Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1316715 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

No contexto atual, é crescente o número de surdos que ingressam no ensino superior. Estes alunos estão em um contexto de inclusão nas universidades e têm esta possibilidade através da atuação dos tradutores/ intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa. Sobre a atuação do tradutor/ intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa educacional com alunos surdos incluídos no ensino superior, é INCORRETO afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1315350 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa atua em diversos contextos; sendo assim, há diferentes tipos de discursos a traduzir/interpretar. Observe a figura a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de discurso a ser traduzido/interpretado presente na imagem.

Enunciado 1315350-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313498 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

De acordo com a linguística contrastiva, as línguas podem ser comparadas quanto a aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico/pragmáticos. Sobre os contrastes entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A Língua de Sinais utiliza a estrutura tópico-comentário, da mesma maneira que a Língua Portuguesa.

( ) A Língua Portuguesa apresenta marcação de gênero, o que não ocorre na Língua de Sinais.

( ) Na Língua de Sinais, as expressões faciais são consideradas parte da estrutura gramatical da língua, já na Língua Portuguesa estas são substituídas pela prosódia.

( ) A Língua de Sinais utiliza a sintaxe linear, tendo os classificadores (CL) como descritores de pessoas/ fatos/objetos. Na Língua Portuguesa, os classificadores (CL) são sintaticamente espaciais, fazendo parte da estrutura gramatical desta língua.

( ) Língua Portuguesa e Língua de Sinais são línguas de modalidade diferente, sendo a primeira de modalidade oral-auditiva e a segunda de modalidade visual-espacial.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1312186 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Existem, no Brasil, organizações que atuam no sentido de regulamentar as ações relacionadas à área da surdez, ou seja, profissionais que têm práticas nesta área, como, por exemplo: instrutores de Língua Brasileira de Sinais, professores de Língua Brasileira de Sinais ou tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa.

Qual é a sigla da principal organização nacional que atua acerca das questões da surdez?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1307355 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considerando uma situação hipotética no contexto de uma sala de aula em que o tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa precisa traduzir a prova para o aluno surdo, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305237 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observa-se que na Língua Brasileira de Sinais há verbos SEM e COM concordância. Sobre esse último tipo, utilizaremos como exemplo o verbo ENTREGAR, que apresenta várias formas de marcar o aspecto distributivo do verbo.

Enunciado 1305237-1

Agora, associe as flexões desse verbo com as descrições apresentadas a seguir.

( ) distribuição específica - ação de distribuição para referentes específicos.

( ) distributiva não específica - ação de distribuição para referentes indeterminados.

( ) exaustiva - a ação é repetida exaustivamente.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1299417 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O reconhecimento e o respeito à Língua Brasileira de Sinais implica na presença de tradutor/intérprete em vários contextos sociais. Nesse sentido, assinale a opção que NÃO corresponde aos espaços e atividades de atuação do tradutor/intérprete educacional contratado por um instituição de ensino.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Decreto n. 7.724/2012 regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação conforme disposto na Lei n. 12.527/2011.

Tendo como base o referido Decreto, os sítios na Internet dos órgãos e entidades deverão, em cumprimento às normas estabelecidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atender a alguns requisitos.

NÃO fazem parte desses requisitos

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976548 Ano: 2016
Disciplina: Libras
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A atuação do tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa em sala de aula requer uma parceria fundamental com o professor, a fim de construir um ambiente favorável para a comunicação e aprendizagem do aluno. No entanto, ambos têm papéis distintos nesse processo. Sendo assim, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos. Todavia, o funcionário público sempre foi alvo de severas críticas, sendo caracterizado como o trabalhador que não trabalha. Segundo um estudo de Marcos Guedes Veneu, o servidor público é presença assídua nas criações de literatos, compositores de música popular, humoristas e caricaturistas. A música Maria Candelária, lançada no Carnaval de 1952, exemplifica o estereótipo que tem, historicamente, caracterizado o servidor público: "Maria Candelária é alta funcionária [...], a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista, às quatro assina o ponto e dá no pé, que grande vigarista ela é!".

Frente a essa descrição, Veneu ainda destaca que, em sua pesquisa sobre a representação social do funcionário público, outra figura bastante citada por seus informantes (funcionários ou não) é a do conhecido "Barnabé", típico funcionário público de baixo escalão, sempre com um terno preto surrado, uma gravatinha " vagabunda", que passa o dia lendo jornal e tomando cafezinho, ou então deixa o paletó na cadeira e sai, voltando na hora de assinar o ponto.

Assim, comparando essas duas representações, o referido autor ressalta que as figuras de Maria Candelária e Barnabé compartilham um elemento básico em sua definição: mesmo com um emprego, nenhum dos dois trabalha efetivamente, substituindo o trabalho por rituais formais, como assinar o ponto e pendurar o paletó. A sentença final, porém, é dada pela irônica marchinha carnavalesca: no final das contas, são dois "vigaristas", ou seja, pessoas que pretendem ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entretanto, em contrapartida a essas representações do funcionário público, sabe-se que todo o aparato estatal compõe-se de servidores públicos e são estes que fazem a máquina administrativa funcionar, prestando à população os serviços necessários. Considerando que serviço público é, de maneira geral, aquele que é prestado à sociedade pela administração pública - uma vez que o reconhece como essencial para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado -, pode-se afirmar que o servidor público é o mediador entre a administração pública e a sociedade. Desse modo, os servidores são os principais agentes responsáveis pela consolidação das políticas públicas.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora Nancy Muniz explica que muitos servidores trabalham nos bastidores, sem o contato direto com a população, preparando e organizando o serviço que outros servidores estarão desempenhando em contato direto com o povo. Mas também há aqueles que estão na linha de frente de implementação das políticas governamentais e, portanto, em grande parte, o êxito dessas políticas e do estado como cumpridor de seu papel político e social depende do relacionamento do servidor com a população e vice-versa.

Fonte: DA SILVA, Regina e ICHIKAWA, Elisa Yoshie. A Representação Social na Esfera Pública: Percepções sobre o
Funcionário Público em uma Administração Municipal. Qualit@as Revista Eletrônica, vol. 9. no.1, 2009. (Adaptado)

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos.

No fragmento em destaque, a locução através da expressa a seguinte dinâmica das relações de sentido:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas