Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1315786 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A descrição morfológica do solo é o primeiro passo para a sua identificação e a sua caracterização, constituindo pressuposto fundamental para estudos de gênese, levantamento, classificação e planejamento do uso dos solos. A caracterização morfológica do solo compreende duas etapas. Na primeira, é feita a descrição morfológica interna, correspondendo, portanto, à “anatomia do solo”. Nessa etapa são analisadas as seguintes características, EXCETO,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305610 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O sistema de plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que a semeadura é efetuada sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem do solo. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. Sobre o sistema de plantio direto, analise o apresentado a seguir.

I → Redução das perdas do solo.

II → Aporte de material orgânico.

III → Redução da evaporação.

É(São) vantagem(ens) do sistema de plantio direto

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296679 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é uma prioridade nacional compartilhada com várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e busca definir um sistema que permite a classificação de todos os solos existentes no território nacional. Sobre esse sistema, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa.

( ) Planossolos são grupamentos de solos minerais com horizonte B plânico, subjacente a qualquer tipo de horizonte A, podendo ou não apresentar horizonte E (álbico ou não).

( ) Os critérios para a classificação de um solo em Argissolo é o desenvolvimento de horizonte diagnóstico B latossólico vinculados com atributos evidenciadores de baixa atividade de argilas ou caráter alítico.

( ) No primeiro nível categórico (ordem), os nomes das classes são formados pela associação de um elemento formativo com a terminação “solos”. Por exemplo, na classe Neossolo, o elemento formativo é “Neo”, que remete a solo novo, pouco desenvolvido.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Decreto n. 7.724/2012 regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação conforme disposto na Lei n. 12.527/2011.

Tendo como base o referido Decreto, os sítios na Internet dos órgãos e entidades deverão, em cumprimento às normas estabelecidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atender a alguns requisitos.

NÃO fazem parte desses requisitos

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979779 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Na Engenharia, o estudo do comportamento do solo frente às solicitações a ele impostas pelas mais diversas obras é de fundamental importância. Sobre a investigação do subsolo, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada alternativa.

( ) Os métodos de prospecção geotécnica podem ser classificados em manuais (poços, trincheiras e sondagem a trado) e mecânicos (sondagem a percussão, rotativa e mista).

( ) A sondagem a percussão ou de simples reconhecimento é um método de prospecção geotécnica empregado no Brasil, principalmente em prospecção do subsolo para fins de fundações.

( ) Os resultados de uma sondagem deverão ser apresentados em forma de relatório contendo o perfil individual de cada furo, com informações que possibilitem a definição do tipo de fundação mais adequada ou que indiquem a necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979115 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O nitrogênio (N) é um elemento instável no solo, passível de inúmeras possibilidades de perdas. É também o nutriente mais absorvido e exportado pela maioria das culturas anuais, razão de sua exponencial importância na agricultura. Analise as afirmativas sobre as principais transformações desse elemento no solo.

I → A volatização ocorre quando o amônio é transformado em amônia, que é volátil.

II → No processo de nitrificação, o N amoniacal é transformado em nitrato pela ação microbiana.

III → O processo de mineralização do N se refere à transformação do N orgânico presente na matéria orgânica do solo em forma mineral.

IV → O processo de desnitrificação ocorre em ambiente alagado. Na falta de oxigênio, alguns organismos possuem um sistema enzimático que possibilita utilizar o nitrato como receptor de elétrons.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos. Todavia, o funcionário público sempre foi alvo de severas críticas, sendo caracterizado como o trabalhador que não trabalha. Segundo um estudo de Marcos Guedes Veneu, o servidor público é presença assídua nas criações de literatos, compositores de música popular, humoristas e caricaturistas. A música Maria Candelária, lançada no Carnaval de 1952, exemplifica o estereótipo que tem, historicamente, caracterizado o servidor público: "Maria Candelária é alta funcionária [...], a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista, às quatro assina o ponto e dá no pé, que grande vigarista ela é!".

Frente a essa descrição, Veneu ainda destaca que, em sua pesquisa sobre a representação social do funcionário público, outra figura bastante citada por seus informantes (funcionários ou não) é a do conhecido "Barnabé", típico funcionário público de baixo escalão, sempre com um terno preto surrado, uma gravatinha " vagabunda", que passa o dia lendo jornal e tomando cafezinho, ou então deixa o paletó na cadeira e sai, voltando na hora de assinar o ponto.

Assim, comparando essas duas representações, o referido autor ressalta que as figuras de Maria Candelária e Barnabé compartilham um elemento básico em sua definição: mesmo com um emprego, nenhum dos dois trabalha efetivamente, substituindo o trabalho por rituais formais, como assinar o ponto e pendurar o paletó. A sentença final, porém, é dada pela irônica marchinha carnavalesca: no final das contas, são dois "vigaristas", ou seja, pessoas que pretendem ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entretanto, em contrapartida a essas representações do funcionário público, sabe-se que todo o aparato estatal compõe-se de servidores públicos e são estes que fazem a máquina administrativa funcionar, prestando à população os serviços necessários. Considerando que serviço público é, de maneira geral, aquele que é prestado à sociedade pela administração pública - uma vez que o reconhece como essencial para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado -, pode-se afirmar que o servidor público é o mediador entre a administração pública e a sociedade. Desse modo, os servidores são os principais agentes responsáveis pela consolidação das políticas públicas.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora Nancy Muniz explica que muitos servidores trabalham nos bastidores, sem o contato direto com a população, preparando e organizando o serviço que outros servidores estarão desempenhando em contato direto com o povo. Mas também há aqueles que estão na linha de frente de implementação das políticas governamentais e, portanto, em grande parte, o êxito dessas políticas e do estado como cumpridor de seu papel político e social depende do relacionamento do servidor com a população e vice-versa.

Fonte: DA SILVA, Regina e ICHIKAWA, Elisa Yoshie. A Representação Social na Esfera Pública: Percepções sobre o
Funcionário Público em uma Administração Municipal. Qualit@as Revista Eletrônica, vol. 9. no.1, 2009. (Adaptado)

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos.

No fragmento em destaque, a locução através da expressa a seguinte dinâmica das relações de sentido:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
960225 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A física de solos estuda e define, qualitativa e quantitativamente, as propriedades físicas, bem como sua medição, predição e controle, com o objetivo principal de entender os mecanismos que governam a funcionalidade dos solos e seu papel na biosfera. Assinale a afirmativa correta sobre essas propriedades do solo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Lei n. 8.112/1990 prevê, dentre outros assuntos, quais os requisitos básicos para investidura em cargo público.

Considere as assertivas abaixo:

I → gozo dos direitos políticos.

II → quitação com as obrigações militares e eleitorais.

III → nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

IV → idade mínima de dezoito anos.

Está(ão) prevista(s) na referida lei

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
960062 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A acidez de um solo caracteriza-se pelo valor de pH e o caráter ácido aumenta à medida que o pH do solo diminui. Considerando a acidez do solo, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada alternativa.

( ) A acidez não trocável refere-se à quantidade de hidrogênio ligado aos grupos funcionais dos coloides orgânicos (MO) e inorgânicos.

( ) A acidez trocável refere-se à quantidade de Na+3 adsorvido pelas cargas negativas do solo (CTC) e tem a função de bloquear as cargas e manter um equilíbrio com a solução do solo.

( ) A acidez ativa é a quantidade de H2O+ presente na solução do solo e, por ser tão pequena, é medida em valores de pH (- log H2O+).

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas