Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1313876 Ano: 2016
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

Diante disso, considere os seguintes conceitos:

I → Clínica Ampliada e Compartilhada.

II → Defesa dos direitos dos familiares dos usuários.

III → Acolhimento.

É(são) conceito(s) que norteia(m) o trabalho da PNH

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1311817 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A epistaxe ocorre em crianças com menos de 10 anos de idade, sendo mais acometidos os adultos com mais de 50 anos. Suas causas estão associadas ao trauma, à presença de corpo estranho, ao uso de corticosteroide tópico, ao uso de drogas, à malformação anatômica, aos tumores e à rinite alérgica. O sangramento nasal anterior tem tendência maior em crianças e adultos jovens, e geralmente cessa espontaneamente. Já em adultos mais idosos é mais frequente o sangramento nasal posterior, que pode exigir tratamento médico. Assim, com relação à epistaxe, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) Deve-se usar medidas simples de primeiros socorros para o controle, mantendo o paciente calmo, colocando o mesmo em posição sentada, aplicando pressão direta, apertando toda a porção inferior macia do nariz por 10 a 15minutos.

( ) Deve-se instruir o paciente sempre que necessário a assuar o nariz, para eliminar o corpo estranho, e realizar a atividade vigorosamente, ou ensiná-lo a espirrar com a boca aberta, garantindo a continuidade do uso de antiagregantes plaquetários sempre que estiver em uso, evitando futuras complicações.

( ) Deve-se inserir um chumaço pequeno de gaze na narina sangrante, aplicando pressão digital se o sangramento continuar, e providenciar assistência médica se o sangramento não parar.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302613 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Barral (2012) entende que "os registros de enfermagem consistem em uma forma de comunicação escrita de informações pertinentes ao cliente e aos cuidados recebidos pela equipe de enfermagem. São elementos essenciais na documentação do cuidado humano, considerando que, quando redigidos adequadamente, possibilitam a comunicação e têm como finalidades estabelecer efetiva comunicação entre a equipe de enfermagem e os demais profissionais envolvidos no cuidar; servem de base para a elaboração do plano assistencial ao paciente; fornecem subsídios para a avaliação da assistência prestada; acompanham a evolução do paciente; favorecem a auditoria de enfermagem; e colaboram com o ensino e pesquisa em enfermagem". Sobre os registros de enfermagem, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) Por meio dos registros de enfermagem é possível estabelecer a continuidade do cuidado, uma vez que possibilitam a todos os membros da equipe de saúde informações sobre os problemas de saúde identificados, ações e resultados dos cuidados prestados.

( ) Os registros de enfermagem são frequentemente realizados nos hospitais, sendo de competência apenas do enfermeiro e realizados apenas no decorrer da internação hospitalar.

( ) O Decreto n. 50.387, de 28 de março de 1961, que regulamenta o exercício da enfermagem e suas funções auxiliares no território nacional, em seu artigo 14, enfoca que é dever de todo pessoal de enfermagem manter perfeita anotação nas papeletas clínicas de tudo quanto se relacionar com o doente e com a enfermagem.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Decreto n. 7.724/2012 regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação conforme disposto na Lei n. 12.527/2011.

Tendo como base o referido Decreto, os sítios na Internet dos órgãos e entidades deverão, em cumprimento às normas estabelecidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atender a alguns requisitos.

NÃO fazem parte desses requisitos

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979077 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) deve proporcionar condições estruturais e funcionais para receber o paciente submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico, até que este recupere sua consciência e tenha seus sinais vitais estabilizados sob cuidados constantes da equipe de enfermagem. Frente ao exposto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa.

( ) É competência do técnico de enfermagem aplicar a escala de Aldrete e Kroulik.

( ) Dor aguda, náuseas e vômitos, distensão abdominal e incontinência urinária constituem desconfortos durante a recuperação pós-anestésica.

( ) A hipóxia, a obstrução das vias aéreas, a aspiração de conteúdo gástrico e o broncoespasmo são algumas das complicações do pós-operatório.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos. Todavia, o funcionário público sempre foi alvo de severas críticas, sendo caracterizado como o trabalhador que não trabalha. Segundo um estudo de Marcos Guedes Veneu, o servidor público é presença assídua nas criações de literatos, compositores de música popular, humoristas e caricaturistas. A música Maria Candelária, lançada no Carnaval de 1952, exemplifica o estereótipo que tem, historicamente, caracterizado o servidor público: "Maria Candelária é alta funcionária [...], a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista, às quatro assina o ponto e dá no pé, que grande vigarista ela é!".

Frente a essa descrição, Veneu ainda destaca que, em sua pesquisa sobre a representação social do funcionário público, outra figura bastante citada por seus informantes (funcionários ou não) é a do conhecido "Barnabé", típico funcionário público de baixo escalão, sempre com um terno preto surrado, uma gravatinha " vagabunda", que passa o dia lendo jornal e tomando cafezinho, ou então deixa o paletó na cadeira e sai, voltando na hora de assinar o ponto.

Assim, comparando essas duas representações, o referido autor ressalta que as figuras de Maria Candelária e Barnabé compartilham um elemento básico em sua definição: mesmo com um emprego, nenhum dos dois trabalha efetivamente, substituindo o trabalho por rituais formais, como assinar o ponto e pendurar o paletó. A sentença final, porém, é dada pela irônica marchinha carnavalesca: no final das contas, são dois "vigaristas", ou seja, pessoas que pretendem ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entretanto, em contrapartida a essas representações do funcionário público, sabe-se que todo o aparato estatal compõe-se de servidores públicos e são estes que fazem a máquina administrativa funcionar, prestando à população os serviços necessários. Considerando que serviço público é, de maneira geral, aquele que é prestado à sociedade pela administração pública - uma vez que o reconhece como essencial para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado -, pode-se afirmar que o servidor público é o mediador entre a administração pública e a sociedade. Desse modo, os servidores são os principais agentes responsáveis pela consolidação das políticas públicas.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora Nancy Muniz explica que muitos servidores trabalham nos bastidores, sem o contato direto com a população, preparando e organizando o serviço que outros servidores estarão desempenhando em contato direto com o povo. Mas também há aqueles que estão na linha de frente de implementação das políticas governamentais e, portanto, em grande parte, o êxito dessas políticas e do estado como cumpridor de seu papel político e social depende do relacionamento do servidor com a população e vice-versa.

Fonte: DA SILVA, Regina e ICHIKAWA, Elisa Yoshie. A Representação Social na Esfera Pública: Percepções sobre o
Funcionário Público em uma Administração Municipal. Qualit@as Revista Eletrônica, vol. 9. no.1, 2009. (Adaptado)

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos.

No fragmento em destaque, a locução através da expressa a seguinte dinâmica das relações de sentido:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
960119 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e à vulnerabilidade dos adolescentes às afecções infectocontagiosas, são cuidados da equipe de enfermagem:

I → Os esforços de prevenção primária de DST incluem estimular a abstinência e a postergação de envolvimento sexual, estimular o uso de preservativos e garantir vacinação contra hepatites B e HPV.

II → As responsabilidades da enfermagem abrangem todos os aspectos de educação sobre DST, confidencialidade, prevenção e tratamento.

III → As adolescentes precisam de ajuda para desenvolver estratégias ao informar seus parceiros e abster-se de sexo até que o tratamento seja concluído. O tratamento dos parceiros não necessita obrigatoriamente fazer parte da terapia.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Lei n. 8.112/1990 prevê, dentre outros assuntos, quais os requisitos básicos para investidura em cargo público.

Considere as assertivas abaixo:

I → gozo dos direitos políticos.

II → quitação com as obrigações militares e eleitorais.

III → nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

IV → idade mínima de dezoito anos.

Está(ão) prevista(s) na referida lei

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
959681 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A violência contra o idoso é um fenômeno mundial e faz parte da nossa sociedade. A violência refere-se às diferentes formas, métodos e meios de aniquilamento de uma pessoa ou de sua coação direta ou indireta. Compreender o significado de violência e acidentes é fundamental, pois lesões que poderiam, num primeiro olhar, ser atribuídas a acidentes são, às vezes, frutos de violência e negligência. Com relação aos tipos de violência, numere os parênteses de acordo com a coluna à esquerda.

1 → Abandono
2 → Abuso
3 → Negligência

( ) recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos.

( ) ação (agressões verbais ou gestuais) ou omissão que causam danos à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa idosa.

( ) ausência ou deserção dos responsáveis de prestarem auxílio a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945929 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As diretrizes atuais de 2016 sobre a Reanimação Neonatal afirmam que é necessário contar com uma equipe de profissionais de saúde treinada em reanimação neonatal para receber o recém-nascido. Tal equipe deve realizar a anamnese materna e preparar o material para uso imediato na sala de parto, especialmente em situações de urgência e emergência. Considere as seguintes afirmações:

I → A asfixia pode desencadear vasoconstrição periférica, hipoxemia tecidual, diminuição da contratilidade miocárdica, bradicardia e, eventualmente, parada cardíaca.

II → A ventilação e a massagem cardíaca são realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 3:1, ou seja, 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto (90 movimentos de massagem e 30 ventilações).

III → A ventilação e a massagem cardíaca devem ser realizadas de forma assincrônica, mantendo-se uma relação de 2:1, ou seja, 2movimentos de massagem cardíaca para 1movimento de ventilação.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas