Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

As planilhas SG1 em (a) e SG2 em (b) foram criadas no Excel 2019 BR, nas quais foram realizados os procedimentos descritos a seguir.

I. Em G11 da planilha SG1 foi inserida uma expressão para determinar a média aritmética exclusivamente entre os números mostrados nas células A9 e G9.

II. Em G9 da planilha SG2 foi inserida uma expressão que transporta o valor mostrado em G11 da planilha SG1.

Enunciado 2093709-1

Nessas condições, as expressões inseridas em G11 de SG1 e em G9 de SG2 foram, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

1 – Qual é a importância da vacinação?

José Augusto Alves de Britto: A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, fazendo com que ele crie defesas, anticorpos especiais contra uma série de doenças que, quando ocorrem, podem acarretar a morte ou deixar graves sequelas na pessoa acometida.

A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimizadas.

2 – Quais os avanços no Brasil, com relação à vacinação?

Pesquisador: Em 1973, foi criado no Brasil o Programa Nacional de Imunização (PNI), com o objetivo de normatizar a imunização em nível nacional e, assim, contribuir para a erradicação ou controle de doenças transmissíveis. Ele faz parte das iniciativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e recebe apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No mundo de hoje, globalizado, onde circulam milhões de pessoas entre diversos países, há que se ter uma atenção especial com a saúde global e essa associação do PNI com órgãos da responsabilidade, como a OMS, demonstra o compromisso do Brasil com a saúde da população nacional e global, por conseguinte.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza em seu calendário 19 tipos de vacina, que atendem a crianças, adolescentes, gestantes, trabalhadores, pessoas com mais de 60 anos, população indígena etc. É importante destacar que o PNI trabalha com metas importantes, como a de vacinar 90/95% da população.

O nosso país é reconhecido internacionalmente, porque, ao longo dos 35 anos do PNI, conseguiu erradicar doenças como a poliomielite, a rubéola congênita e, em 2016, recebeu da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) o certificado de erradicação do sarampo.

3 – Algumas doenças já erradicadas no Brasil estão voltando. A que se deve isto?

Pesquisador: A partir de 1982, surgiu na Europa e nos Estados Unidos um movimento antivacina, a partir da divulgação de artigos muito polêmicos que relacionavam a vacinação com doenças cerebrais – que adiante se revelaram equívocos científicos e interesses escusos contra a indústria farmacêutica, levando, inclusive, à cassação do registro profissional dos pesquisadores envolvidos.

Adiante, surgiram movimentos, ora de cunho religioso, ora filosófico, que advogam a favor de não se sobrecarregar o sistema imunológico das crianças e considerando que a imunidade natural poderia dar conta da proteção.

No Brasil, este movimento já começa a ser observado, porém, devidamente acompanhado pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e do Ministério da Saúde (MS). Isso tem repercutido na queda da cobertura vacinal esperada e em uma certa resistência de aderência às campanhas nacionais, como recentemente contra o sarampo.

Acredita-se que, pelo fato de a vacinação ser um sucesso, causa a falsa sensação de que as doenças não existem mais e, portanto, que não há mais a necessidade de se tomar as vacinas. Desta maneira, doenças antes controladas voltam a ocorrer na população, inclusive com riscos de epidemia, tendo-se como exemplo o caso recente de epidemias por sarampo em cidades na região Norte do Brasil.

Naquelas cidades, as taxas de cobertura da vacinação estavam abaixo do esperado.

4 – Como contornar o problema da queda na vacinação?

Pesquisador: Uma das boas estratégias para se trabalhar a recuperação das taxas de cobertura é, primeira e fundamentalmente, garantir a oferta de vacinas para a população em tempo contínuo, não somente em períodos de campanha.

Também cabe aos profissionais de saúde manterem os pais, os adultos e os idosos estimulados a essa prática de saúde, mostrando claramente os benefícios para cada um e o efeito de proteção para todos a partir dela.

É necessário, ainda, que se busque combater rápida e fortemente a divulgação pelas mídias sociais de notícias falsas (fake news) a respeito das vacinas.

5 - O Brasil vive um momento de congelamento dos gastos públicos com saúde. Como isto afeta a imunização?

Pesquisador: O congelamento dos gastos públicos com saúde podem sim impactar de um modo bastante negativo o sucesso dos programas de vacinação. Quando o cidadão busca uma unidade de saúde e não lhe é disponibilizada a vacina, isso leva a um descrédito no sistema, a um desânimo de buscar, repetidamente e sem sucesso, a vacina, gerando então ainterrupção ou o abandono de esquemas de vacinas que vinham sendo corretamente seguidos. Isto propicia o retorno das doenças até então controladas.

Além disso, o congelamento de gastos pode comprometer os investimentos em pesquisas de vacinas contra a dengue e contra o vírus da zika, por exemplo. É preciso investir.

(Disponível em: https://www.incqs.fiocruz.br/index.php? option=com_content&view=article&id=1721:a-importancia-da-vacinacao-nao-estasomente- na-protecao-individual-mas-porque-ela-evita-a-propagacao-em-massade- doencas-que-podem-levar-a-morte-ou-a-sequelas-graves&catid=114& Itemid=166)

No texto, na resposta à terceira pergunta, um longo trecho, introduzido por travessão, tem o objetivo de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053437 Ano: 2021
Disciplina: Pedagogia
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Efetivamente, dada a especificidade do fenômeno educativo [...], o debate historiográfico tem profundas implicações para a pesquisa educacional, vez que o significado da educação está intimamente entrelaçado ao significado de história”.

(SAVIANI, LOMBARDI E SANFELICE. Dermeval, José

Claudinei e José Luís. (orgs). História e história da educação: o debate teóricometodológico atual. Campinas: autores associados, 1998.)

Os intensos debates na área da ciência histórica acerca dos conhecimentos teórico- metodológicos e do ensino na educação básica convergem para a análise das questões epistemológicas sobre a história e o fazer científico do historiador. Contribui diretamente para aprofundar os debates sobre o exercício do professor de História no Ensino Básico o fato de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053436 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Armai-vos uns aos outros porque nós já estamos armados”.

Essa breve fala do industrial Jorge Bhering de Mattos, diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, demonstra como a direita brasileira já se encontrava armada antes mesmo do Golpe de 1964, que derrubou o presidente João Goulart.

Segundo (Gaspari, 2002), “O terrorismo político entrou na política brasileira na década de 60 pelas mãos da direita. Antes mesmo da deposição de João Goulart, e sem nenhuma relação direta com as conspirações para derrubá-lo, militantes da extrema direita e oficiais do Exército atacaram a tiros o Congresso da UNE que se realizava em julho de 1962 no Hotel Quitandinha, em Petrópolis.”

(GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada. Cia das Letras. São Paulo. 2002. p. 251)

Essa escalada militar de setores da extrema direita antes e, principalmente, após o golpe, ajuda a compreender o período conturbado da história brasileira na década de 1960. Pode-se apreender acerca da conjuntura que antecedeu ao Golpe Político, Civil e Militar de 1964:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053431 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Com efeito, os franceses realizaram uma revolução apenas 'parcial', 'puramente política', visto que emancipou apenas uma parte da sociedade civil, a burguesia dos proprietários; ela não criou uma emancipação 'universalmente humana' (...).

“Robespierre julgou possível instituir uma democracia à antiga, com os direitos do homem característicos da sociedade moderna, como mostram as referências à Grécia e a Roma em seus discursos de 1793-1794; o inevitável fracasso resulta, portanto, do abismo que separa a igualdade abstrata acarretada pela democracia moderna e a desigualdade real que caracteriza a sociedade burguesa.”

(FURET, François. Marx e a Revolução Francesa. Zahar Editora. RJ. 1989, pp.10 e 29)

Furet (1989) identifica, em sua análise, conforme fragmentos de sua obra, algumas das limitações presentes no processo revolucionário francês.

A partir dessa breve análise da Revolução francesa, pode-se apreender que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053430 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Apesar da ênfase dada à agroexportação, a economia colonial não se esgotava nas plantations de açúcar voltadas para o mercado europeu. A consolidação da plantação representou também, (...) a consolidação da lavoura e da pecuária voltadas para o mercado interno colonial. (...)

Da mesma forma, apesar de a produção da América portuguesa contribuir decisivamente para o sustento de Portugal, isso não significa que tal produção atendesse exclusivamente às necessidades do mercado europeu.”

(FRAGOSO, FLORENTINO e FARIA. João, Manolo e

Sheila de Castro. A economia colonial brasileira (séculos XVI – XIX). Atual Editora. SP. 1998. pp. 49 e 50.)

Remontando ao passado colonial do Brasil, em especial durante os séculos XVI e XVII, período em que a economia açucareira predominava, a prioridade exportadora acabava interferindo diretamente na vida da sociedade colonial, pois:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053428 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

38.“A guerra dos evangélicos versus os cultos africanos chegou aos tabuleiros das baianas de Salvador. Algumas delas, que passaram a frequentar os templos dos pastores, continuam vendendo acarajé, mas, para afastar a iguaria dos terreiros de origem, chamam-na agora por um novo nome, o ‘Bolinho de Cristo’.”

(Jornal O Globo. 15/12/2011)

Os “tabuleiros das baianas” são marcas registradas da sociedade baiana. Muitas iguarias, típicas da herança cultural africana no Brasil, são vendidas em várias cidades brasileiras, em especial nas ruas da cidade de Salvador.

O acarajé como uma das heranças culinárias africanas no Brasil, em especial na capital baiana, pode-se associar ao fato:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053427 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Os escravos e metecos gozam de uma total liberdade de ação: aí é proibido castigá-los, e um escravo não prima pela polidez. (...) Se se estranha ver lá os escravos levando uma boa vida e alguns mesmo conhecendo uma existência suntuosa, pode-se observar que existe um propósito deliberado em permitir que isto aconteça.

(...) Ora, quando o escravo de um senhor teme outro, há o perigo de o primeiro oferecer a este suas riquezas para evitar de se pôr em perigo pessoal.”

(Igualdade social na Atenas Clássica: Pseudo- Xenofonte, República dos Atenienses, I, 10-12. IN: PINSKY, Jaime. 100 Textos de História Antiga. Global Editora. 2ª edição. SP. 1980. pp. 19 e 20.)

A Grécia foi considerada uma das principais civilizações clássicas da antiguidade que teve o sistema escravista ao longo de sua história.

A partir do breve relato acerca das relações sociais na Grécia Antiga, conclui-se que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2053426 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“O revivescimento do comércio na Europa Ocidental depois de 1100 e seu efeito perturbador sobre a sociedade feudal constituem uma história bem conhecida. (...) As consequências para a tessitura da antiga ordem foram bastante radicais. A renda em dinheiro, bem como os serviços dos servos, passaram a ser uma ambição dos senhores, desenvolvendo-se um mercado de empréstimos e outro de terras.”

(DOBB, Maurice. A Evolução do Capitalismo. Editora Guanabara. 7ª ed. RJ. 1987. Pp. 46 e 47.)

Foi durante a Baixa Idade Média, desenvolvida durante os séculos XI, XII e XIII, que ocorreu na Europa Ocidental o Renascimento Comercial, responsável, segundo sugere o fragmento acima, por uma série de transformações que contribuíram para o colapso do sistema Feudal, que havia predominado durante o período Medieval.

Contribuiu diretamente para aprofundar a crise Feudal o fato de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com o Artigo 78 do Regimento Escolar Básico da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo (2016), o município, através da Secretaria Municipal de Educação, garantirá matrícula aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/dotação na rede regular de ensino:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas