status ao Inconsciente, retirando sua característica tópica para considerá-lo simplesmente como uma qualidade dos conteúdos psíquicos.

Como resultado dessa operação, surgiu a chamada "2ª tópica" do aparelho psíquico, na qual aparecem os conceitos de Eu, Supereu e Isso. Desses três novos conceitos, qual(is) deles tem a qualidade de ser(em) inconsciente(s)?

 

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1282226 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com base no que se encontra disposto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, considere as afirmações a seguir.

I - O Gabinete do Reitor é um órgão com competência para prestar assessoria imediata ao Reitor e executar os serviços técnico administrativos de apoio e de relações públicas.

II - Uma das atribuições da Pró-Reitoria de Graduação é a de identificar fontes alternativas para captação de recursos financeiros em entidades nacionais e internacionais necessários à realização das ações da UFSM.

III - Controlar e fiscalizar os contratos de funcionamento de bares, lancherias e demais permissões de uso dos imóveis é uma das atribuições da Pró-Reitoria de Infraestrutura.

Está(ão) correta(s)

 

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1279727 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Sobre a avaliação neuropsicológica de pacientes com Alzheimer, é correto afirmar que o diagnóstico da doença de Alzheimer requer que o déficit da memória

 

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1267912 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Conforme os critérios diagnósticos descritos na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5).

Considere as afirmações relacionadas à anorexia nervosa.

I - A restrição de ingesta calórica precisa ser identificada sem considerar o peso corporal do indivíduo ou as questões relacionadas à idade e ao gênero.

II - O medo intenso de ganhar peso ou engordar é aludido como um dos critérios diagnósticos.

III - A gravidade atual do quadro é identificada com base na aparência física do paciente, sem considerar o Índice de Massa Corporal (IMC).

Está(ão) correta(s)

 

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1267139 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Segundo Atkinson e Hilgard (2018, p. 71), "o termo apego é usado para descrever a tendência do bebê a procurar a proximidade de determinadas pessoas e se sentir mais seguro em sua presença". Em geral, o apego se dá com a mãe e pode ter diferentes qualidades (vínculo seguro, vínculo evitativo, vínculo ambivalente, vínculo desorganizado).

O psicólogo John Bowlby foi quem inaugurou os estudos sobre esse comportamento dos bebês. Para ele e os pesquisdores que seguiram sua linha de investigação, o bom vínculo entre mãe e bebê depende de um determinante bem específico.

Qual é, segundo Bowlby e seus seguidores, o fator determinante na qualidade do vínculo mãe/bebê?

 

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1265402 Ano: 2019
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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A pirâmide de necessidades de Maslow representa de forma gráfica uma série de pré-requisitos que devem ser cumpridos para que, ao final do desenvolvimento da personalidade, possa ocorrer aquilo que Maslow chamou de "autorrealização do indivíduo".

O que Maslow entende por "autorrealização do indivíduo"?

 

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