Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1318034 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) foi aprovada pela Portaria nº 710 de 1999, do Ministério da Saúde, e atualizada em novembro de 2011 pela Portaria nº 2.715, do Ministério da Saúde.

Com relação à PNAN, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1315256 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Dentre as finalidades do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) está a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

A obrigação de significa que o Estado deve criar condições que possibilitem a realização efetiva do DHAA.

significa que o Estado deve garantir alimentos diretamente a indivíduos ou grupos incapazes de obtê-los por conta própria, até que alcancem condições de fazê-lo.

O Estado tem que os habitantes de seu território contra ações de terceiros (empresas, grupos ou indivíduos) que interfiram na realização ou atuem no sentido de violar o DHAA das pessoas. significa que o Estado não pode adotar quaisquer medidas, leis, políticas públicas ou ações, que possam resultar em privação da capacidade de indivíduos ou ferir a realização dos direitos humanos e, quando o fizer, tem que criar mecanismos de reparação.

Em relação aos níveis de obrigações do Estado quanto ao DHAA, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1309848 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa da área de alimentação e nutrição.

Sobre o PNAE, considere as afirmativas a seguir.

I - A alimentação escolar é um direito dos alunos da educação básica e fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988.

II - Foi criado oficialmente na década de 1950 com o nome de Campanha Nacional de Merenda Escolar.

III - Gerenciado pelo Ministério da Educação, o PNAE deve destinar 30% de seus recursos financeiros para a aquisição de alimentos orgânicos.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1309647 Ano: 2019
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Em relação à gestão de recursos humanos e à segurança do trabalho em serviços de alimentação, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1308052 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O congelamento propicia uma série de efeitos sobre frutas e hortaliças.

Com relação a esses efeitos, considere as afirmativas a seguir.

I - O frio diminui a atividade enzimática, mas não totalmente, o que pode comprometer a qualidade do alimento durante o armazenamento.

II - A maior sensibilidade do microrganismo ao frio é promovida pelo decréscimo do pH.

III - Não apenas o congelamento, mas também a fase de resfriamento, pré-congelamento e branqueamento levam à perda de nutrientes e vitaminas.

IV - No que se refere à atividade das enzimas, quando comparado ao congelamento lento, o congelamento rápido aliado às baixas temperaturas de armazenamento é pior para a qualidade do alimento.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1304435 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O ódio na internet

Quando usamos a palavra nazista para quem chutou um cachorro em um dia de fúria, que palavra vamos usar para quem comete regularmente crimes hediondos contra a humanidade? Mas a grande questão não é o desgaste semântico e o julgamento sumário. A pergunta mais procedente é: a internet revela a agressividade que está latente em nós ou é ela mesma que propicia um comportamento um tom acima do que já usamos?

Acredito na segunda hipótese, porque somos a primeira geração que massivamente usa a internet. Ainda não temos uma cultura de convívio, uma etiqueta peculiar para esse espaço. Recém-chegados e broncos, ainda escarramos no chão e não sabemos nos comportar. Somos os inventores e as cobaias dessa nova experiência de convívio.

Agregue a isso a ausência física do interlocutor, não há corpos presentes. Quando a distância do outro aumenta, seu olhar não é visível, todas as ovelhas viram lobos e a bravata toma conta. Acrescente ainda o imediatismo, a rapidez da rede que permite fazer sem pensar. Escrever uma carta dispendia tempo, até mandá-la tínhamos refletido melhor. Agora usamos o calor do momento, que é péssimo conselheiro.

As redes sociais são um meio quase de mão única: muita exposição e pouco retorno. Somos narcisistas, mas acima disso somos carentes, queremos é ser notados, admirados. Para tanto, num lugar onde todos falam ao mesmo tempo e ninguém escuta, é natural que falemos aos berros. Tendemos ao exagero, ao insólito, ao bizarro para nos destacar da massa.

Talvez a causa mais importante seja a sensação de irrelevância política dominante. O cidadão médio considera-se impotente perante a realidade. Não se sente representado por ninguém, as grandes discussões são complexas e ele pouco entende. A rede é porosa para o desabafo do seu mal-estar. Acredita que pode fazer política, ainda que minúscula, com suas investidas indignadas contra tudo e todos. O efeito é apenas catártico, uma caricatura de intervenção social. Não passa de ressentimento destilado, mas alivia.

Talvez nosso olhar viciado coloque o termômetro em lugares errados. Por duas razões: o que é bom não dá manchete, e compartilhamos uma ideia difusa de que vivemos um momento de declínio moral e espiritual. Alardeamos que o tempo da utopia acabou, viveríamos a época das distopias. Acalentamos, sem nenhuma base na realidade, a crença de que enquanto civilização estaríamos, como nunca anteriormente, rumando em direção à barbárie. Procuramos indícios do mito da decadência para referendar essa tese e, para isso, nada melhor do que as besteiras ditas sem pensar na internet.

De qualquer forma, se o ministério do bom senso existisse, advertiria: aprecie as redes sociais com moderação.

Fonte: CORSO, Mário. O ódio na internet. Disponível em:
marioedianacorso.com/o_odio_na_internet. Acesso em: 13 jun. 2019.(Adaptado)

Segundo o texto, as pessoas usam um tom acima nos comportamentos na internet porque

I - ela é uma experiência de convívio social recente, portanto não se tem ainda uma cultura para esse convívio.

II - nesse meio os indivíduos buscam integrar-se a grupos de iguais, arrefecendo sua natureza narcisista.

III - com ela o cidadão médio faz uma intervenção social relevante, por isso ela se torna um canal para seu desabafo catártico.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296249 Ano: 2019
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O art. 7º, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 elenca diversos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais visando a assegurar a melhoria de sua condição social.

Com base no referido dispositivo legal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A remuneração do trabalho noturno deve ser superior à do diurno.

( ) A licença à gestante deve ser concedida, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de cento e cinquenta dias.

( ) É devido o seguro-desemprego em caso de desemprego voluntário.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1293942 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A doença renal não dialítica pode progredir mesmo na ausência da causa inicial que determinou a lesão no rim. Isso ocorre porque as alterações funcionais e morfológicas renais determinam as modificações na permeabilidade da membrana glomerular.

Qual proposta terapêutica dietética visa atenuar essas alterações?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1293902 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A atuação do nutricionista na organização e no planejamento de lactários e bancos de leite humano é bastante complexa.

Quanto ao tema, considere as afirmativas a seguir.

I - O tempo de manipulação dos alimentos no lactário, em temperatura ambiente, não deve exceder 20 minutos.

II - É atividade obrigatória do nutricionista que atua em Bancos de Leite Humano elaborar, implantar, supervisionar a execução e atualizar o Manual de Boas Práticas.

III - Os frascos das mamadeiras só precisarão ser autoclavados previamente, se as fórmulas lácteas não forem autoclavadas após o preparo.

IV - Deve-se reduzir ao máximo o tempo entre o preparo e a distribuição das fórmulas lácteas, pois o resfriamento e o reaquecimento, se não controlados sob critérios rígidos, podem oferecer riscos aos alimentos.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1293644 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Um serviço de alimentação deve ter seu planejamento físico e funcional adequado, de maneira a garantir não só a segurança do alimento e de seus trabalhadores, como também melhores índices de produtividade. Considerando-se esses aspectos, algumas condições são mais adequadas, conforme segue: pisos, paredes e teto devem ser , o fluxo de ar na área de preparo dos alimentos deve partir da área , e a iluminação não deve incidir diretamente sobre os alimentos. A área de pré-preparo deve ser contígua à área de .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas