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Numa perspectiva dialógica e construtivista, conforme Jussara Hoffmann, é correto afirmar que
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O trabalho docente competente é aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade. Nesse sentido, é correto afirmar que, de acordo com Rios (2001), se um docente é capaz de assumir continuamente uma atitude crítica, que indaga sobre o fundamento e o sentido da definição dos conteúdos, dos métodos, dos objetivos, tendo como referência a afirmação dos direitos, do bem comum, ele está mobilizando a dimensão
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A Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte. Conforme Moura, é correto afirmar que o trabalho com projetos
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O conhecimento geral da aprendizagem adquire características determinadas segundo as diferenças tipológicas de cada um dos diversos tipos de conteúdo. Conforme Zabala (1998), por exemplo, os valores, entendidos como princípios ou ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido, dizem respeito aos conteúdos
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Ao discutirem as tendências pedagógicas e as suas implicações no fazer pedagógico ao longo da história, Queiroz e Moita (2007) mencionam a pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Segundo as autoras, nessa tendência,
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O frevo pode ser definido por
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Dança e música paraense, cujo nome vem do principal instrumento com que são executadas, ou seja, um tambor feito de um tronco cavado, com cerca de um metro de comprimento por 30 centímetros de diâmetro. Sua origem estaria ligada aos fandangos.
(Jeandot, 1993. Adaptado)
O excerto define
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Na primeira metade do século XX, no Brasil, as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias.
(PCN-Arte, 1998)
Segundo o documento, no que diz respeito à dança praticada no âmbito escolar no período, a característica era
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Seu fundamento é a improvisação, isto é, o ator torna-se o autor do espetáculo que vai oferecendo. Mesmo a existência de achados cômicos e a preservação de roteiros seguidos pelos intérpretes não invalidam a ideia de que os diálogos se conjugavam de acordo com a fantasia do momento. Essa liberdade criadora, paradoxalmente, confinava-se por outra limitação: os intérpretes fixavam-se sempre em uma “máscara”, especializando-se em determinado papel, pelo qual ficavam famosos, até a morte.
(Magaldi, 1985. Adaptado)
A descrição caracteriza
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Conforme o Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André (volume III), apesar do seu caráter documental, o planejamento não pode ser algo imutável e inerte às questões e objetivos sociais, principalmente numa Rede de Ensino que preze pela perspectiva de um currículo
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