Foram encontradas 50 questões.
Ferraz e Fusari (1999) nos dizem que "brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive. Por isso, quanto mais intensa e variável for a brincadeira e o jogo, mais elementos oferecem para o desenvolvimento que está em questão". Assinale a alternativa que corresponde aos dois aspectos que, conforme as autoras, serão desenvolvidos como consequência.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Conforme Ferraz e Fusari (1999), " as atividades lúdicas são (...)indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase". Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que " muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/ sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá se ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos". Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é "ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares a nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto". Assinale alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que "em sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas idéias à educação musical". Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos do método deste educador, segundo a autora:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este educador musical. A primeira diz respeito à " educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes". Sobre essa base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como "Rythmique" em língua francesa. Assinale a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile -Jaques Dalcroze.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz ela " está relacionada com prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que repetem." A autora cita três tipos de jogos que correspondem a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: "certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato , ela estava prestando atenção no som que realizava." Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Schafer (2001) nos diz que " o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes". Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: "Com a acústica e a psico- acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento". Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quando aos temas transversais: "são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões." O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que " em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajudar para replanejá-la". Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container