Foram encontradas 50 questões.
Alguns pensadores criticam o conhecimento filosófico pelo seu aspecto eminentemente teórico, Dentre essas críticas, a expressão: " Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo de diferentes formas; cabe, agora, transformá-lo" pertence ao pensador:
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Dentre as correntes filosóficas que contestam a exatidão das ciências, uma das mais representativas foi denominada falsificacionismo. O Falsificacionismo é uma corrente de pensamento representada pelo filósofo:
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Após ler os textos abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I. Começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer suas idéias através dos relatos deixados por seu discípulo.
II. Foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.
III. Foi ele quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico.
Os pensamentos contidos nos itens acima são, RESPECTIVAMENTE, dos filósofos:
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No século XVII, o filósofo inglês John Locke analisou a origem dos princípios práticos (políticos, éticos, morais), chegando as conclusões opostas ao pensamento cartesiano. Assinale a alternativa CORRETA:
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A visão do materialismo dialético presente no pensamento do filósofo alemão Karl Marx discorre sobre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações na sociedade moderna.
I. A sociedade se constitui a partir de condições materiais de produção e da divisão social do trabalho e as mudanças históricas são determinadas pelas modificações naquelas condições materiais e naquela divisão do trabalho
II. A história não é um processo linear e contínuo, mas uma sequência de causas e efeitos, com um processo de transformações sociais determinadas pelas contradições entre os meios de produção e as forças produtivas.
III. Os proprietários dos meios de produção não podem ter interesses, pois não necessitam do intercâmbio e da cooperação para manter e fazer crescer a propriedade de cada um, pois em um sistema de competição e concorrência acirrada essas atitudes podem fazer com que todos se destruam mutuamente.
Estão corretas as afirmativas.
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Em relação ao pensamento iluminista, surgido no século XVIII, é possível afirmar CORRETAMENTE que:
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As teorias de cunho socialista buscavam superar as desigualdades presentes no sistema capitalista. Dentre entre autores pode-se afirmar, adequadamente, que:
I. Mikhail Bakunin foi um socialista utópico.
II. Saint Simon defendia o socialismo científico.
III. Karl Marx propunha o socialismo científico.
IV. Friedrich Engels e Saint Simon posicionavam-se na defesa do anarquismo.
Estão corretas as afirmativas.
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O pensador Frances René Descartes propôs a dúvida metódica, ou seja: depois de ter duvidado de tudo, somente uma coisa permanece não discutível: quem duvida pensa, é um ser pensante. Assinale a alternativa INCORRETA:
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Por volta do final do século VII até o final do século V a C, tivemos o período denominado pré- socrático, no qual, surgiram diversas tendências, denominadas escolas. Essas escolas tiveram como principais filósofos:
I. Escola Jônica: Tales de MIleto, Anaxímenes de Mileto, Anixamandro de MIleto e Heraclito de Éfeso.
II. Escola Eleata: Pitágoras de Samos, Filofau de Crotona e Árquitas de Tarento.
III. Escola da Pluralidade: Empedocles de Agrigento, Anáxagora de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
IV. Escola da Pluralidade: Empedocles de Agrigento, Anáxagora de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
Estão corretas as afirmativas:
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Embora boa parte dos filósofo inglês tenha pretensão de apresentar sistemas de pensamento abrangentes e lógicos, o estilo pessoal exerce influência considerável em seu pensamento. Alguns utilizam um estilo quase confessional, mesclam sentenças de cunho afirmativo- perceptivo, de caráter universal, e logo em seguida propõem justificativas de sua validade, a partir da narrativa de sua experiência pessoal racional. Vemos esse exemplo no texto abaixo:
"As maiores almas são capazes dos maiores vícios, como também das maiores virtudes, e aqueles que só andam muito devagar podem avançar bem mais, se seguirem sempre pelo caminho reto, do que aqueles que correm e dele se afastam".
"Quanto a mim, nunca cheguei a supor que meu espírito fosse em nada mais perfeito do que os dos outros em geral. Muitas vezes cheguei a desejar ter o pensamento tão rápido, ou a imaginação tão nítida e diferente, ou a memória tão abrangente ou tão presente, quanto alguns outros".
Essas afirmativas pertencem ao filósofo:
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