Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1251292 Ano: 2013
Disciplina: Educação Artística
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
A educadora musical Nicole Jeandot, em seu livro "Explorando o universo da música", propõe a utilização de jogos musicais para despertar a motivação e o interesse no aluno e acrescentar a ludicidade ao ensino de música para crianças. Em uma dessas brincadeiras, a autora sugere a exploração livre de diversos objetos, para que o aluno possa descobrir os diferentes sons possíveis, em um processo de experimentação sonora.
I. O exercício proposto adequa-se à fase sensório- motora do desenvolvimento infantil, em que o manuseio dos objetos e a exploração dos sons que ela mesma pode obter possibilitam descobertas sonoras feitas pela própria criança por meio da sua própria ação.
II. O exercício proposto permite a sensibilização sonora da criança, valoriza a criatividade e as livre expressão, promovendo o desenvolvimento do aluno com as diretrizes propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
III. O exercício proposto permite despertar na criança uma escuta sensível e ativa, trazendo a ela o interesse por novas sonoridades, exigindo o gesto e a curiosidade da criança para que isso se realize.
Podemos concluir que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1234627 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Referência constante nas bibliografias de cursos de música nos dias atuais, o livro "O ouvido pensante" é de autoria de R. Murray Schafer, compositor e educador canadense contemporâneo, que esteve por diversas vezes no Brasil ministrando cursos sobre a sua pedagogia musical.Sobre as diretrizes apresentadas por esse autor no referido livro, podemos levantar alguns parâmetros fundamentais para a atuação do professor de música.
I. A pedagogia musical proposta por Schafer cabe apenas para os cursos de música que visam à formação técnica do músico profissional, pois exige um grande aprimoramento das habilidades técnicas do aluno para que possa ser colocada em prática.
II. Um dos conceitos fundamentais trazidos por Schafer é da "limpeza de ouvidos", em que ele propõe ao professor exercícios que estimulem a consciência auditiva do aluno, promovendo a percepção da multiplicidade de sons que nos rodeiam constantemente.
III. Estimular a criatividade do aluno, ao mesmo tempo em que se trabalha conceitos importantes para que ele tenha uma postura crítica em relação ao universo sonoro que o cerca, é parte essencial dos elementos focados nos exercícios propostos por Schafer no decorrer do livro mencionado.
Das afirmações apresentadas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1226796 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Segundo o musicólogo francês Jacques Chailey, a história da música ocidental pode ser entendida com uma conquista progressiva da série, que mostra os intervalos estão assimilados e de uso frequente pelos compositores de uma determinada época.
Assim sendo, o nono harmônico- que forma o intervalo de nona maior com a fundamental- pode ser associado do período:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1206923 Ano: 2013
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Sabemos que o som é o princípio fundamental da música. No que diz respeito ao som, enquanto objeto de estudo isolado,podemos nos remeter ao âmbito da acústica para tratarmos da produção de sons e seus princípios físicos.
Vejamos algumas afirmações sobre a produção sonora, segundo os princípios da acústica para tratarmos da produção de sons e seus princípios físicos.
I. Um movimento vibratório em um meio elástico, que se propaga por meio de ondas, é o que faz com que um som seja produzido.
II. Para que o resultado dessa vibração seja audível, ela deve produzir frequências que estejam no âmbito da audição humana, ou seja, entre 20 e 20.000 Hz (hertz).
III. Medimos a frequência de um som pela quantidade de ciclos de oscilação por segundo que a vibração sonora produz.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
466002 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Com o crescimento do pensamento nacionalista, a partir de fins do século XIX, construi-se o discurso que conectou a música popular à afirmação da identidade nacional brasileira, postura que ganhou amplitude nas primeiras décadas do século XX. A partir de então, a música popular tornou-se um dos símbolos mais significativos da identidade nacional.
Vejamos algumas afirmações sobre os estudos da música popular brasileira, no começo do século XX, e a questão da afirmação da identidade nacional.
I. A venda de discos no Brasil, até a década de 1930, restringia-se a gravações de músicas estrangeiras com artistas também estrangeiros. Como esse mercado era voltado às camadas mais altas da sociedade, não havia, no referido período, gravações com artistas brasileiros ou de música popular nacional. A conexão que se construia entre a música popular e a afirmação da identidade nacional brasileira não passava, portanto, pela incipiente indústria fonográfica.
II. O samba, nos anos de 1930, foi um gênero que deixou de ser uma música apenas das camadas populares afro-brasileiras para representar um dos grandes símbolos da identidade nacional.
III. Entre os autores do início do século XX, que tratam da questão da música popular e da identidade nacional, como o musicólogo Mário de Andrade, o termo "música popular" refere-se à música de origem folclórica, diferindo do conceito atualmente atribuído ao mesmo termo.
Dentre essas três afirmações:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
456236 Ano: 2013
Disciplina: Música
Banca: IBFC
Orgão: SEE-DF
Os chamados "métodos ativos", que surgiram com os educadores musicais no inicio do século XX, foram os primeiros a trazer a preocupação com uma educação musical abrangente, no sentido de que qualquer indivíduo, em princípio, poderia ser submetido a um processo de desenvolvimento musical, desde que se utilizasse o método adequado para tal finalidade. Podemos dizer que tais métodos, trazendo mudanças significativas em relação aos sistemas anteriores de ensino de música, abriram caminhos para os questionamentos posteriores sobre os processos de ensino e aprendizagem em música.
Sobre as concepções atuais de educação musical a respeito do processo de ensino e aprendizagem musical, observe as seguintes afirmações:
I. Os processos de ensino e aprendizagem de música devem considerar a música enquanto fenômeno contextualizado no universo em que ela trabalha, cultural e socialmente.
II.Possibilitar ao aluno um processo de ensino e aprendizagem que englobe a diversidade musical permite a compreensão da música dentro de um contexto mais amplo, como uma forma de expressão social.
III. Os processos de ensino e aprendizagem atuais, que pregam uma visão ampla e contextualizada da música, devem estar focados apenas no desenvolvimento das habilidades técnicas do aluno, priorizando o ensino de um instrumento necessário à formação do instrumentista do ponto de vista técnico, independente do contexto social e cultural no qual o aluno se insere.
Podemos afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as seguintes afirmações, referentes à disciplina da Administração Pública, na Lei Orgânica do Distrito Federal:

I. Ressalvada a legislação distrital aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve.

II. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo poderão ser idênticos aos pagos pelo Poder Executivo.

III. É vedada a exigência do exame psicotécnico para ingresso no serviço público, mas é assegurado ao servidor o acompanhamento psicológico para progressão funcional.

Está correto o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Indique a alternativa que NÃO representa objetivo prioritário do Distrito Federal, previsto na sua Lei Orgânica:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Visando a execução de determinado decreto, o Ministro de Estado, no âmbito das suas competências, poderá editar o seguinte ato:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas