Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1293345 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A desnutrição em pacientes com HIV/AIDS caracteriza-se pela perda ponderal involuntária maior que 10% do peso corporal, enfraquecimento crônico, diarreia crônica, febre e perda de massa magra. A investigação sobre a deficiência de micronutrientes atribuídas a má absorção e/ou alterações no mecanismo modular intercelular, entre os sistemas imune e metabólico, sugere a suplementação de micronutrientes individualizada e cuidadosa.

Na mensuração plasmática, a vitamina de que os pacientes soropositivos possuem mais deficiência é a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1292147 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando a Lei nº 8.112, de 11 de novembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa que contém a informação INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1292126 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi instituído pela Portaria nº. 1.156 pelo(a) . O SISVAN compreende um .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas a seguir.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1288760 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O ódio na internet

Quando usamos a palavra nazista para quem chutou um cachorro em um dia de fúria, que palavra vamos usar para quem comete regularmente crimes hediondos contra a humanidade? Mas a grande questão não é o desgaste semântico e o julgamento sumário. A pergunta mais procedente é: a internet revela a agressividade que está latente em nós ou é ela mesma que propicia um comportamento um tom acima do que já usamos?

Acredito na segunda hipótese, porque somos a primeira geração que massivamente usa a internet. Ainda não temos uma cultura de convívio, uma etiqueta peculiar para esse espaço. Recém-chegados e broncos, ainda escarramos no chão e não sabemos nos comportar. Somos os inventores e as cobaias dessa nova experiência de convívio.

Agregue a isso a ausência física do interlocutor, não há corpos presentes. Quando a distância do outro aumenta, seu olhar não é visível, todas as ovelhas viram lobos e a bravata toma conta. Acrescente ainda o imediatismo, a rapidez da rede que permite fazer sem pensar. Escrever uma carta dispendia tempo, até mandá-la tínhamos refletido melhor. Agora usamos o calor do momento, que é péssimo conselheiro.

As redes sociais são um meio quase de mão única: muita exposição e pouco retorno. Somos narcisistas, mas acima disso somos carentes, queremos é ser notados, admirados. Para tanto, num lugar onde todos falam ao mesmo tempo e ninguém escuta, é natural que falemos aos berros. Tendemos ao exagero, ao insólito, ao bizarro para nos destacar da massa.

Talvez a causa mais importante seja a sensação de irrelevância política dominante. O cidadão médio considera-se impotente perante a realidade. Não se sente representado por ninguém, as grandes discussões são complexas e ele pouco entende. A rede é porosa para o desabafo do seu mal-estar. Acredita que pode fazer política, ainda que minúscula, com suas investidas indignadas contra tudo e todo. O efeito é apenas catártico, uma caricatura de intervenção social. Não passa de ressentimento destilado, mas alivia.

TalvezI) nosso olhar viciado coloque o termômetro em lugares errados. Por duas razões: o que é bom não dá manchete, e compartilhamos uma ideia difusa de que vivemos um momento de declínio moral e espiritual. AlardeamosII) que o tempo da utopia acabou, viveríamos a época das distopias. Acalentamos, sem nenhuma base na realidade, a crença de que enquanto civilização estaríamosI), como nunca anteriormente, rumando em direção à barbárieIII). Procuramos indícios do mito da decadência para referendarIII) essa tese e, para isso, nada melhor do que as besteiras ditas sem pensar na internet.

De qualquer forma, se o ministério do bom senso existisse, advertiria: aprecie as redes sociais com moderação.

Fonte: CORSO, Mário. O ódio na internet. Disponível em:

marioedianacorso.com/o_odio_na_internet. Acesso em: 13 jun. 2019.(Adaptado)

Considere o que se afirma sobre a seleção lexical, a organização linguística e a relação com o conteúdo apresentado na parte final do texto, conforme destaque.

I - Com a escolha de Talvez e estaríamos, o autor apresenta algumas de suas reflexões sobre a vida contemporânea apenas como possibilidade de interpretação, sem afirmá-las categoricamente.

II - Com a seleção de Alardeamos, o autor articula a seu texto um discurso citado cuja fonte é o cidadão médio, referido no parágrafo anterior.

III - Com a escolha de referendar, o autor destaca que ele refuta a ideia de que os seres humanos estão atualmente rumando em direção à barbárie.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1288399 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Ciência e Tecnologia de Alimentos se destina ao entendimento dos processos de conservação e transformação de matérias-primas diversas em produtos alimentícios.

Quanto a esses diferentes processos, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1287201 Ano: 2019
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Administração Pública deverá observar alguns princípios.

Assinale a alternativa que contém os princípios expressos da Administração Pública.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1286702 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Dentre as conquistas no campo da Segurança Alimentar e Nutricional a partir da Lei nº 11.346 de 15 de setembro de 2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), considere as afirmativas a seguir.

I - Integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), entre outros órgãos, a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

II - O guia alimentar para a população brasileira de 2014 está fundamentado em princípios que dialogam com o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sendo uma iniciativa que visa contribuir para a promoção e a realização do direito humano à alimentação adequada.

III - As quatro dimensões do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) incluem: disponibilidade, acesso, segurança e estabilidade.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1286465 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Sobre os métodos de inquérito alimentar para estimativa de consumo alimentar de indivíduos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O Recordatório de 24 horas se caracteriza como um método prospectivo, que avalia a ingestão habitual de alimentos e bebidas, nutrientes e compostos bioativos e energia.

( ) A história alimentar permite a combinação de métodos como Recordatório de 24h e Questionário de Frequência Alimentar, além de dados sobre modo de preparo.

( ) O Questionário de Frequência Alimentar reúne informações sobre um longo período de tempo, apresenta menor subnotificação e possibilita identificar escolhas alimentares habituais indicativas de risco ou proteção.

( ) O Diário alimentar é um método prospectivo no qual o próprio entrevistado registra o que consome, não lhe exigindo, portanto, grande
colaboração.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1286127 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação abarca a estrutura física, as matérias-primas e os processos analisados a partir de sistemas de controle de qualidade.

Com relação a esses sistemas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Para a implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, o Manual de Boas Práticas já deve estar implantado.

( ) Um Ponto Crítico de Controle (PCC) pode controlar mais de um perigo, e um perigo pode ser controlado por mais de um PCC.

( ) Quando os Procedimentos Operacionais Padronizados estão implantados, as Doenças Transmitidas por Alimentos são evitadas.

( ) O sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é preventivo e é uma ferramenta para proteger os produtos alimentícios contra perigos químicos, físicos e microbiológicos.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1286006 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para evitar o risco de hiperglicemia e hipoglicemia no controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2, é preciso manter a glicemia, os lipídeos séricos e a pressão arterial. Portanto, é relevante que o plano alimentar considere

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas