Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

1319116 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
O movimento de protestos Occupy Wall Street celebrou o seu primeiro ano de vida fazendo ouvir a sua voz com uma mobilização que alterou a rotina do distrito financeiro de Nova York, perturbando os acessos à Bolsa de Valores da cidade e deixando um saldo de 150 presos. Vigiados por um impressionante esquema das forças de segurança – a polícia manteve reforços na zona com controles nas esquinas, equipes antidistúrbios, cavalos, motocicletas, furgões e helicópteros –, ativistas e simpatizantes do movimento manifestaram-se durante todo o dia no entorno de Wall Street, no sul de Manhattan.
(Instituto Humanitas Unisinos, “Movimento Occupy Wall Street faz um ano
protestando”. 19 set.12. Disponível em <http://goo.gl/VWSEr8>. Adaptado)
Com suas manifestações, o movimento pretendia
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1319093 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
Os sermonários do Conselheiro constam na maior parte de roteiros para pregação, com súmulas extraídas dos Evangelhos, úteis a um beato leigo que assumiu a missão de peregrinar pelo sertão mais bravio. Missão a que se consagraria por quase um quarto de século, entregando-se à penitência, encabeçando mutirões para a realização de boas obras e pregando a palavra divina. Não consta que ele profetizasse, a não ser pela espessa bruma de lendas que se condensou em torno desses eventos e, sobretudo, de sua pessoa. Justo ele, em nada usurpador das prerrogativas de sacerdote, cioso da liturgia a ponto de admoestar os fiéis ajoelhados a seus pés, dizendo: “Levante-se, que Deus é outra pessoa”.
(Walnice Nogueira Galvão, Mitos sobre o beato de Canudos In http://www.
revistadehistoria.com.br/secao/capa/mitos-sobre-o-beato-de-canudos)
A partir do trecho, é correto considerar Canudos um movimento
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1314589 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Leia a crônica de Luis Fernando Verissimo para responder à questão.
A bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5, sem tento oficial, de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!” Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando não gostam do presente ou não querem magoar o velho.
Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
– Como é que liga?
– Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
– Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
– Não precisa manual de instrução.
– O que é que ela faz?
– Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
– O quê?
– Controla, chuta...
– Ah, então é uma bola.
– Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
– Você pensou que fosse o quê?
– Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico na tela, ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente.
O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina. O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
– Filho, olha.
O garoto disse “Legal”, mas não desviou os olhos da tela.
O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada.
Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.
Considerando a regência verbal, assinale a alternativa que apresenta a frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313702 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
No caso da indústria de sacaria para o café, as investidas de setores como a lavoura – particularmente a cafeeira –, o comércio importador e o próprio comissariado, entre outros, levou à identificação do ramo como atividade “artificial”. Era tendo em vista esse contexto de luta entre diversos setores sociais que se formulavam as estratégias, implementadas na trajetória das disputas, excluindo-se, assim, a ideia de um projeto consistente, organizado e acabado.
Inegavelmente, tal debate foi responsável por um enfrentamento entre a lavoura e a indústria de sacaria, embora isto não deva – nem possa – ser interpretado como uma incompatibilidade entre as duas atividades.
[Maria Izilda Santos de Matos, Trama e poder; a trajetória e polêmica
em torno das indústrias de sacaria para o café (São Paulo, 1888-1934)]
Não se pode apontar para a incompatibilidade entre as duas atividades citadas porque
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1309762 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
No final do seu título I, a Constituição de 1791 declara: “Serão estabelecidas festas nacionais para conservar a recordação da Revolução Francesa”.
Mas cedo aparece a manipulação da memória. Depois do 9 de Termidor se é sensível aos massacres e às exceções do Terror, decidindo-se subtrair à memória coletiva “a multiplicidade das vítimas” e “nas festas comemorativas, a censura irá disputá-la com a memória”. É necessário, aliás, escolher. Apenas três jornadas revolucionárias parecem aos termidoreanos dignas de serem comemoradas: o 14 de julho, o 1º Vindimário, dia do ano republicano que não foi manchado por nenhuma gota de sangue e, com mais hesitação, o 10 de agosto, data da queda da monarquia. Em contrapartida, a comemoração do 21 de janeiro, dia da execução de Luís XVI, não terá êxito: é a “comemoração impossível”.
(Jacques le Goff, História e memória)
O excerto permite a conclusão de que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1308944 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
(...) Entre 1900 e 1914 (...) o número de sindicatos na capital paulista aumentou de 7 para 41, e a média anual de greves se multiplicou por três. No Rio de Janeiro, os anarquistas também dão sinal de força. Em 1906, organizam um congresso e, no ano seguinte, criam a Federação Operária, congregando vários sindicatos, e levando o mérito de manterem os jornais operários de mais longa duração (...) e, em 1918, de liderarem na capital republicana uma insurreição da qual participaram trabalhadores e militares.
No entanto, após esse período de expansão, o movimento anarquista entra em declínio.
(Mary del Priori e Renato Venâncio, Uma breve história do Brasil)
É correto afirmar que o declínio apontado esteve relacionado com
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305626 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
A causa revolucionária viveu outro duro revés em 30 de maio [de 1930], quando Luís Carlos Prestes surpreendeu todo o país ao lançar um manifesto em que proclamava seu novo credo político. Segundo o documento, apenas uma revolução radical, agrária e anti-imperialista, apoiada pelas massas trabalhadoras das cidades e dos sertões, seria capaz de libertar o Brasil dos coronéis, dos donos de terra, dos “politiqueiros” e dos banqueiros anglo-americanos, promovendo a “verdadeira independência nacional”, por meio do confisco de latifúndios e do controle de empresas estrangeiras.
“A revolução brasileira não pode ser feita com o programa anódino da Aliança Liberal”, dizia Prestes no célebre manifesto (...)
[Lira Neto, Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930)]
O trecho apresenta
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1298328 Ano: 2014
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Provas:
Exatamente como o combinado, às 22 horas, explode a insurreição a bordo do Minas Gerais. João Cândido relata com poucas palavras os acontecimentos e a perfeita ordem e disciplina em que se desenvolveu a rebelião: “Cada um assumiu o seu posto e os oficiais de há muito já estavam presos em seus camarotes. Não houve afobação. Cada canhão ficou guarnecido por cinco marujos, com ordem de atirar para matar contra todo aquele que tentasse impedir o levante. Às 22h50, quando cessou a luta no convés, mandei disparar um tiro de canhão, sinal combinado para chamar à fala os navios comprometidos”.
(Mário Maestri Filho, 1910: a Revolta dos Marinheiros)
Sobre o evento apresentado, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O Projeto de Lei ________________ , para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato do prefeito subsequente, será encaminhado à Câmara Municipal até o dia 1º de junho do primeiro ano de mandato e devolvido para sanção até o dia 1º de agosto do mesmo ano.
Nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araras, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
715971 Ano: 2014
Disciplina: Informática
Banca: VUNESP
Orgão: Câm. Araras-SP
Quando um usuário do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, já tem uma janela do Windows Explorer aberta e quer abrir uma nova janela do Windows Explorer, ele pode, para executar essa ação, segurar a tecla __________ e clicar no ícone do Windows Explorer que está na barra de tarefas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas