Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

910510 Ano: 2016
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Resolução COFEN 311/2007 aprovou a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Nesse sentido, considere as obrigações e proibições dos profissionais e assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia atentamente o texto a seguir, um exemplar de comunicações produzidas em instituição pública federal, em caráter oficial. Como é objeto de uma questão, a parte final do documento foi suprimida.

Enunciado 910429-1

Considere que as sugestões apresentadas nas duas frases finais sejam reunidas em um único período, conforme se mostra a seguir.

sua inscrição no seminário pelo portal do RH e a programação completa em nedufsm@gmail.com .

A alternativa com as formas que preenchem adequadamente as lacunas é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, está correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Conforme dispõe o Regimento Geral da UFSM, está INCORRETO afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos. Todavia, o funcionário público sempre foi alvo de severas críticas, sendo caracterizado como o trabalhador que não trabalha. Segundo um estudo de Marcos Guedes Veneu, o servidor público é presença assídua nas criações de literatos, compositores de música popular, humoristas e caricaturistas. A música Maria Candelária, lançada no Carnaval de 1952, exemplifica o estereótipo que tem, historicamente, caracterizado o servidor público: "Maria Candelária é alta funcionária [...], a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista, às quatro assina o ponto e dá no pé, que grande vigarista ela é!".

Frente a essa descrição, Veneu ainda destaca que, em sua pesquisa sobre a representação social do funcionário público, outra figura bastante citada por seus informantes (funcionários ou não) é a do conhecido "Barnabé", típico funcionário público de baixo escalão, sempre com um terno preto surrado, uma gravatinha " vagabunda", que passa o dia lendo jornal e tomando cafezinho, ou então deixa o paletó na cadeira e sai, voltando na hora de assinar o ponto.

Assim, comparando essas duas representações, o referido autor ressalta que as figuras de Maria Candelária e Barnabé compartilham um elemento básico em sua definição: mesmo com um emprego, nenhum dos dois trabalha efetivamente, substituindo o trabalho por rituais formais, como assinar o ponto e pendurar o paletó. A sentença final, porém, é dada pela irônica marchinha carnavalesca: no final das contas, são dois "vigaristas", ou seja, pessoas que pretendem ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entretanto, em contrapartida a essas representações do funcionário público, sabe-se que todo o aparato estatal compõe-se de servidores públicos e são estes que fazem a máquina administrativa funcionar, prestando à população os serviços necessários. Considerando que serviço público é, de maneira geral, aquele que é prestado à sociedade pela administração pública - uma vez que o reconhece como essencial para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado -, pode-se afirmar que o servidor público é o mediador entre a administração pública e a sociedade. Desse modo, os servidores são os principais agentes responsáveis pela consolidação das políticas públicas.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora Nancy Muniz explica que muitos servidores trabalham nos bastidores, sem o contato direto com a população, preparando e organizando o serviço que outros servidores estarão desempenhando em contato direto com o povo. Mas também há aqueles que estão na linha de frente de implementação das políticas governamentais e, portanto, em grande parte, o êxito dessas políticas e do estado como cumpridor de seu papel político e social depende do relacionamento do servidor com a população e vice-versa.

Fonte: DA SILVA, Regina e ICHIKAWA, Elisa Yoshie. A Representação Social na Esfera Pública: Percepções sobre o
Funcionário Público em uma Administração Municipal. Qualit@as Revista Eletrônica, vol. 9. no.1, 2009. (Adaptado)

Na comparação das representações, são percebidas semelhanças e diferenças entre Maria Candelária e Barnabé. O contraste entre ambos pode ser reconhecido pelo(a)

Istatus atribuído ao servidor, pois, enquanto Maria Candelária é "alta funcionária", Barnabé é um funcionário "de baixo escalão".

II → capacidade de consumo, pois, enquanto Maria Candelária "vai à modista", Barnabé veste sempre um " terno preto surrado".

III → assiduidade ao trabalho, pois, enquanto Maria Candelária se ocupa com atividades no ambiente externo do trabalho, como ir "ao dentista" ou " ao café", Barnabé está no ambiente da repartição pública "lendo jornal ou tomando cafezinho".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando os dispositivos da Constituição Federal de 1988, com relação à Administração Pública, pode-se afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
898740 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), no Brasil, iniciou nas décadas de 1970 e 1980. Nessa época, destaca-se a enfermeira Wanda de Aguiar Horta, a qual contribuiu para a aplicação do processo de enfermagem nos estabelecimentos de saúde e na educação para os profissionais de enfermagem. Considere as seguintes afirmações:

I → A resolução do COFEN n. 358/2009 dispõe sobre a SAE e a implementação do Processo de enfermagem apenas em ambientes públicos, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem a pacientes graves.

II → A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem e a documentação da prática profissional.

III → Na SAE, o enfermeiro emprega o conhecimento científico para identificar as condições de saúde e doença das pessoas para subsidiar a assistência; desta forma, contribui para a promoção, prevenção, recuperação e a reabilitação de saúde. A SAE possui como objetivos identificar as necessidades dos pacientes, oferecendo uma proposta ao seu cuidado e direcionando a equipe de enfermagem para as ações a serem realizadas.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Constituição Federal de 1998 dispõe, em seu art. 5º, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Considerando os enunciados constitucionais relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos, está INCORRETO afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
889202 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002), os Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Assim, considere os princípios dos Cuidados Paliativos e assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada alternativa a seguir.

( ) Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

( ) Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico e cuidado do paciente.

( ) Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes, reafirmando a vida e a morte como processos naturais.

( ) Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte, além de não apressar ou adiar a morte.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
880766 Ano: 2016
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Os trabalhadores de enfermagem com possibilidade de exposição a agentes biológicos, químicos ou físicos devem utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, fornecido gratuitamente pelo empregador. Numere os parênteses associando os equipamentos de proteção individual às respectivas estruturas que devem ser protegidas.

1 → Cabeça
2 → Aparelho respiratório
3 → Tronco e pescoço

( ) abafadores de ruídos, abafadores auditivos ou protetores auriculares e tampões.

( ) máscara simples e N95.

( ) aventais plásticos e aventais de chumbo.

( ) protetor facial, óculos de segurança, óculos plúmbicos e toucas.

( ) protetor de chumbo para tireoide.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas