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Observe a imagem a seguir.
(Pietá, 1924)
Entre as pinturas expostas na Semana de 22, estavam algumas consideradas as primeiras realizações de um(a) artista brasileiro(a) dentro da estética cubista. Natural de Recife, aos 12 anos foi para a Europa estudar pintura e aos 14 já participava do Salão dos Independentes, em Paris. Voltou ao Brasil em 1917 e, em 1922, participou da Semana de Arte Moderna com dez trabalhos. Entre as tendências artísticas que influenciaram sua obra está, sem dúvida, o Cubismo, que foi trabalhado pelo(a) artista de modo muito próprio.
A descrição trata da obra de
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Para Proença, a obra que realizou no Brasil foi imensa: retratos da família real, pinturas de cenário para o Teatro São João e trabalhos de ornamentação da cidade do Rio de Janeiro para festas públicas e oficiais, como para as solenidades da aclamação de Dom João VI. Foi também professor de Pintura Histórica na Academia de Belas-Artes e realizador da primeira exposição de arte no Brasil, inaugurada a 2 de dezembro de 1829. Seu trabalho mais conhecido dos brasileiros é uma obra em três volumes denominada Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. O primeiro volume, de 1834, cujo assunto são os indígenas brasileiros, contém 36 ilustrações que documentam seus usos e costumes. O segundo volume, de 1835, focaliza a sociedade do Rio de Janeiro e contém 48 ilustrações. O terceiro volume, de 1839, é composto de 66 ilustrações com assuntos diversos: paisagens do Rio de janeiro, retratos imperiais, estudos de condecorações e plantas e florestas do Brasil.
(Proença, 1994)
A descrição indica a obra de
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Observe a imagem a seguir.
Paul Gauguin. A visão depois do Sermão (a luta de Jacó e o Anjo), 1888.
A partir de 1888, para Proença (1994), a obra de P. Gauguin ganha características específicas, como na pintura apresentada, na qual os campos de cor são bem definidos e limitados por linhas de contorno visíveis, as formas das representações das pessoas e dos objetos são planas e as sombras desaparecem.
(Proença, 1994. Adaptado)
Essas características indicam a afiliação do artista aos pressupostos do
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O pensamento e a vida afetiva da criança estão orientados para dois polos opostos. De um lado, ela deve adaptar-se à realidade, respeitar as regras sociais e morais e utilizar o código constituído pela linguagem. De outro, estão as verdades subjetivas, impossíveis de serem formuladas através dos instrumentos coletivos da comunicação.
(Koudela, 2001)
Para a autora, o procedimento de expressão criado pelo sujeito para expressar a experiência subjetiva é denominado jogo
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Observe a imagem a seguir.
(Waldemar Cordeiro, Gente 25%, Grau 0, 1972)
Segundo Proença (1994), a obra de Waldemar Cordeiro, Gente 25%, Grau 0, de 1972, é um exemplo de linguagem contemporânea denominada
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Descrição, Interpretação, Análise e Avaliação compõem as etapas da crítica de arte elaborada por
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Segundo Barbosa (2014), o Discipline Based Art Education determina quatro componentes do currículo de artes plásticas. No MAC-USP, onde implementou a Proposta Triangular considerando o DBAE como referência, a autora afirma que, por razões epistemológicas, incorporou dois desses componentes a partir da denominação leitura da obra de arte.
São os componentes incorporados que, na Proposta Triangular, foram articulados sob a denominação leitura da obra de arte
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As Escuelas al Aire Libre, criadas no México depois da revolução de 1910, foram apontadas por Barbosa (2014) como precursoras das propostas do Discipline Based Art Education (DBAE). Segundo Barbosa (2014) e Iavelberg (2017) tinham a influência de Best Mougard (1891-1964) que propunha
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A Proposta Triangular surgiu nos anos 1980 e foi sistematizada entre 1987 e 1993, no período em que Ana Mae Barbosa dirigiu o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).
Segundo Iavelberg (2017), as concepções foram assentadas
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Nos anos 1980, segundo Barbosa (2014), inúmeras ações importantes foram realizadas no campo do ensino da arte, mostrando arte-educadores ativos e conscientes, ainda que lutando contra uma formação superficial em termos de arte-educação e arte.
Para a autora, umas das ações importantes no período foi
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