Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los, que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso, sendo uma delas a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Estudo de crânios serviu como base à falha ciência do racismo
Médico do século XIX conquistou intelectuais ao criar
justificativa para uma suposta superioridade dos brancos
RIO - A banana atirada no jogador Daniel Alves durante um jogo do Barcelona e as declarações racistas do dirigente de um clube de basquete americano provocaram repúdio mundial esta semana, mas as manifestações preconceituosas seriam vistas com naturalidade pelo médico americano Samuel George Morton. Ele angariou fama em seu país e na Europa no século XIX disseminando a teoria de que a superioridade racial é corroborada pelo estudo dos crânios. Aqueles de estrutura mais complexa e avançada, um sinal inegável de inteligência e maior capacidade de raciocínio, seriam os de caucasianos. Seu argumento resistiu por 150 anos. Foi analisado por figuras como Charles Darwin, convenceu abolicionistas e só foi definitivamente desmantelado na década de 1980, embora as manifestações racistas persistam.
– Ele fez amizades com as pessoas certas, aquelas que realmente importavam – conta o historiador James Poskett, que lidera as pesquisas de Cambridge. – Morton produziu apenas 500 cópias de “Crania americana” e distribuiu para pessoas influentes como antropólogos famosos na Inglaterra e editores de revistas científicas americanas. Mesmo com a pequena tiragem, seu trabalho foi lido em países como França, Alemanha, Rússia e Índia.
Morton, então, ganhou as graças da elite intelectual do Velho Mundo. Sua obra foi assumidamente uma inspiração para autores de livros como “Crania Britannica” e “Crania Germanica” e ainda para os trabalhos do italiano Cesare Lombroso, de 1876, que partia de características físicas do crânio para determinar criminosos. Até o evolucionista (e abolicionista) Charles Darwin, que leu o texto de Morton, considerou-o uma “autoridade” na discussão racial, embora não tenha usado nada dos seus estudos nos trabalhos que fez. Muito pelo contrário.
O elogio ao racismo de Morton só desabou em 1981, quando o evolucionista Stephen Jay Gould, professor da Universidade de Harvard, publicou o livro “A falsa medida do homem”, demonstrando que não havia relação entre as raças e seus níveis de inteligência. Ainda assim, mesmo sem qualquer suporte acadêmico, não faltam convictos de que brancos e negros ocupam polos opostos. E, 175 anos depois de “Crania americana”, entre bananas e o basquete, surge mais uma polêmica que desafia a razão: a ideia, errada, de que somos todos macacos.
Renato Grandelle
(Adaptado de O GLOBO, 03/05/2014) (https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/estudo-de-
cranios- serviu-como-base-falha-ciencia-do-racismo-12370323)
Reescrevendo as frases do primeiro parágrafo na voz passiva, a única alternativa correta é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
946158 Ano: 2018
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: SELECON
Orgão: SECITEC-MT
Segundo Dias (2013), o documento que fornece diretrizes e auxilia no sistema de recuperação da informação denomina-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
938581 Ano: 2018
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: SELECON
Orgão: SECITEC-MT
Um bibliotecário deseja catalogar uma obra cujo ano de reimpressão é 2007, conforme é indicado no anverso da folha de rosto. Porém, verificou no verso da folha de rosto que o ano de 2004 era referente à última edição.
Em tal caso, a descrição correta é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Chineses anunciam investimentos de

US$ 22 milhões em Mato Grosso

Eliana Bess, redação Gcom-MT

Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (17) a visita de uma comitiva chinesa ao Palácio Paiaguás. Os chineses entregaram dois drones para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Esta é a sétima visita dos asiáticos ao Estado, desde que uma comitiva mato-grossense, liderada pelo governador Pedro Taques, foi à China no mês de novembro de 2017.

(Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/ show/secao/9/og/1/materia/530765/t/chineses-

anunciam- investimentos-de-us-22-milhoes-em-mato-grosso.

Acesso em: 05/03/2018)

O Estado de Mato Grosso tem um importante papel estratégico para os investidores chineses porque apresenta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
755040 Ano: 2018
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: SELECON
Orgão: SECITEC-MT
A Classificação Decimal Universal (CDU) possui a tabela principal de 1/9 e também tabelas auxiliares.
Na sequência, os auxiliares (=...), (0...) e .00 são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Considere a seguinte afirmação:
“Iogurte contendo açúcar não é saudável”.
Uma afirmativa que possui o mesmo significado da proposição dada acima é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
488157 Ano: 2018
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: SELECON
Orgão: SECITEC-MT
O lugar físico (biblioteca, centro de documentação ou arquivo) em que pessoas são acolhidas e onde lhes são fornecidas informações, podendo estas serem prestadas também a distância, denomina-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Manuela é filha de Pradel que, desejosa de fornecer educação de qualidade à sua descendência, verifica a possibilidade de matriculá-la em estabelecimento oficial de ensino. Ao consultar os administradores de diversas escolas, descobre, nos termos da Lei nº 9.394/96, que somente poderá encaminhar sua filha para a educação básica, sendo, nesse caso, um dever, a partir dos:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Nos termos da Lei nº 9.394/96, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas do percentual permitido em lei acima de:
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas