Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

Enunciado 3037386-1
De acordo com o Texto e a norma padrão escrita, o "se" está exercendo a função de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2527409 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE e na ordem apresentada as lacunas do texto a seguir.
Um comparador é um instrumento de precisão de grande sensibilidade. Ele é utilizado para verificação de , superfícies planas, concentricidade e . Sua ponta fica em contato com a peça. A diferença de medida na peça provoca um deslocamento da ponta, transmitido por um sistema de amplificação ao ponteiro do relógio. A posição deste ponteiro no mostrador indica a leitura da medida. O é um instrumento com fino acabamento, cujas superfícies são planas e polidas. Seu cursor é ajustado à régua, permitindo sua livre movimentação com um mínimo de folga e é provido de uma escala chamada .
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2527304 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Analise as afirmativas sobre ensaios aplicados a materiais e componentes de engenharia.
I. Os ensaios não destrutivos (END) permitem a inspeção de um componente antes da entrada em serviço como também o seu monitoramento através de inspeções contínuas ao longo da vida útil. Assim, pode-se estimar o tempo de vida com base na equação (!$ da/dN \sim (\Delta K)^m !$), na qual valores obtidos via END fornecem o limite inferior de integração dessa equação.
II. No caso de fraturas com características frágeis ocorre baixa absorção de energia pelo material e a superfície de fratura normalmente vai apresentar extensas regiões planas a partir de um núcleo, o que permite identificar a causa da falha.
III. O ensaio de microdureza Vickers, o qual emprega uma pirâmide de diamante de base quadrada pode ser utilizado na determinação da resistência à deformação plástica em metais, porém devido à intensidade da carga e correspondente indentação remanescente, inutiliza o objeto.
IV. Um dos ensaios de dureza recomendados para aços ABNT 1020 é o de dureza Rockwell C, o qual consiste em aplicar um cone de diamante na superfície do material a ser avaliado; a medida é feita a partir do uso de um relógio comparador.
V. O ensaio de impacto é utilizado para se determinar a temperatura de transição dúctil-frágil (TTDF) de metais ou polímeros, temperatura abaixo da qual o material pode fraturar de modo frágil sob condições de restrição de deformação como entalhes ou um estado triaxial de tensões.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2526704 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Materiais
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Relativamente ao estudo de mecanismos de desgaste e atrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Superfícies metálicas extremamente limpas, mantidas sobrepostas sob vácuo, tornam-se praticamente imóveis, e a ação de uma força cisalhante causa plasticidade e ainda maior união da junta, levando a uma aderência extrema. Entretanto, a presença de um teor mínimo de oxigênio ou de umidade gera um filme óxido que impede a formação desta união, reduzindo drasticamente o coeficiente de atrito (μ) na interface.
II. Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão durante um escoamento, gerando bolhas que, ao atingirem uma região na qual a pressão exerce novamente um valor crítico, sofrerão colapso. Ocorrendo próximas a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material, originando uma cavidade de erosão.
III. A possibilidade da redução drástica ou inclusive a ausência de atrito em peças em movimento pode ser identificada em duas variantes nanocristalinas do carbono denominadas de (i) grafeno – folhas monoatômicas de carbono – e (ii) DLC (diamond-like carbon), um tipo de carbono tridimensional que apresenta algumas das características típicas do diamante.
IV. Os processos de desgaste podem ser classificados quanto ao elemento interfacial, sendo do tipo de desgaste a 3 corpos, ou estar sob ação de partículas sólidas pressionadas entre duas superfícies (poeira em lubrificantes), caracterizando um processo de desgaste a 4 corpos. Como exemplo de lubrificante, pode-se citar o dissulfeto de molibdênio (MoS2), que aparenta possuir muitas das qualidades do grafeno, um dos materiais lubrificantes mais promissores da atualidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2525532 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com base nas informações obtidas em um diagrama do tipo tensão x deformação e da análise da superfície de fratura de materiais metálicos, analise as afirmativas abaixo.
I. Processos de deformação plástica aplicados a materiais dúcteis provocam a modificação da morfologia dos grãos e o aumento da densidade de discordâncias assim como exercem influência mais acentuada sobre a tensão de escoamento em relação à tensão de instabilidade plástica do material.
II. Materiais do tipo aço-mola (alto carbono) apresentam deformação plástica limitada, isto é, quando o carregamento atinge o valor máximo ocorre uma fratura frágil, tipicamente plana e associada ao escorregamento de planos preferenciais.
III. Um aço é mais resiliente (capacidade de armazenamento de energia elástica) que uma liga de magnésio, o que pode ser verificado pela sua maior rigidez e resistência à tração.
IV. Um aço submetido a um tratamento térmico de têmpera e revenido não pode aumentar sua rigidez torsional, apesar do aumento de sua resistência mecânica, pelo fato do módulo elástico ser praticamente insensível a tratamentos térmicos.
V. O módulo de elasticidade dos materiais, um indicador da rigidez do material frente a esforços normais, é menor para a liga de alumínio 6061 do que para o aço 1020, por ser um material mais deformável elasticamente.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O que é ética e moral
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino morales, que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Disponível em: <http://www.significados.com.br/etica-e-moral/>. Acesso em: 21 jun. 2016. [Adaptado]
Assinale a alternativa que MELHOR sirva como conclusão ao Texto, tendo por base sua progressão.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2881867-1

Conforme o Texto e a norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação ao emprego do verbo chegar.

( ) O sujeito está posposto ao verbo no primeiro e no segundo quadrinhos.

( ) Nas duas ocorrências, a expressão "a primavera" requer que o verbo seja flexionado na terceira pessoa do singular.

( ) O acento indicativo de crase no segundo quadrinho é um indício de que a expressão "a primavera" não pode exercer a função sintática de sujeito do verbo chegar.

( ) O sujeito de chegar pode suceder o verbo na sentença, como no primeiro quadrinho, por esse sujeito não corresponder à definição de ser que pratica uma ação.

( ) O verbo chegar tem sujeitos diferentes no primeiro e no segundo quadrinhos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2523260 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação às propriedades, características e aplicações de materiais de engenharia mecânica, analise as afirmativas abaixo.
I. Duas possibilidades são aventadas para redução do consumo de energia na utilização de automóveis: aumento da eficiência energética e redução do peso do carro. Em termos de motores, o ferro fundido (7,7 g/cm3) tem nas ligas de alumínio (2,7 g/cm3) e magnésio (1,8 g/cm3) fortes concorrentes.
II. A estabilidade térmica de cerâmicas está relacionada à sua resistência ao calor, delimitada em termos da temperatura na qual tem início a formação de uma fase viscosa. Já os metais refratários puros (W, Mo, Nb e Ta) não têm grandes limitações a altas temperaturas, pois oxidam, estabilizando o material.
III. O aço rápido é um aço de alta liga, que lhe confere alta resistência mecânica e tenacidade, com dureza superior a 60 HRC até temperaturas próximas a 600 ºC. São empregados como ferramentas de corte de gumes afiados e raios pequenos, como alargadores, fresas e ferramentas para torneamento em usinagem interna.
IV. Uma das principais vantagens na utilização de compósitos de matriz polimérica reforçados por fibras de vidro, carbono ou aramida em aplicações estruturais é a sua tenacidade, permitindo seu uso como reservatório de líquidos, fuselagem de aviões e coletes à prova de balas. GFRP, como são conhecidos os compósitos reforçados com fibras de vidro, podem suportar temperaturas superiores a 150 ºC sem apresentar fluência.
V. Alguns metais, como o titânio, formam uma fina camada de óxido extremamente aderente à superfície, impedindo a corrosão. Adicionando-se elementos de liga, como alumínio e vanádio, é possível aumentar também a sua resistência mecânica, tornando-os materiais de elevada resistência específica, com vasto uso na indústria aeronáutica e automotiva.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2523197 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A partir dos dados apresentados no diagrama de fases, abaixo, é possível identificar um conjunto importante de informações dos constituintes e projetar possíveis propriedades e aplicações.
Enunciado 2869977-1
Analise as afirmativas a seguir.
I. No diagrama ferro-carbono (Fe-C) há vários pontos invariantes, sendo que um deles corresponde ao microconstituinte perlita, o qual possui cerca de 0,76% em peso de carbono. Neste ponto eutético do diagrama Fe-C, coexistem austenita, ferrita e cementita.
II. Aços e ferros fundidos são ligas ferrosas contendo carbono em diferentes percentuais. Os aços normalmente têm menos de 1,3 % em peso de carbono, o qual está presente predominantemente na forma de cementita.
III. A ferrita é uma solução sólida intersticial de carbono em ferro com solubilidade restrita, visto que apenas os sítios tetraédricos da estrutura CCC são parcialmente ocupados. Já na austenita, o teor de carbono (em peso) no ferro apresenta solubilidade sólida máxima próxima a 0,76% a 727 ºC, pois os sítios octaédricos da estrutura CFC alojam os átomos de carbono.
IV. A regra da alavanca permite determinar no diagrama o percentual relativo das fases presentes. Nos aços perlíticos, por exemplo, o teor de ferrita a 400 ºC é proporcional à relação 0,76/6,70.
V. O ferro isento de carbono apresenta uma transformação alotrópica a 912 ºC, outra a 1394 ºC, para posteriormente fundir a 1538 ºC. A adição de carbono reduz o ponto de fusão para temperaturas tão baixas quanto 1147 ºC, dependendo do teor acrescentado à mistura.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2522962 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA com relação a geradores de vapor.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas