Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2134272 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

A distribuição da cobertura vegetal do Município de São Gonçalo compreende dois tipos de formação: as áreas das Formações Pioneiras, com influência fluviomarinha (mangues), e as áreas de vegetação Secundária, originalmente ocupada pela Mata Atlântica.

(DIAGNÓSTICO SÓCIO-AMBIENTAL

DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO (RJ)- ESTUDOS PRELIMINARES Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/ egal6/Procesosambientales/Usoderecursos/469.pdf, acesso em 09/04/2020)

As regiões de manguezais são consideradas de grande importância, pois são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134271 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

O mapa abaixo representa o município de São Gonçalo.

Enunciado 2134271-1

(Disponível em:

https://www.mapasparacolorir.com.br/mapa-municipio-rj-saogoncalo. php, acesso em 01/04/2020)

O município de São Gonçalo é dividido em cinco distritos. Os nomes dos distritos representados pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, a:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2134269 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

Habitada originalmente pelos índios tupinambás, a região do atual município de São Gonçalo compreendeu uma das sesmarias distribuída aos colonos portugueses que haviam lutado para expulsar invasores europeus, em meados do século XVI, refletindo o interesse da Coroa portuguesa em povoar e fixar sua posse nessas terras.

Segundo Oliveira (2014), entre 1565-1575, no contexto de fundação da cidade do Rio de Janeiro, foram doadas 111 sesmarias localizadas às margens da Baía de Guanabara com a intenção de formar um cordão contra os possíveis ataques de indígenas e estrangeiros. Entre as sesmarias distribuídas estavam as terras que iriam formar o Birapitanga ou Suassunhão, mais tarde denominadas São Gonçalo”.

(Extraído: http://www.unirio.br/cch/

escoladehistoria/ pos-graduacao/ppgh/dissertacao_raiane-oliveira)

O contexto histórico que acabou resultando no processo de ocupação e povoamento de São Gonçalo à época citada acima refere-se à invasão:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2129436 Ano: 2021
Disciplina: Matemática
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

Para um Projeto de Lei (PL) ser aprovado na Câmara de Deputados Federais, precisa-se de 51% dos votos presentes a favor. Dos 513 deputados eleitos, 13 estavam ausentes na votação e 243 votaram SIM. Considerando as proposições anteriores, o Projeto de Lei não foi aprovado, pois faltaram:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2129429 Ano: 2021
Disciplina: Pedagogia
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e há planos em pelo menos três níveis – o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Quanto ao plano de aula, pode-se afirmar que é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Renato é servidor público municipal ocupando cargo privativo de indivíduos com ensino médio completo. Por força de processo administrativo disciplinar, foi condenado a repor a quantia de vinte mil reais ao erário. Nos termos do Estatuto do Servidor Público do município de São Gonçalo, as reposições e indenizações ao erário serão descontadas em parcelas mensais não excedentes à:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em conformidade ao que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), sobre a Educação Especial, as escolas públicas e privadas deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2129425 Ano: 2021
Disciplina: Português
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

Os impérios da África

O desconhecimento sobre o continente africano é brutal. Em um nível ampliado, ajuda a fomentar o racismo e a violência contra populações estigmatizadas por anos a fio, caracterizadas como pouco criativas e sem importância histórica na formação moderna do homem.

Um dos exemplos mais famosos está em uma obra clássica nos estudos da arqueologia, de 1949, escrita por um jornalista alemão, com o pseudônimo de Kurt W. Marek. Deuses, túmulos e sábios foi traduzida para mais de 28 idiomas e, ao longo das últimas sete décadas, tem perpetuado um conhecimento vago sobre a África, diminuindo a história da região às pirâmides do Egito Antigo. Isso, no entanto, está mudando.

Como forma de contrapor o discurso empregado por Kurt, mas também para ampliar o conhecimento sobre arqueologia, o antropólogo britânico Brian Fagan lançou a Breve História da Arqueologia, uma atualização do trabalho produzido por Kurt, destacando os principais acontecimentos da paleontologia e arqueologia universais. Ao longo de 40 capítulos, a obra mostra como arqueólogos e pesquisadores encontraram túmulos egípcios da antiguidade, ruínas maias, os primeiros assentamentos coloniais em Jamestown, o misterioso Stonehenge, a incrivelmente preservada Pompeia e muitos outros acontecimentos históricos.

O livro narra o desenvolvimento da arqueologia desde as origens no século XVIII até os avanços tecnológicos do século XXI, incluindo recursos de sensoriamento remoto e técnicas de imagens de satélite que revolucionaram o campo. Iluminando os eventos mais intrigantes da história, a obra ajuda a dirimir controvérsias, especialmente as ligadas à África.

Com especial atenção dada ao Egito Antigo, Deuses, túmulos e sábios ignora outras civilizações africanas tão impressionantes quanto o reino de Cleópatra. Já a obra de Fagan, permeada por anedotas, não faz questão de ser definitiva em nenhum dos temas apresentados. Ao viajar pelos continentes, o escritor britânico traz fatos desconhecidos pela maioria. Entre as savanas do Zimbábue, na África, uma colina de grandes pedras escondia um palácio descoberto no final do século XIX, com peças da Índia, porcelana chinesa, ouro, cobre e objetos em marfim. Há indícios de que a construção do palácio tenha ocorrido entre os anos 950 e 1450.

A descrição relatada no livro contraria as teorias de superioridade dos colonizadores brancos. Ao notarem a impetuosidade da edificação, membros da colônia britânica decidiram que a grande cidade não havia sido erguida pelo grupo Bantus, originário da África Central, mas por europeus altamente desenvolvidos que abandonaram a obra. O equívoco, conta o antropólogo Fagan, só seria resolvido em 1950, quando novas escavações confirmaram o óbvio: as construções eram “totalmente africanas”. Para além do Zimbábue, outras edificações no continente chamam a atenção pela imponência e, ao mesmo tempo, pelo esquecimento ao qual foram relegadas na história.

Um exemplo é o Império Mali, com domínio absoluto no comércio de ouro na região entre os séculos XI e XV, com doze reinos adjacentes e longínquo território. Às margens do rio Níger, seus nobres seguiam a fé islâmica e faziam peregrinações à Meca. Não muito distante dali, estava o império Songhai que, entre os séculos XIV e XVI, foi considerado um dos maiores impérios do mundo, com um exército de mais de 200 mil pessoas e um papel extremamente importante no comércio mundial da época.

Entre caminhos não percorridos pela humanidade, o autor espera que seus livros possam servir de ponte para lugares desconhecidos, para que possamos conhecer não só a fisionomia desses lugares, mas também as pessoas que os habitavam. “Se há uma lição sobre arqueologia, é que esquecemos que estamos estudando pessoas, não apenas locais e objetos. E as pessoas, com toda a sua diversidade e peculiaridade, impulsionaram a história e as sociedades humanas”, conclui.

Guilherme Henrique. In: Isto é. Edição nº 2616,

04/03/2020, páginas 46-47. Disponível em: https://istoe.com.br/os-imperios-da-africa/. Acesso março 2020. [Adaptado]

Parônimos são palavras semelhantes na forma que possuem significados distintos. Considerando a leitura do texto I, verifica-se que a palavra em destaque está corretamente empregada na frase:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com o parágrafo 1º do Artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9394/96 (2017), com relação ao Ensino Fundamental, é facultado aos sistemas de ensino:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Danusa é servidora concursada do município VB e está preocupada com o marco do seu desligamento do serviço público e os efeitos no cargo que ocupa. Nos termos do Estatuto do Servidor Público do município de São Gonçalo, a vacância ocorrerá na data imediata em que o servidor completar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas