Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1578593 Ano: 2008
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Segundo as Entidades criadoras/mantenedoras, os arquivos podem receber classificações específicas. Qual das alternativas abaixo NÃO CONTEMPLA uma dessas possíveis classificações?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1556577 Ano: 2008
Disciplina: História
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
“A concessão das bases do Nordeste foi por ele percebida como uma imposição: ou o Brasil cedia parte de seu território ou seria considerado inimigo dos aliados. O país era, segundo Vargas, jogado em uma ‘aventura’ que não escolhera e que não controlaria.” (D’ARAUJO, Maria Celina. O Estado Novo, p. 49).
A principal base territorial cedida aos Aliados situava-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1545472 Ano: 2008
Disciplina: História
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Em 22 de agosto de 1942, Getúlio Vargas declarou guerra ao Eixo. O Brasil preparou e enviou para a Itália a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1542971 Ano: 2008
Disciplina: Matemática
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Adicionando-se o triplo do maior número inteiro negativo com a metade do menor número natural positivo e a nona parte do maior número natural com dois algarismos, obtém-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537932 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Somos um país de analfabetos
"A verdadeira democracia tem de oferecer a todos o direito
de saber ler e escrever, pensar, questionar e escolher"
Segundo pesquisa do confiável IBGE, estamos num vergonhoso lugar entre os países da América Latina, no que diz respeito à alfabetização. O que nos faltou e tanto nos falta ainda? Posso dizer que tem sobrado ufanismo. Não somos os melhores, não somos invulneráveis, somos um país emergente, com riquezas ainda nem descobertas, outras mal administradas. Somos um povo resistente e forte, capaz de uma alegria e fraternidade que as quadrilhas, o narcotráfico e a assustadora violência atuais não diminuem. Um povo com uma rara capacidade de improvisação positiva, esperança e honradez.
[...]
Mas somos um país analfabeto. Alfabetizado não é, já disse e escrevo freqüentemente, aquele que assina seu nome, mas quem assina um documento que leu e compreendeu. A verdadeira democracia tem de oferecer a todos esse direito, pois ler e escrever, como pensar, questionar e escolher, é um direito. É questão de dignidade. Quando eu era professora universitária, na década de 70, já recebíamos nas faculdades vários alunos que mal conseguiam escrever uma frase e expor um pensamento claro. "Eu sei, mas não sei dizer nem escrever isso" é uma desculpa pobre. Não preciso ser intelectual, mas devo poder redigir ao menos um breve texto decente e claro. Preciso ser bem alfabetizado, isto é, usar meu instrumento de expressão completo, falado e escrito, dentro do meu nível de vida e do nível de vida do meu grupo.
Para isso, é essencial uma boa escola desde os primeiros anos, dever inarredável do estado. Não me digam que todas as comunidades têm escolas e que estas têm o necessário para um ensino razoável, para que até o mais pobre e esquecido no mais esquecido e pobre recanto possa se tornar um cidadão inteiro e digno, com acesso à leitura e à escrita, isto é, à informação. Um sujeito capaz de fazer boas escolhas de vida, pronto para se sustentar e que, na grave hora de votar, sabe o que está fazendo. Enquanto alardeamos façanhas, descobertas, ganhos e crescimento econômico, a situação nesse campo está cada vez pior. Muito menos pessoas se alfabetizam de verdade; dos poucos que chegam ao 2º grau e dos pouquíssimos que vão à universidade, muitos não saem de lá realmente formados. Entram na profissão incapazes de produzir um breve texto claro. São desinteressados da leitura, mal falam direito. Não conseguem se informar nem questionar o mundo. Pouco lhes foi dado, pouquíssimo lhes foi exigido.
A única saída para tamanha calamidade está no maior interesse pelo que há de mais importante num país: a educação. E isso só vai começar quando lhe derem os maiores orçamentos. Assim se mudará o Brasil, o resto é conversa fiada. Investir nisso significa criar mais oportunidades de trabalho: muito mais gente capacitada a obter salário decente. Significa saúde: gente mais bem informada não adoece por ignorância, isolamento e falta de higiene. Se ao estado cabe nos ajudar a ser capazes de saber, entender, questionar e escolher nossa vida, é nas famílias, quando podem comprar livros, que tudo começa. "Quantos livros você tem em casa, quantos leu este mês? E jornal?", pergunto, quando me dizem que os filhos não gostam de ler. Família tem a ver com moralidade, atenção e afeto, mas também com a necessária instrumentação para o filho assumir um lugar decente no mundo. Nascemos nela, nela vivemos. Mas com ela também fazemos parte de um país que nos deve, a todos, uma educação ótima. Ela trará consigo muito de tudo aquilo que nos falta.
LUFT, Lya. VEJA. Editora ABRIL – Ed. 2008 – 1º out. 2008.
Disponível em http://veja.abril.com.br/. Acesso em: 05/01/2009
Assinale a alternativa que identifica corretamente a função sintático-semântica da expressão grifada no seguinte período.
Família tem a ver com moralidade, atenção e afeto, mas também com a necessária instrumentação para o filho assumir um lugar decente no mundo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1515241 Ano: 2008
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
“Crises econômicas, conflitos armados e devastações ambientais em um determinado país acabam repercutindo em todo o planeta.” (Almanaque Abril/2002, p. 426)
Baseados nesta afirmativa, podemos identificar situações recentes como
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1236793 Ano: 2008
Disciplina: História
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Com a eleição de Artur Bernardes (1923-1926), para a Presidência da República, confirmouse o velho esquema da política do café-com-leite. Logo após as manifestações militares de 1924, exigindo mudanças, eleições e reformas constitucionais, os tenentes se rebelaram. Em Manaus, liderados pelo tenente Ribeiro Júnior, os rebeldes
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1211509 Ano: 2008
Disciplina: Administração Geral
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. Entre as atribuições da Administração de Recursos Humanos, estão as seguintes propostas de atuação:
I. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
II. Proporcionar competitividade à organização.
III. Proporcionar à organização empregados bem treinados, bem motivados e bem remunerados.
IV. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho.
V. Administrar mudanças.
VI. Desenvolver a qualidade de vida no trabalho.
VII. Manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis.
A resposta correta, em relação às indicações acima, corresponde à alternativa
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1707439 Ano: 2008
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB

Segundo caput do art. 208 da Constituição da República Federativa do Brasil (CF), esta incluindo até a Emenda Constitucional no 56, de 20-12-2007, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de determinações contidas em 7 incisos. Abaixo temos sete frases cuja redação pode estar em acordo ou desacordo com as referidas determinações.

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

II - progressiva universalização do ensino médio gratuito;

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 7 (sete) anos de idade;

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística.

VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

VII - atendimento ao educando, na educação básica, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

§ 1º - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

§ 2º - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

§ 3º - Compete ao Poder Público recensear os educandos na educação básica, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

Indique a opção abaixo que apresenta 3 frases, dentre as acima listadas, cuja redação está de acordo com o texto do art. 206 da CF.

Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1558459 Ano: 2008
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
O Título III da Lei n° 8.112 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais), de 11-12-1990, e alterações posteriores até 20-110-2008, dispõe sobre direitos e vantagens dos servidores. Seu Capítulo IV dispõe sobre licenças para servidores. Seu art. 81 lista os casos para concessão de licença a servidores. As frases abaixo podem ou não apresentar corretamente os casos presentes no artigo acima mencionado.
I - por motivo de doença em pessoa da família.
II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro.
III - para o serviço religioso.
IV - para atividade política;
V - para capacitação.
VI - para tratar de interesses particulares.
VII - para desempenho de mandato classista.
VIII - prêmio por assiduidade;
Uma das alternativas abaixo, correspondem a frases acima listadas que apresentam corretamente casos para concessão de licença a servidores contidos no art. 81 do Capítulo IV do Título III da Lei n° 8.112/1990, e alterações posteriores até 20-10-2008. Assinale-a.
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas