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Foram encontradas 50 questões.

Leia os excertos a seguir.
Texto 1
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
[ ... ]
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a e não queirais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
GUERRA, Gregório de Matos. Poesias selecionadas, São
Paulo: FTD, p. 18.
Texto 2
[ ... ] Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: " Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos". Ditosa Grécia, que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província!
VIEIRA, Antônio. Sermão do bom ladrão . ln : Essencial Padre
Antônio Vieira. São Paulo : Penguin Classics/Companhia das
Letras, 2011, p. 498.
Leia as seguintes afirmações.
I. O primeiro texto pertence a Gregório de Matos, importante autor árcade. O segundo é um sermão do Padre Antônio Vieira, importante autor barroco.
II. O primeiro texto faz parte da lírica-amorosa de Gregório de Matos Guerra.
III. O Barroco brasileiro teve como foco a crítica a Minas Gerais durante o período da Inconfidência Mineira.
Pode-se afirmar que:
 

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1309673 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: QUADRIX
Orgão: Pref. Santo André-SP
Leia os excertos a seguir.
Texto 1
[ ... ]
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
ltabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
ANDRADE, Carlos Drummond de. Confidência do ltabirano.
ln: Sentimento do mundo. 7.ed., Rio de Janeiro: Record,
1999, p. 135.
Texto 2
[ ... ]
Os falantes do português dizem que a palavra "saudade" não existe em nenhuma outra língua. Na verdade, é mais traduzível do que eles imaginam (em bósnio, por exemplo, sevdah é bem parecido, em inglês pode ser mais frequentemente traduzida como "nostalgia") - mas não vem ao caso. Esse sentimento de nostalgia é celebrado de maneira única nas culturas em que se fala o português, e especialmente em suas músicas. Quem mais iria saborear a falta de algo ou de alguém quase ao ponto do êxtase?
[ ... ]
Revista Língua Portuguesa, nº 102, abril de 2014, São
Paulo: Segmento, p. 27.
Texto 3
A UM POETA
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, no silêncio e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica, mas sóbria, como um templo grego.
[ ... ]
BILAC, Olavo. A um Poeta. ln : CANDIDO, Antonio;
CASTELLO, José A. Presença da Literatura Brasileira - das
origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1956, p. 256.
Sobre os textos acima, é correto afirmar que:
 

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Conforme descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Assinale a única alternativa que é inverídica em relação a esse Estatuto.
 

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Leia as seguintes afirmações sobre o pensamento de Paulo Freire, a partir da leitura de seu livro "Pedagogia da autonomia".
I. O mais importante na educação é o pragmatismo pedagógico, o treino técnico-científico do educando, pois é ele que o prepara para o exercício de uma profissão.
II. O espaço pedagógico deve ser neutro por excelência, tendo o educador uma posição apolítica, para que a escola não vire palanque para a defesa de posições autoritárias, seja de esquerda, seja de direita.
III. A educação é uma forma de intervenção no mundo, intervenção que, além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos, implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento.
Está correto o que se afirma em:
 

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1297277 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: QUADRIX
Orgão: Pref. Santo André-SP
A UMAS SAUDADES
Gregório de Matos
Parti, coração, parti,
navegai sem vos deter,
ide-vos, minhas saudades
a meu amor socorrer.
Em o mar do meu tormento
em que padecer me vejo
já que amante me desejo
navegue o meu pensamento:
meus suspiros, formai vento,
com que me façais ir ter
onde me apeteço ver;
e diga minha alma assi:
Parti, coração, parti,
navegai sem vos deter.
Ide donde meu amor
apesar desta distância
não há perdido constância
nem demitido o rigor:
antes é tão superior
que a si se quer exceder,
e se não desfalecer
em tantas adversidades,
Ide-vos minhas saudades
a meu amor socorrer.
(http://www.dominiopublico.gov.br)
A forma verbal "parti", no primeiro verso do poema, está em qual dos modos verbais?
 

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A Resolução CNE/CEB nº 01 de 2000 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Algumas delas estão descritas a seguir.
I. Estas Diretrizes servem como referência opcional para as iniciativas autônomas que se desenvolvem sob a forma de processos formativos extraescolares na sociedade civil.
II. Estas Diretrizes se estendem à oferta dos exames supletivos para efeito de certificados de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos.
III. A Língua Estrangeira, nesta etapa do ensino, é de oferta facultativa, mas de prestação obrigatória por parte do aluno, quando ofertada.
IV. Fica vedada, em cursos de Educação de Jovens e Adultos, a matrícula e a assistência de crianças e de adolescentes da faixa etária compreendida na escolaridade universal obrigatória, ou seja, de sete a quatorze anos completos.
V. Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos.
Quantas estão corretas?
 

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Leia os poemas a seguir.
As pombas
Vai-se a primeira pomba despertada ...
Vai-se outra mais ... mais outra ... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada ...
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Rufiando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada ...
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem ... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais ...
CORREIA, Raimundo. ln : Clássicos da Literatura Brasileira.
São Paulo: Harbra, 2010, p. 30.
lsmália
Quando lsmália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar ...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar ...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar ...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar ...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar ...
E como um anjo pendeu
As asas para voar ...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar ...
As asas que Deus lhe deu
Rufiaram de par em par ...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar ...
[ ... ]
GUIMARAENS, Alphonsus de. ln : Clássicos da Literatura
Brasileira. São Paulo: Harbra, 2010, p. 38.
Assinale a alternativa correta.
 

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Cultivado desde a Idade Média, "auto" foi um subgênero utilizado por Gil Vicente - dramaturgo português. No entanto, trata -se de um texto ainda presente na Literatura Brasileira. Assinale a alternativa que traz o autor contemporâneo que escreveu "Auto da Compadecida".
 

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Vanilda Paiva, em "Educação Popular e Educação de adultos", denomina como realismo em educação:
 

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Leia os poemas a seguir.
Texto 1
pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Texto 2
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
[ ... ]
Texto 3
Versos íntimos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera .
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Texto 4
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
No vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
Após a leitura dos poemas, analise o vocabulário, a forma, a métrica, as rimas e a temática. Leia as seguintes afirmações.
I. Os quatro poemas pertencem à 2ª fase do Modernismo.
II. Apenas o primeiro poema pertence ao Modernismo.
III. O terceiro poema pertence ao Pré-Modernismo e os demais fazem parte do Modernismo brasileiro.
IV. O terceiro poema pertence à 2ª fase romântica.
Pode-se afirmar que:
 

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