Magna Concursos

Foram encontradas 110 questões.

Sobre os conflitos no Brasil colonial pode-se destacar dois modelos, não exclusivos, de revoltas e rebeliões que tensionaram o domínio português e contribuíram para o desgaste do sistema colonial, a saber:
I. o primeiro modelo caracterizou-se por diversos levantes de colonos que se sentiam prejudicados com as altas taxas de impostos cobrados pela Coroa e com o exercício do monopólio exercido pelas companhias mercantilistas. Estes movimentos não tinham caráter anticolonial e independentista, porém, serviram para mostrar a existência de interesses de uma população já enraizada no Brasil. Receberam o nome de rebeliões nativistas.
II. o segundo modelo caracterizou-se por revelar, claramente, a intenção em lutar pela emancipação do Brasil em relação à Portugal mostrando-se possuidor de alguma consciência nacional, além de certa organização política. Não se limitou a contestar determinados aspectos da dominação colonial, como impostos, mas questionava o próprio pacto colonial. Buscava a independência política, apesar de circunscritos às regiões em que aconteceram. Recebeu o nome de rebeliões anticoloniais.
Assinale a alternativa que combina, respectivamente, movimentos relacionados a cada um dos modelos acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sobre a Amazônia brasileira é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“Ao longo das décadas, as varas de família no Brasil caracterizaram-se por apresentar uma tendência marcante de preferência à mãe sempre que houvesse discussão sobre a guarda de filhos, salvo situações excepcionais.”
É correto afirmar-se que o verbo haver na expressão “sempre que houvesse discussão...”:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A consolidação do Império no Brasil exigia ações no âmbito das relações internacionais visando à afirmação dos interesses nacionais. Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A Questão Christie, detonada a partir de incidentes entre Brasil e Inglaterra, gerou o rompimento das relações diplomáticas entre estes dois países de 1863 a 1865, e teve em seu desfecho a afirmação da hegemonia inglesa quando, por meio de arbitramento internacional, o Brasil foi obrigado a apresentar desculpas oficiais à Inglaterra.
II. Os interesses na região platina levaram o Brasil a participar da guerra contra Oribe e Rosas. O primeiro, presidente do Uruguai e líder do Partido Blanco e o segundo, presidente da Argentina, que apoiava o presidente uruguaio visando a defesa da autonomia econômica e política do Uruguai.
III. Entre as conseqüências da Guerra do Paraguai, pode-se destacar o fortalecimento da identidade nacional. Ao mesmo tempo, a guerra significou a consolidação do Exército brasileiro como uma importante instituição do Império, passando a exigir uma participação mais ativa na política imperial, o que não era bem visto pela elite política tradicional.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1399645 Ano: 2006
Disciplina: Direito Civil
Banca: DECEx
Orgão: EsFCEx
Provas:
Marque a alternativa falsa.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1399420 Ano: 2006
Disciplina: Direito Processual Civil
Banca: DECEx
Orgão: EsFCEx
Provas:
São títulos executivos judiciais, exceto a (o)(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No século XV, Portugal e Espanha deram início à expansão marítima européia, da qual resultaram grandes impérios coloniais, a exemplo do Brasil. As afirmativas abaixo dizem respeito às várias explicações acerca do expansionismo e dos descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI. Analise-as e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A busca por rotas comerciais alternativas na tentativa de escapar das altas taxas cobradas pelos turco-otomanos, a partir do domínio estabelecido por eles no Mediterrâneo oriental em 1453.
II. O desenvolvimento de instrumental tecnológico para navegação, a partir de estudos realizados por cartógrafos, astrônomos, matemáticos e navegadores na Escola de Sagres.
III. A aliança entre portugueses, venezianos e genoveses para fortalecer o monopólio que mantinham sobre o Mediterrâneo, visando anular os prejuízos causados pela invasão árabe na península Ibérica ocorrida naquele período.
IV. As aspirações da burguesia mercantil que havia consolidado a sua relação com a Coroa durante a Revolução de Avis, entre 1383 e 1385, quando as forças de Castela foram expulsas de Portugal e Dom João I assumiu o trono.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sobre a organização interna das cidades brasileiras, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) As carências de serviços geram especulação, pela valorização diferencial das diferentes áreas do território urbano.
( ) Os lugares de residência obedecem uma lógica especulativa, posto que as pessoas abonadas alojam-se onde haja maior conveniência, segundo os cânones de cada momento, incluindo-se a moda.
( ) As atividades mais dinâmicas se instalam nas áreas mais privilegiadas.
( ) O tamanho das grandes cidades brasileiras tem relação direta com o fenômeno da especulação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1398700 Ano: 2006
Disciplina: Direito Civil
Banca: DECEx
Orgão: EsFCEx
Provas:
Em relação ao fim da sociedade conjugal, é incorreto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1398294 Ano: 2006
Disciplina: Direito Processual Penal Militar
Banca: DECEx
Orgão: EsFCEx
Provas:
Não prevalecem os critérios gerais e especiais de determinação de competência indicados no Código de Processo Penal Militar, em caso de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas