Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1286002 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

M.C.F, do sexo feminino, 25 anos de idade, com câncer de pulmão, apresenta anorexia, disfagia, desidratação, constipação e desnutrição grave, de acordo com a avaliação subjetiva global, sendo o IMC=21Kg/m2. A paciente é recomendada à Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN). A Nutricionista avaliou a paciente e indicou: dieta com Valor Calórico Total (VCT) de 1770 Kcal (30 Kcal x 59 Kg), com volume inicial de 30mL/h, acesso enteral por sonda nasoduodenal, fórmula de alta concentração de lipídeos, normoproteica e isenta de lactose, com densidade calórica de 1,0 Kcal/ml.

Sobre a decisão da EMTN, considere as afirmativas a seguir.

I - O aporte energético da dieta não satisfaz a necessidade calórica da paciente, a fim de reverter a desnutrição grave, e a fórmula indicada é isenta de lactose, o que reduz o percentual de carboidrato.

II - O aporte energético indicado é suficiente para iniciar a recuperação da paciente, uma vez que não se recomenda hiperalimentação do paciente crítico, sendo o déficit energético recuperado quando se atingir o volume pleno da dieta.

III - A fórmula indicada deveria ser hipercalórica (densidade = 1,5Kcal/ml) para reverter a desnutrição grave da paciente.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285907 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O cálcio é um nutriente essencial para a adequada saúde óssea, sendo a sua ingestão recomendada de acordo com o estágio da vida, já que a manutenção dos estoques corporais desse mineral se dá pela ingestão alimentar e sua absorção. Pesquisas recentes têm demonstrado que o cálcio desempenha melhor sua função de biodisponibilidade quando associado à adequada ingestão de vitamina.

A vitamina exerce influência significativa na biodisponibilidade de cálcio, pois estimula sua absorção no .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285584 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com base na Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, para que o atendimento do usuário seja realizado de forma adequada deverão ser observados os seguintes princípios

I - regularidade, continuidade, efetividade, segurança.

II - atualidade, generalidade, transparência, cortesia.

III - gratuidade, simplicidade, urbanidade e acessibilidade.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285578 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A frutose dietética produz menor elevação da glicemia do que as calorias oriundas de sacarose e da maioria dos amidos. Esse carboidrato oferece a vantagem de ser um agente edulcorante na dieta de diabéticos, mas apresenta efeitos adversos em pacientes com doença cardiovascular, pois ativa os fatores que promovem a síntese de ácidos graxos e triglicerídeos, favorecendo fatores de risco.

Qual distúrbio metabólico faz com que não seja indicado o uso de frutose na dieta de pacientes cardíacos?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285479 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O ódio na internet

Quando usamos a palavra nazista para quem chutou um cachorro em um dia de fúria, que palavra vamos usar para quem comete regularmente crimes hediondos contra a humanidade? Mas a grande questão não é o desgaste semântico e o julgamento sumário. A pergunta mais procedente é: a internet revela a agressividade que está latente em nós ou é ela mesma que propicia um comportamento um tom acima do que já usamos?

Acredito na segunda hipótese, porque somos a primeira geração que massivamente usa a internet. Ainda não temos uma cultura de convívio, uma etiqueta peculiar para esse espaço. Recém-chegados e broncos, ainda escarramos no chão e não sabemos nos comportar. Somos os inventores e as cobaias dessa nova experiência de convívio.

Agregue a isso a ausência física do interlocutor, não há corpos presentes. Quando a distância do outro aumenta, seu olhar não é visível, todas as ovelhas viram lobos e a bravata toma conta. Acrescente ainda o imediatismo, a rapidez da rede que permite fazer sem pensar. Escrever uma carta dispendia tempo, até mandá-la tínhamos refletido melhor. Agora usamos o calor do momento, que é péssimo conselheiro.

As redes sociais são um meio quase de mão única: muita exposição e pouco retorno. Somos narcisistas, mas acima disso somos carentes, queremos é ser notados, admirados. Para tanto, num lugar onde todos falam ao mesmo tempo e ninguém escuta, é natural que falemos aos berros. Tendemos ao exagero, ao insólito, ao bizarro para nos destacar da massa.

Talvez a causa mais importante seja a sensação de irrelevância política dominante. O cidadão médio considera-se impotente perante a realidade. Não se sente representado por ninguém, as grandes discussões são complexas e ele pouco entende. A rede é porosa para o desabafo do seu mal-estar. Acredita que pode fazer política, ainda que minúscula, com suas investidas indignadas contra tudo e todo. O efeito é apenas catártico, uma caricatura de intervenção social. Não passa de ressentimento destilado, mas alivia.

Talvez nosso olhar viciado coloque o termômetro em lugares errados. Por duas razões: o que é bom não dá manchete, e compartilhamos uma ideia difusa de que vivemos um momento de declínio moral e espiritual. Alardeamos que o tempo da utopia acabou, viveríamos a época das distopias. Acalentamos, sem nenhuma base na realidade, a crença de que enquanto civilização estaríamos, como nunca anteriormente, rumando em direção à barbárie. Procuramos indícios do mito da decadência para referendar essa tese e, para isso, nada melhor do que as besteiras ditas sem pensar na internet.

De qualquer forma, se o ministério do bom senso existisse, advertiria: aprecie as redes sociais com moderação.

Fonte: CORSO, Mário. O ódio na internet. Disponível em:

marioedianacorso.com/o_odio_na_internet. Acesso em: 13 jun. 2019.(Adaptado)

Ao concluir o texto, o cronista explora uma conhecida advertência do Ministério da Saúde expressando, a partir desse intertexto, um hipotético dirigindo-se diretamente ao interlocutor, tratado como , o que está evidenciado na forma aprecie.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1285440 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Ficha Técnica de Preparação (FTP) é um importante instrumento para o planejamento de dietas, cardápios e gerenciamento do processo produtivo de refeições.

Com relação à FTP, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O cálculo do Indicador de Reidratação determina o aumento de volume apresentado por cereais, leguminosas e alimentos deixados de remolho.

( ) O Indicador de Conversão é afetado exclusivamente pelo tipo de calor (úmido ou seco).

( ) O Indicador de Parte Comestível ou Fator de Correção é determinado ao se dividir o peso do alimento bruto pelo peso do alimento líquido.

( ) Na construção da FTP deve-se utilizar os Indicadores de Parte Co-mestível ou os Fatores de Correção indicados na literatura.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1284859 Ano: 2019
Disciplina: Nutrição
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008, emitida pelo Ministério da Saúde, criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica.

Sobre o NASF e as ações de alimentação e nutrição previstas nessa portaria, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1284778 Ano: 2019
Disciplina: Ética na Administração Pública
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1284325 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos da UFSM.

A partir do que se encontra previsto nesse regimento, considere as afirmações a seguir.

I - A Reitoria, dirigida pelo Reitor, é o órgão executivo da administração superior que coordena e supervisiona todas as atividades universitárias.

II - A Pró-Reitoria de Administração compete coordenar, fiscalizar, supervisionar e dirigir os serviços administrativos da Universidade, dentre outras funções.

III - Uma das competências da Pró-Reitoria de Graduação é a de propor a abertura e desativação de cursos, bem como o remanejo de vagas entre os cursos da Universidade.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1284194 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando o que está previsto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas